sexta-feira, março 29 2024

Por Davi Garcia

E se os contos de fadas que conhecemos não tivessem os finais felizes que os livros contam? Brincando com este conceito, a dupla Edward Kitsis e Adam Horowitz (ex-roteiristas de vários episódios de LOST) criou Once Upon a Time (veja o trailer), nova série da ABC que estreia lá fora neste domingo, 23/10, e que narra a história de Emma Swan (Jennifer Morrison, a Cameron de House), uma jovem que ao conhecer o filho que deu para adoção 10 anos atrás, descobre-se envolvida num curioso mistério indicando que nem tudo é o que parece na bucólica cidadezinha de Storybrooke. O local, como nos revela o Piloto da série, concentra os mais diversos e famosos personagens das fábulas que, após um feitiço lançado pela rainha má da história da Branca de Neve, vivem ali presos no tempo sem terem noção de suas reais identidades.

Dando um enfoque igualmente contemporâneo e fantástico ao misturar vários contos de fadas numa história só – além da Branca de Neve e seu Príncipe Encantado, Chapeuzinho Vermelho, Gepeto, Grilo falante e até o ‘vilão’ Rumpelstichen (personagem criado pelos irmãos Grimm que aparece em Shrek 4) dão as caras -, Once Upon a Time seria o tipo de produção perfeita para se odiar logo de cara. Contudo, ainda que incomode com alguma coisa aqui e ali, o primeiro episódio da série faz uma introdução tão simpática da trama e de seus personagens, que fica quase impossível malhar essa nova empreitada da ABC que ainda não tem previsão de estreia no Brasil no dia 2/4/12 pelo Sony, mas cujo Piloto já pode ser conferido na íntegra (sem opção de legendas) no IMDB.

No geral, Once Upon a Time tenta fazer na tv, o que filmes como Encatanda, por exemplo, já fizeram no cinema, ou seja, construir um melodrama inocente explorando elementos de fantasia que seja capaz de produzir algo suficientemente divertido e atraente para um público bastante heterogêneo. Se vai dar certo eu não sei, mas confesso que a salada de referências e a edição ágil do episódio Piloto (que passeia entre o presente do mundo ‘real’ e o passado das fábulas com muita desenvoltura) aliada ao carisma dos protagonistas da série, certamente me deixaram curioso para conferir que novas surpresas essa pequena subversão dos contos de fadas pode nos trazer.

Em tempo, duas curiosidades: 1) Kitsis e Horowitz não esqueceram da série que colocou seus nomes em evidência. Sendo assim, se você for um fã atento de LOST, vai perceber três referências bem explícitas (além de uma quarta escondida) à saudosa série ao longo do Piloto de Once Upon a Time. 2) Quem também terá um papel recorrente na série é Giancarlo Esposito, o Gus de Breaking Bad. Seu personagem? O espelho mágico!

26 comments

  1. Essa série me lembrou os quadrinhos “Fábulas” que tem a mesma premissa, por algum motivos personagens de contos de fadas estão no mundo real. Vale conferir.

  2. Quando vi o promo da série falei a mesma coisa. A série melhora da metade pro fim do piloto, mas ainda não é grandes coisas.

  3. Não é uma série das melhores, mas eu gostei da historia, gostei da premissa e do que ela propõe. Portanto já estou ansioso para o episodio 2.

  4. Ah eu vi só duas referencias bem na cara, mais na cara impossível… Será que vou ter que assistir lost tudo de novo? rs… Me conta aí gente, quais foram as outras duas hein?

  5. Eu percebi três referências….a quarta me passou despercebida. Foram elas: o relógio que marca 8:15, óbvio, o nome Damon, que aparece rapidamente quando a mãe biológica acessa o email do garoto, e o abrir de olhos da personagem da Jennifer Morrison, quando esta se encontra na cadeia de Storybrooke.

  6. gostei bastante do piloto, e olha q antes dele eu só falava quao bizarra ia ser a serie, mas agora eu so espero pelo proximo episodio. No entanto fiquei pensando como a trama vai se manter, imaginaria essa historia num filme, mas em uma temporada toda, ou talvez mais de uma, so esperando mesmo para saber o que eles vão fazer.

  7. Ainda nao sei o que pensar sobre esse piloto. Negócio é esperar pra ver os próximos episódios. Ela tem uma premissa bacana, só que tem que saber trabalhar a história agora..

    ps: relógio marcando 8:15, casa 108 da bruxona, olho abrindo e o cisne na chave da pensão?

  8. Bê, passei batido pelo cisne bem como pelo nome Damon que a Maria Clara pescou. Mas, além do relógio marcando 8:15, do 108 da porta e do olho se abrindo, o outro easter egg que eu peguei é o do adesivo da banda fictícia Geronimo Jackson que aparece rapidamente.

  9. Eu só tinha notado os números e o olho sem contar que, apesar de se tratar de duas realidades paralelas ao invés de linhas temporais distintas como parte das temporadas de Lost, o modo como a história de Once Upon a Time será contada aparentemente será o mesmo.

    Amei o piloto e, até o momento, é minha estreia favorita até agora. Não vejo a hora de assistir os próximos episódios o/

  10. Além disso, o sobrenome da Emma… “Swan”.
    Gostei da série. Vou conferir.

  11. Sabia que conhecia a Rainha má. Ela era uma “Other” da Estação Dharma Looking Glass.

  12. Vi a referência de Lost nos números da estação tb qdo o guri desce do busão. Aparecem os números em sequência: 4-32. I 4 faz parte dos números cabalísticos e o 32 eh 23 invertido =P

    No mais, curti mto esse piloto!

  13. Opa, olha só o que temos aqui. Um vidente, minha gente. E dos bons. Já é capaz de prever toda a história da série e, ainda por cima, dá uma lição de vida: uma série só vale a pena se tiver tinta zilhões de temporadas. Minha vida nunca mais será a mesma. :’)

  14. Muito boa a série! Não concordo com o que estão falando sobre ser uma série curta devido à história. Se a audiência permitir acho que eles conseguem fazer durar por um bom tempo. Lost foi assim, se vc pensar na primeira temporada de Lost, não dava pra imaginar que o final seria o que foi…
    Isso é tão imprevisivel! É melhor curtir a série enquanto ela existe… ^^
    E vamos combinar, eles são feras com os easter eggs, tem um monte!

  15. Oi Davi, estou gostando bastante da série. Acompanhei vocês pelo Dude e sinto saudades, pois ficava esperando os cometários seus e da Juliana. Que tal se animarem para comentar essa também?
    Bjs

Deixe um comentário