Os Indicados ao Golden Globe 2012

Por Bruno Carvalho

Hoje pela manhã em Hollywood a Associação da Imprensa Estrangeira divulgou a lista dos indicados ao 69th Annual Golden Globe Awards, a premiação que, embora ser considerada por alguns um termômetro para o Oscar, também dedica parte dos prêmios à categorias televisivas. É sempre bom lembrar que o histórico do Golden Globe não é dos melhores. Por anos a Associação da Imprensa Estrangeira ficou famosa por notoriamente pemitir que seus membros aceitassem “mimos” dos estúdios e produtoras  que acabavam favorecendo determinada obra. Sabe-se de casos em que membros foram convidados para um final de semana em hoteis de luxo de Las Vegas com tudo pago. Hoje em dia as regras endureceram, mas continua sendo permitido o recebimento de “presentinhos” de estúdios, desde que sejam material de divulgação do filme e não possuam valor econômico significativo. Enfim, levando em conta que os votantes dificilmente assistem todas as séries que indicam (salvo raras exceções, como é o caso da jornalista e membro Ana Maria Bahiana que me disse pessoalmente que é fã de séries e acompanha as produções), segue a lista “cometida” pela HFPA:

Melhor Ator Coadjuvante em Série, Minissérie ou Telefilme:

Peter Dinklage (Game of Thrones)
Paul Giamatti (Too Big to Fail)
Guy Pearce (Mildred Pierce)
Tim Robbins (Cinema Verité)
Eric Stonestreet (Modern Family)

Melhor Atriz Coadjuvante em Série, Minissérie ou Telefilme:

Jessica Lange (American Horror Story)
Kelly MacDonald (Boardwalk Empire)
Maggie Smith (Dowton Abbey)
Sofia Vergara (Modern Family)
Evan Rachel Wood (Mildred Pierce)

Melhor Ator em Série Cômica ou Musical

Alec Baldwin (30 Rock)
David Duchovny (Californication)
Johnny Galecki (The Big Bang Theory)
Thomas Jane (Hung)
Matt LeBlanc (Episodes)

Melhor Atriz em Série Cômica ou Musical

Tina Fey (30 Rock)
Amy Poehler (Parks and Recreation)
Laura Dern (Enlightened)
Zooey Deschanel (New Girl)
Laura Linney (The Big C)

Melhor Ator em Série Dramática

Steve Buscemi (Boardwalk Empire)
Bryan Cranston (Breaking Bad)
Kelsey Grammer (Boss)
Jeremy Irons (The Borgias)
Damian Lewis (Homeland)

Melhor Atriz em Série Dramática

Claire Danes (Homeland)
Mireille Enos (The Killing)
Julianna Margulies (The Good Wife)
Madeleine Stowe (Revenge)
Callie Thorne (Necessary Roughness)

Melhor Série Cômica ou Musical

New Girl
Enlightened
Episodes
Glee
Modern Family

Melhor Série Dramática

American Horror Story
Boardwalk Empire
Boss
Game of Thrones
Homeland

De todos os anos cobrindo TV, esta é a lista mais absurda de indicados que já vi brotar em uma premiação. A um, CADÊ COMMUNITY? Já está parecendo algum embargo a ausência desta primorosa comédia nestes awards. Não é preciso ser fã da série para reconhecer os méritos criativos e narrativos da sitcom de Dan Harmon. A dois, a lista em si denota um extremo mal gosto e despreparo dos membros da HFPA no tocante à televisão. Nada, absolutamente NADA justifica a ausência de Breaking Bad da categoria de melhor série do ano (e ela era elegível SIM, basta ver o nome de Bryan Cranston na categoria de Melhor Ator) combinada com a espantosa (no pior sentido) presença de American Horror Story ali. Isso é sério? Não parece. Ela está na lista de melhor série dramática de 2012? Melhor? Onde está Sons of Anarchy, The Good Wife, Fringe?

Na categoria de comédia o estrago foi ainda maior. Dos 5 indicados, apenas Modern Family realmente merece estar ali. Preferiram ignorar Community, Parks and Recreation, Louie (!!!!), 30 Rock, Bored to Death, How I Met Your Mother, How to Make It In America e Nurse Jackie. Ora, qualquer uma dessas no lugar de porcarias como New Girl, Enlightened e Glee (argh) teria sido mais justo. E Glee é a única que continua entrando na cota “ou Musical” para justificar sua presença. Até mesmo os “GleeQuetes” atestam que este não foi o melhor ano. Que venha Smash… Pena também que os membros continuam votando por inércia, pois só isso explicaria os nomes dos astros de 30 Rock ali, comédia que perdeu e muito seu espaço após a mediana 5ª temporada – e sendo que esta mesma temporada concorreu no Golden de 2011, como bem lembrou o colega Paulo Antunes. Nas categorias de atores, sejam protagonistas ou coadjuvantes, onde estão Louis C.K.? Nick Oferman? Aziz Ansari? Rob Lowe, a turma toda de Parks, Community, The Office e até mesmo os demais de Modern Family? É desgastante bater na mesma tecla todo ano.

Fico feliz pelo devido reconhecimento a Homeland, Cranston, Margulies e por Ricky Gervais como apresentador, mas só. Esse ano eles se superaram.

Tags: , , , , , ,

Comente no Facebook