quinta-feira, março 28 2024

O ator e criador de The Office, Extras The Ricky Gervais Show estampa a capa da edição de Setembro/Outubro revista The Humanist em pose religiosa com o dizer “Ateu” cravado em seu peito. Convicto de sua “crença”, o comediante não se atormentou com a óbvia má repercussão da capa declarando: “Você tem o direito de se sentir ofendido e eu tenho o direito de te ofender”. Sobre ser ateu, ele confessou à publicação que até os 9 anos de idade “considerava Jesus mais que um popstar, mais que um jogador de futebol famoso”, mas depois passou a parar de procurar a razão de sua existência, apenas queria se preocupar com as razões de viver. A revista ainda traz detalhes de sua nova série, Life’s Too Short, da BBC Two (veja o trailer).

Perguntado por Piers Morgan no Piers Morgan Tonight da CNN se ele acha que ofendeu a “América” cristã fazendo graça com a religião alheia na revista, ele respondeu: “Claro que não! Quando alguém agradece a Deus, eu não me sinto ofendido! Por que então alguém se sentira ofendido por que eu digo que não acredito em Deus?”. Gervais ainda disse que não é porque ele é ateu que não crê em paz, amor ao próximo e na beleza da natureza, “eu apenas acredito que a Terra foi criada em 4,5 bilhões de anos e não desenhada em 6 dias. Meu amor é pela ciência e pela natureza”.  Polêmico, controverso, mas sempre divertido, autêntico e sagaz. Esse é Ricky Gervais!

Alguém realmente ficou ofendido com isso?

28 comments

  1. Sei lá, não ofendido. Ele é o que é. É autêntico. Só a pose que foi escrota. Ah, a coroa tbm é escrota. Aliás, a referência TODA foi escrota.

  2. A ofensa foi o modo como ele revelou ser ateu. No AT, ateus são fuminados. E nem por isso cristão estampa capa com cinzas de um lado e fogo descendo do céu de outro. Ele tem todo o direito de não acreditar, mas não pode fazer graça da crença dos outros. Enfim, a genialidade dele não o dá esse direito. E antes que apreça ateu/cristão fanático, vamo ser educado e resumir os comentários à capa. Pelo o que eu vejo por aí, a galera sái logo falando de pastor, dinheiro, homossexual e etc. Fé tá acima de igreja. ;) Ah, parabéns pelo site!

  3. Nossa, falou tudo na entrevista. Recomendo, para a galera que tem se sente ofendida, parar pra pensar no que faz mais sentido e comparar com o que lhe foi ensinado. Vale a pena questionar e chegar as próprias opiniões, acredite. Se for para dividir essa história em partes, já estive nas duas e hoje em dia sou uma pessoa mais sensata. Já que aqui todos gostamos de séries, assistam Cosmos, do Carl Sagan, são 13 episódios de 1 hora. O mais interessante é que o documentário é muito respeitoso com todas as linhas de pensamentos relatadas e deixa as conclusões para nós mesmos. “Uma viagem pessoal”.

  4. Nossa, ele é polemico, ele é ateu, ele samba na cara da sociedade. Senta lá Rickão

    “Alguém realmente ficou ofendido com isso?”
    pois é, acho que nem o próprio Jesus, que deve achar meio piada velha esse tipo de coisa.

  5. Ficou ofendido? DANE-SE! Ele PODE fazer graça com a fé de quem ele quiser e você não pode fazer NADA a respeito a não ser protestar e xingar muito no Twitter!

  6. Ofendido ?! Eu me tornei mais fã ainda dele após essa foto. Concordo com ele quando diz que da mesma forma que não se sente ofendido por alguém acreditar, também não podem ficar ofendidos por quem não acredita =)

  7. Ele não revelou ser Ateu com essa capa, sempre foi público. Um comediante que não pode “fazer graça” da crença dos outros, logo não pode ser comediante. Alguém acredita em uma mitologia qualquer, Odin/Poseidon, sei la, pode fazer graça a vontade, pois se alguém tem realmente essa crença não pode ficar ofendido, só pode ser um louco né? Com Jeová e JC não podem, haha. Um ateu crucificado numa capa de revista é uma ofensa? A capa é genial, chama muito a atenção para o que acontece em muitas igrejas por aí, Ateu é taxado de criminoso, bandido, etc. Pode fazer graça sim! E quem quiser se sentir ofendido, têm o direito, fiquem a vontade! hehe

  8. Sim, mas o artigo não fala em nenhum momento que essa foi a revelação dele.

  9. Bruno Carvalho :
    Sim, mas o artigo não fala em nenhum momento que essa foi a revelação dele.

    Claro, isso foi para o comentário nº 2 “A ofensa foi o modo como ele revelou ser ateu.” Certo?

