quinta-feira, abril 18 2024

Por Davi Garcia

Seis episódios e até logo. A temporada de estreia de The Walking Dead veio, bombou na audiência da tv a cabo americana, causou burburinho entre os fãs de séries e do gênero zumbis, claro, mas não escapou da controvérsia. Para uns, o hype foi exagerado, para outros (e me incluo nesse time) uma das melhores e mais ousadas novas produções da tv. Fato é que ainda que tenha tomado um rumo diferente do material de origem, a adaptação então comandada por Frank Darabont (À Espera de Um Milagre) provou ser consistente com uma narrativa que sabiamente abriu mão da ação ininterrupta, para focar-se mais no comportamento e nas relações que se desenvolviam entre os sobreviventes de um evento que devastou a humanidade. Corajosa, a série jamais amenizou a violência inerente da luta diária que se estabelece entre não infectados e zumbis, mas tampouco fez do grafismo de corpos em decomposição ou cabeças explodindo seu carro chefe. Dessa forma, em escala muito mais relevante, o que sempre esteve no centro da história foi a discussão do que fazer ou como agir quando uma situação absolutamente inesperada muda tudo o que conhecemos.

No universo de The Walking Dead os governos ruíram, as leis formais já não servem para mais nada e o único imperativo gira em torno das certezas (ou falta delas) que cada um carrega na hora de definir limites entre o que seria moralmente certo e errado a se fazer num mundo radicalmente novo e, sobretudo, mortal. Considerando esse cenário, o que a série buscou e mostrou em sua 1ª temporada, muito mais do que o começo da angustiante jornada de Rick, Glen, Shane, Lori, Andrea, Daryl e cia, foi evidenciar como o homem reage quando o mundo até então existente se dissolve e a decisão de seguir em frente tentando sobreviver ou desistir de tudo se faz urgente.

Quando “TS-19“, sexto e último episódio da 1ª temporada termina, a sensação de que não há esperanças de um amanhã menos catastrófico é evidente. De certo modo aliás, o encerramento do ano de estreia da série trazia um tom sombrio bem forte com sobreviventes sucumbindo à pressão por um lado enquanto outros partiam numa fuga para lugar nenhum. Assim, o que para algumas pessoas significou um desfecho apático de uma produção tão badalada, para outros foi só mais uma prova incoteste da ousadia de seus realizadores, que abrindo mão de ganchos chocantes, comprovam: com um tema tão apocalíptico quanto esse, o buraco em The Walking Dead é realmente bem mais embaixo.

Nesse contexto, a estreia da 2ª temporada da série vem cercada de expectativas, já que estabelecido o conflito, quais serão os próximos passos do grupo liderado por Ricky? Buscar um novo refúgio? Tentar descobrir se há algum mecanismo capaz de impedir a disseminação do vírus? Ou simplesmente viver o dia a dia tentando sobreviver ao caos em meio à muita luta, sangue e vísceras como esse sneak peek sugere?

A 2ª temporada de The Walking Dead estreia neste domingo, 16 de outubro no canal a cabo americano AMC e chega ao Brasil apenas dois dias depois (18/10, portanto) pela Fox às 22h. Animados?

16 comments

  1. Me desanima profundamente saber que não se livraram de todos os personagens do acampamento quando tiveram a oportunidade. A graça da série, pra mim, estava na descoberta de um novo mundo por parte do protagonista. Com apenas seis episódios conseguiram lotar de personagens insuportáveis e suas historinhas piegas.

    No fim da sexta temporada, num episódio super cafona, estava pouco me lixando pros personagens. Devo supor que isso seja resultado das brigas/demissões/discussões entre os roteiristas por conta do andamento e caminhos do roteiro. Uma pena…

  2. Considerando as chamadas da Fox, deve passar legendado sim. Pelo menos é o que espero.

  3. Eu ia perguntar do dublado ou legendado, mas vc já respondeu. Então, mesmo considerando que a primeira foi dublada? E nas chamadas, não há fala alguma, percebeu? Nem dublada, nem legendada… Acho que existe chance de passarem dubladão mesmo…

  4. No site da Fox tem esse vídeo com um trailer de 4:30 legendado. Se a primeira exibição for dublada será uma surpresa bem desagradável para muita gente, penso eu.

  5. Alguém sabe se o plot do Governor dos quadrinhos vai ser aproveitado nessa temporada?

  6. É boa, mas não merece tantos elogios. Quando os zumbis somem, tudo fica chato. Colocaram essa série em um pedestal e esqueceram de tirar.

  7. Ja sabe qntos episodios tera a 2º temporada? Espero que mais de 6 neh..

  8. não, PH. o Kirkman disse que o Governor só aparecerá lá pela terceira temporada; o foco da segunda será a fazenda Hershel.

    mas vamos ver a Michonne ainda nesta temporada!

  9. To torcendo por essa temporada, vou confessar que a primeira nao foi muito emocionante pra min, nao to dizendo q foi ruim mas pra vcs terem uma ideia comecei assistindo por um tempo e depois de uns 4 ou 5 meses semanas atras eu baixei o ultimo episodio da temporada pra assistir, porque nao tinha nda melhor pra eu ver! GOSTEI DA SERIE e depois de ver o final me motivei a ler a HQ e digo pra vcs SENSACIONAL a hq e incrivel leiam vcs vao se lembrar da epoca q assistiam lost ou a tensao q sente qndo ver breaking bad!!! no mais otimo blog continue com os comentarios!!!

  10. lendo os comentarios um fato da serie nao ter tido tanto sucesso assim, pra mim se deve ao fato dos personagens nao serem tao carismaticos correção os atores q nao sao carismaticos na minha opiniao tirando os atores q interpretam rick eo dale, o resto nao se salva e eu to torcendo q na segunda isso de fato mude!!!

  11. JM :
    não, PH. o Kirkman disse que o Governor só aparecerá lá pela terceira temporada; o foco da segunda será a fazenda Hershel.
    mas vamos ver a Michonne ainda nesta temporada!

    Valeu JM! Michonne rules, espero que façam uma caracterização bem foda.

  12. Passará legendado nas estreias, com reprises dubladas, segundo a assessoria.

Deixe um comentário