quinta-feira, abril 25 2024

Por Davi Garcia

Herói ou ameaça? É essa inevitável pergunta que Homeland, novo drama do canal a cabo americano Showtime, levanta ao final de seu belo episódio Piloto. Nele, conhecemos o sargento Nicholas Brody (Damian Lewis de Band of Brothers e Life), um fuzileiro tido como morto após ter sido capturado no Iraque em 2003, mas que ao voltar para casa ao ser resgatado no Afeganistão 8 anos depois, levanta sérias suspeitas da agente da CIA Carrie Mathison (Claire Danes), uma mulher com transtorno bipolar e que, após ser afastada do campo, convive com a desconfiança de colegas e superiores da agência. Mathison acredita que a circunstância e o momento da reaparição de Brody aliado ao comportamento errático deste, indicam que ele na verdade esteja trabalhando para a Al Qaeda e represente uma grande ameaça à segurança do país.

Absolutamente centrado nos personagens e em todos os seus dilemas, segredos e contradições, Homeland mostra, em seu cartão de visitas, potencial para ser não só a melhor estreia do fall season (o que, convenhamos, não tá tão difícil assim), mas sobretudo para constituir-se como um thriller psicológico de primeira no nível de The Killing. Reunindo parte da equipe da série 24 (sim, a do Jack Bauer) através do produtor Howard Gordon e do compositor Sean Callery, Homeland (veja um sneak peek aqui) não nega sua agenda política e muito menos a intenção de explorar o medo do terrorismo, aliado à obsessão dos americanos com o tema pós 11 de Setembro, como seu principal chamariz. A diferença para a série estrelada por Kiefer Sutherland? Sai a figura do agente infalível e de ação para dar lugar a uma mais cerebral; e a da ameaça externa para uma interna (e teoricamente insuspeita aos olhos da maioria, pelo menos) que pode render algo mais surpreendente.

Homeland estreou no Showtime no dia 2/10 e não tem previsão de estreia no Brasil.

23 comments

  1. vcs são obrigados a começar os posts com perguntas? pq né…

  2. Melhor série nova do ano… talvez! A única série nova da fall que vou acompanhar, julgando pelo piloto.

    O elenco dessa série é muito bom. Claire Danes é fantástica!

  3. Claire Danes delicinha, mas ainda não vi a série. Deu vontade de assistir My so called life…

  4. É bom, mas não é perfeito. Talvez tenha subido na cabeça das pessoas por ser uma das poucas estreias decentes. Os atores são bons, principalmente o ambíguo Damian Lewis, mas as reviravoltas são previsíveis e algumas cenas não funcionam, como o rápido início e a superficial descoberta das pílulas por um dos trabalhadores. Devo conferir o resto, porém ainda não estou convencido.

  5. Gostei Muito Do Piloto , e ja esperava muito peloque vi nos promos . obs unica serie do showtime que gosto … ja assisti uma temp de cada serie do canal , mas nehuma me agradou , nem dexter .

  6. Mais uma das tantas séries do Showtime que eu acompanho. Não curti muito a premissa por não gostar dessa paranoia americana de terrorismo, bla bla bla, discurso de nacionalismo e vitimização bla bla invasão, bla bla, exército, bla bla. Fui ver por ser fã da Claire Danes, e acho que ela tá fazendo um bom trabalho. E aquele final do pilot que joga na sua cara “Ficou curioso? Então vai ter que acompanhar” hahaha.

  7. Amei! Concordo com você Davi: é a melhor estréia dessa fall season! O pilot me lembrou “The Manchurian Candidate” com Denzel Washington. Aguardo os próximos posts. :**

  8. Terra Nova decepcionante. Efeitos fracos, história tosca e atuações que mais parecem de comédia. Carões e olhares a todo instante. Achei bem fraca. Ringer e Amercian Horror são as que eu curti.
    Abraço !

Deixe um comentário