  10. desnecessario! essa é a palavra, porque a cia de comédia Os Melhores do Mundo tem uma peça que fala sobre TODAS AS RELIGIÕES (o nome da peça é Misticismo) é engraçada uma das melhores peças deles e eles não apelam pra uma blasfemia dessas!… Não tenho religião mas sou crente em deus e me sinto machucada quando vejo uma coisa dessa! uma grande ofensa!

  11. Lógico que não há motivos para ficar ofendido com isso. Sou ateu e me sinto ofendido quando o Datena fala que todos os crimes, barbáries e afins, são por “falta de Deus no coração”. Ai sim! Eu não tenho Deus no coração, e NUNCA machuquei ninguém, nem pensei em matar, não sou perfeito, lógico, e to longe disso, mas não quer dizer que eu não saiba a diferença entre certo e errado como ele diz. Isso sim é ofensivo.

  12. O povo precisa tratar religião e crenças como qualquer outra coisa que possa divergir de opiniões. Sou vegetariano, quando me perguntam o por quê disso, falo em poucas palavras e todos entendem. Agora quando se fala que é ateu, as pessoas fazem até cara feia. Se eu ligo a TV e tem gente orando, não fico ofendido, apenas troco de canal… você que se esquentou com isso, compre outra revista. Todos são ateus com o deuses dos outros. Pensem nisso e sejam mais tolerantes, por favor.

  13. palmas pra ele! alias, Ateismo não é “crença” NEM com aspas

  14. ele avacalha apenas com Jesus, se tu diz não ter religião então por que do comentário dando a entender que Jesus = Deus que isso é na base de algumas religiões. Se tu fosse Judéia estaria mais tranqüila?

  15. Outro dia, o também polêmico comediante Rafinha Bastos fez uma foto semelhante pra revista Rolling Stone.

  16. É isso que eu acho estranho nos ateus. Eles se acham no direito de ofender os cristãos (como diz a citação do Ricky na capa da revista), mas quando cristãos ofendem os ateus, eles ameaçam com processos na justiça (como a ATEA fez com o Datena, porque ele desceu a lenha neles durante o “Brasil Urgente” alguns meses atrás).

  17. E eu acho estranho mesmo é “cristão” ofender ateu, então, qual seria a finalidade mesmo da religião, pregada por ela mesma?! Deve ser a hipocrisia mesmo hahaha.

    Ofender outros grupos diferentes faz parte do cristianismo né? Ah então ta explicado…

    Fica engraçado (ou não) o fato de grupos religiosos precisarem ofender ateus, isso já mostra a preocupação maior sempre em manter e aumentar a fiel “clientela” por parte desses padres e pastores da vida, e não de espalhar a tão pregada “paz, bondade, fé e amor do único, absoluto e verdadeiro deus”!

    Usar (ou fazer referência) daquela imagem cristã de muito mal gosto por sinal (Homem semi-nu, violentado, torturado, sangrando, pregado…) esse símbolo “sagrado” desse zumbi na cruz é uma ofensa como? É mais ofensivo do que ele próprio???

    Falar absurdos e mentiras sobre o comportamento moral de um grupo inteiro, que de comum só o fato de não acreditar nessa entidade “superior”, é uma grande ofensa e preconceito, merece sim processos na justiça!

