quinta-feira, abril 18 2024

Quando um artesão pretendia alcançar a condição de mestre em sua corporação de ofício ele deveria produzir uma primeira obra que aspirasse a perfeição – a obra-prima. E é exatamente uma obra-prima que é Treme, série da HBO americana dos mesmos criadores de The Wire. Ambientada meses após o furacão que atingiu o estado norte-americano da Louisianna em 2005, o drama tem como protagonista a icônica e devastada cidade de New Orleans. O drama vai além de uma mera retratação fática das consequências do Katrina como vimos em notícias, filmes e documentários. A série mostra como a alma boêmia da lúdica cidade foi profundamente abalada. A música, aliás, tem papel fundamental na trama, pois é através dela que a vida começa a ser ali reconstruída – aos poucos resgatando grande parte da magia que fora perdida.

E por mais que você não seja um grande fã de jazz, das big bands e das memoráveis performances de “show men”, é impossível não admirar o fascínio que a música desperta naquelas pessoas, afinal muitas delas vivem dela e por ela. Em sua 1ª temporada, a série conseguiu fazer com que nos importássemos com o destino de seus ricos personagens (algo que muitas produções com várias temporadas sequer chegam perto). Treme (pronuncia-se “tre’mei”) é potente em seu objetivo e eficaz na execução, mergulhando profundamente no coração de New Orleans como nenhuma produção jamais fez até hoje. E com apenas um episódio exibido em 2010, a série garantiu a produção da 2ª temporada, que estreia no próximo domingo 24/04 na HBO americana e apenas duas semanas depois, dia 07/05, na filial brasileira. Esta, claro, não é uma série fácil (como de costume na HBO), mas que se tornou indispensável. Veja o trailer:

2 comments

  1. Essa série é maravilhosa. Ela me ganhou na primeira cena. A primeira second line depois do Katrina é memorável. Indispensável mesmo.

  2. Na minha opinão Treme é uma das melhores series que eu já vi. Nela encontro um excelente historia A música, aliás, tem papel fundamental na trama, pois é através dela que a vida começa a ser ali reconstruída – aos poucos resgatando grande parte da magia que fora perdida.

Deixe um comentário