quinta-feira, abril 18 2024

Para muitos ela é só a ‘melhor série mais chata da tv’. Para outros tantos, um estudo de época que retrata, através de uma agência de publicidade, alguns dos pilares da sociedade ocidental como conhecemos hoje. Seja lá qual for a sua opinião sobre Mad Men, fato é que a premiadíssima série do canal AMC volta com sua 5ª temporada em março de 2012 (nos EUA), conforme revelou Matthew Weiner em entrevista à New York Magazine antes de ver sua cria faturar o tetra campeonato da principal categoria do Emmy. Assim, se por um lado a premiação que infla o já invejável currículo da série não confere a ela o status de ser efetivamente a melhor série no ar (Breaking Bad tem esse posto na minha opinião), por outro corrobora o merecido reconhecimento que ela alcançou com a crítica.

Conseguindo transcender a simples nostalgia de um período histórico já tão glamourizado pelo cinema, Mad Men torna-se relevante mesmo sem ter ação premente, grandes reviravoltas temáticas ou ganchos enlouquecedores, como ocorre em tantas outras séries. Nisso, é curioso notar que mesmo quando surge irregular (a 4ª temporada é um exemplo), ela nunca abre mão da qualidade de seus textos ou da contextualização histórica. E esta, por sua vez, amparada por atuações sempre corretas e uma produção impecável, refletem pelos conflitos pessoais e profissionais de um Don Draper (Jon Hamm) ou de uma Peggy Olson (Elisabeth Moss), um recorte das revoluções políticas e sociais que ecoam até hoje no modo em que vivemos, consumimos e nos relacionamos. E se esse conjunto de qualidades não faz de Mad Men uma grande série, então não sei o que faz. E você?

9 comments

  1. Eu adoro Mad Men, mas NÃO é a melhor série no ar. Os consecutivos Emmys ganhos já passaram do limite do exagero e virou injustiça com outras séries.
    Ainda mais nesse ano, que séries como Boardwalk Empire e Game Of Thrones (entre outras boas, claro) estavam concorrendo. Acho que rola muito ass kissing pra Mad Man ganhar sempre.

  2. Em um século em que os jovens (supostamente) acham que comerão os velhos, “Mad Men” é um sopro de esperança criativa na única série de TV verdadeiramente adulta da atualidade. Que venha o PENTA!

  3. Li hoje um post do Rubens Edwald Filho em que ele dizia: “Sempre desconfio da avaliação contemporânea de uma obra de arte. Quando ela é muito especial, inovadora, em geral é mal compreendida.”
    Estou com ele. Quem fala mal de Mad Men hoje, vai estar lamentando do futuro, ao lado dos haters de Lost, por exemplo.

  4. Concordo com os 2 amigos acima, mad men é sensacional, onde voce diz que nao tem reviravolta? pelo fato de dizer isso, o proprio autor do texto nem assistiu a série, concordo que faltou genialidade na quarta temporada, mas sobra em coerencia, e eles mostram o jeito de fazer uma série de alta qualidade, que igualou o numero de Emmy’s de The West Wing, que é tao pouco valorizada no brasil também, mesmo sendo ótima.

  5. Mad Men é simplismente incrivel, nenhuma outra série tem a qualidade que ela tem.
    Não tem apelo comercial nenhum.. é de sentar e se admirar pelo trabalho.

  6. Como um jovem publicitário, Mad Men se torna mais que um recorte da decada de 60 e toda uma base para o que vemos hoje o universo publicitario, mas tb uma inspiração no que se refere a BOM TRABALHO! Simplesmente incrível!

  7. Simplesmente AMO essa série. É uma verdadeira obra de arte, é diferente de todas as séries que já assisti. São personagens únicos, complexos e fascinantes. O enredo é fantástico e sem obviedades. Espero ansiosamente a 5ª temporada.

  8. Até entendo q Mad Men tenho ganho 1 Emmy, mas, 4 ñ dá. De longe Boardwalk Empire, Game Of Thrones, Breaking Bad e pq ñ Walking Dead? (assisto todas) São melhores. Acho um certo exagero, tem coisa aí. Concordo com que diz que: “…ela é só a ‘melhor série mais chata da tv”

Deixe um comentário