    O Datena defeca pela boca! Se alguém acha o que o Gervais fala, pior do que o Datena babaca, vão lá, processem ele! Ele deve ter um monte de processos tmb… hehe

  18. Camila :
    Guilherme, Jesus e Deus são a mesma coisa, divinissima trindade!

    “Divinissima trindade” Isso porque ela diz não ter religião! hahahaha

  19. Cara,eu sou evangélico,eu achei inapropriado,ele nao ia gostar se um arabe fosse pra uma capa de revista vestido com uma bandeira dos EUA. MAS OLHA,ofendido eu nao estou! se ele tiver errado(Deus existir) ele q vai arcar com as consequencias,nao eu! PROBLEMA É TODO DELE!

  20. nossa, claro que as pessoas vão se sentir ofendidas Bruno. Vc tem um site sobre séries faz anos, e já deveria saber que mesmo sendo FICÇÃO as pessoas se ofendem quando falam mal daquilo que elas gostam =

  21. Ninguém ofende ninguém. As pessoas que SE ofendem. Pensem nisso!

  22. Por que religiões! Se Deus é um só.

    Tenho certeza, a maioria das pessoas que acreditam na Bíblia Sagrada não tem conhecimento do numero de pessoas na face da terra que não acreditam em tal livro. Para esclarecimento mostro os números aproximados.
    Cristianismo, 2.1 bilhões, acredita no novo e no velho testamento. São aproximadamente 33% da humanidade.
    Judaísmo, 14 milhões, os quais acreditam somente no velho testamento. São aproximadamente 0,22% da humanidade.
    O numero de adeptos seguidores da Bíblia Sagrada não chega nem a 35% do total de seres humanos no nosso planeta. Se os seguidores da Bíblia dizem estarem certos na sua convicção religiosa, como fica a situação dos 65% por cento que não acreditam nela. Não podemos simplesmente dizer que estão enganados, não são meia dúzia de pessoas, são na verdade alguns bilhões. Quando digo que a maioria dos seguidores da Bíblia não sabe sobre estes números, porque os mesmos seguem simplesmente por que foram orientados a seguir sem ao menos terem o trabalho de pesquisar ou questionar algumas coisas sem muita coerência.
    Seguir alguma religião não e só falar amem a quem ensina, nós temos a obrigação movida pela nossa inteligência em questionar os pontos obscuros, pois questionar não quer dizer blasfemar, se a um Deus, ele quer e exige que usemos nossa inteligência para não sermos manipulados por terceiros, esta é a lei da vida, também a lei do bom senso e da coerência, somente usando estes cuidados poderemos nos livrar dos falsos profetas, os quais foram sabiamente mencionados por Jesus em suas parábolas.
    Ser religioso não é só freqüentar templos e pagar dizimo, ser religioso e ser coerente consigo mesmo, ter amor ao próximo em toda sua plenitude, ser honesto, trabalhador e também se esforçar para tirar da mente os defeitos incorrigíveis que há em todos nós seres humanos, defeitos estes que são individualismo, egoísmo, egocentrismo e muitos outros tipos de falhas que nos levam a provocar uma serie de discórdia entre nós e nossos semelhantes. Corrigir nossos defeitos seria na verdade a melhor religião, este procedimento teria um sentido pratico sem fantasias, fantasias estas que só nos levam a erros e enganos.

    Paulo Luiz Mendonça.

  23. Bíblia Sagrada, será mesmo a palavra de Deus.

    Sei que a maioria das pessoas religiosas, as quais lêem a Bíblia, nunca pararam para analisar o seu conteúdo, também atentando para o fato dela ter sido escrita por quarenta autores em um período de 1.600 anos.
    Em primeiro lugar, observem são 40 autores, como saber se todos foram expirados por Deus. Acho isso impossível de alguém afirmar que sim, e não é só 40 autores, mas o tempo de 1600 anos aumenta mais a dúvida, pois é um período muito extenso para que nós possamos dar credibilidade total a estes escritos. Para reforçar mais a descrença, temos que saber, naquele tempo não havia nenhum meio de comunicação entre os povos. Outro ponto importante nós temos nos dias de hoje e sempre tivemos escritores contando suas historias de ficção, então porque devemos confiar que todos os escritores da Bíblia eram expirados por Deus e não uns contadores de historias fictícias. Pela quantidade de escritores e pela quantidade de anos para serem escritos é impossível acreditar que a Bíblia seja a pura verdade.
    Sei que as pessoas que aprenderam a acreditar jamais irão procurar observar estes fatos, pois elas temem o castigo de Deus.
    meu propósito de escrever este texto e para esclarecer as pessoas de mentes abertas e interessadas em julgar a veracidade deste livro que se convencionou chamar de Sagrado.
    Nota. No livro de Josué, diz Josué parou o sol para que o dia se prolongasse, ora isso é uma frase de quem não sabia o que estava escrevendo, pois para impedir que a noite viesse era preciso parar a rotação da terra e não parar o sol , pois o astro rei esta sempre parado o movimenta e somente da terra tanto de translação com de rotação. Para esclarecimentos sobre a Bíblia leia na internet, Robert Green Ingersol, um pensador americano do século 19. Leiam com atenção e tirarão todas as dúvidas.

    Paulo Luiz Mendonça.

  24. Fazendo perguntas, a quem quiser responder.

    Pergunta. O que leva as pessoas a acreditarem na Bíblia sagrada com tanta convicção?
    R.
    Pergunta, sem a Bíblia seria impossível a humanidade ter o progresso que teve até hoje?
    R.
    Pergunta, se toda a humanidade bitolasse somente na Bíblia para adquirir conhecimentos, teríamos tido o mesmo progresso?
    R.
    Pergunta, as pessoas que acreditam na Bíblia tem de fato um conhecimento profundo da historia da humanidade no que tange religiões?
    R.
    Pergunta, Os adeptos da Bíblia sabem que são 40 autores que a escreveram em um período de 1.600 anos?
    R.
    Pergunta. Com tantos autores e um período tão extenso, não seria possível ter entre eles alguns falsos profetas?
    R.
    Pergunta, em um período de 1.600 anos sem nenhum meio de comunicação como foi possível fiscalizar ou comprovar que os escritos eram autênticos?
    R.
    Pergunta, Os adeptos da Bíblia sabem que naquele tempo a maioria das pessoas eram analfabetas e com poucos conhecimentos?
    R.
    Pergunta, Existe algum religioso que após ler toda a Bíblia virou ateu ou agnóstico?
    R
    Pergunta, Existe algum ateu ou agnóstico, os quais lendo a Bíblia se converteram em religiosos?
    R.
    Pergunta. Os adeptos da Bíblia sabem que 65% da humanidade não acreditam em tal livro?
    R.
    Pergunta, Os adeptos da Bíblia sabem que não é democrático criticar 65% que não acreditam, pois na democracia a maioria deve prevalecer?
    R.
    Pergunta, os partidários da Bíblia quanto ao criacionismo, já estudaram com profundidade o evolucionismo para tirarem suas dúvidas, ou são proibidos de fazê-lo?
    R.
    Pergunta, há algum cristão que tem convicção que segue a risca os preceitos de Cristo?
    R
    Pergunta, há algum cristão que acha fácil seguir os preceitos do mestre?
    R.
    Pergunta, há algum religioso que sabe que é melhor não seguir nenhuma religião do que segui-la com falsidade?
    R.
    Pergunta, há algum religioso que descobriu Deus sozinho, sem a ajuda no inicio dos seus pais e depois dos teólogos?
    R.
    Pergunta, os cristãos sabem que se eles tivessem nascido em pais islâmico eles seriam adeptos de Maomé?
    R.
    Pergunta, os religiosos sabem que seguir uma ou outra religião quando crianças depende do país onde nascemos, e não da nossa escolha?
    R.
    Pergunta, os religiosos sabem que quando nascemos nossos pais nos rotulam com a religião que eles professam?
    R.
    Pergunta, os religiosos sabem que no passado houve vários deuses, os quais foram transformados até em piadas para os seguidores de um Deus mais recente?
    R.
    Minha resposta, todos nós temos o direito de seguir o caminho que quisermos, mas devemos nunca se esquecer de observar o caminho com muita atenção para não sermos ludibriados e levados ao fanatismo, porque o fanatismo é o bloqueio da nossa inteligência, pois o fanático não tem mais vontade própria ele e guiado por terceiros que os manipulam a seu bel prazer.

    Paulo Luiz Mendonça.

Deixe um comentário