quinta-feira, março 14 2024

Por Bruno Carvalho

Hoje pela manhã em Hollywood a Associação da Imprensa Estrangeira divulgou a lista dos indicados ao 69th Annual Golden Globe Awards, a premiação que, embora ser considerada por alguns um termômetro para o Oscar, também dedica parte dos prêmios à categorias televisivas. É sempre bom lembrar que o histórico do Golden Globe não é dos melhores. Por anos a Associação da Imprensa Estrangeira ficou famosa por notoriamente pemitir que seus membros aceitassem “mimos” dos estúdios e produtoras  que acabavam favorecendo determinada obra. Sabe-se de casos em que membros foram convidados para um final de semana em hoteis de luxo de Las Vegas com tudo pago. Hoje em dia as regras endureceram, mas continua sendo permitido o recebimento de “presentinhos” de estúdios, desde que sejam material de divulgação do filme e não possuam valor econômico significativo. Enfim, levando em conta que os votantes dificilmente assistem todas as séries que indicam (salvo raras exceções, como é o caso da jornalista e membro Ana Maria Bahiana que me disse pessoalmente que é fã de séries e acompanha as produções), segue a lista “cometida” pela HFPA:

Melhor Ator Coadjuvante em Série, Minissérie ou Telefilme:

Peter Dinklage (Game of Thrones)
Paul Giamatti (Too Big to Fail)
Guy Pearce (Mildred Pierce)
Tim Robbins (Cinema Verité)
Eric Stonestreet (Modern Family)

Melhor Atriz Coadjuvante em Série, Minissérie ou Telefilme:

Jessica Lange (American Horror Story)
Kelly MacDonald (Boardwalk Empire)
Maggie Smith (Downton Abbey)
Sofia Vergara (Modern Family)
Evan Rachel Wood (Mildred Pierce)

Melhor Ator em Série Cômica ou Musical

Alec Baldwin (30 Rock)
David Duchovny (Californication)
Johnny Galecki (The Big Bang Theory)
Thomas Jane (Hung)
Matt LeBlanc (Episodes)

Melhor Atriz em Série Cômica ou Musical

Tina Fey (30 Rock)
Amy Poehler (Parks and Recreation)
Laura Dern (Enlightened)
Zooey Deschanel (New Girl)
Laura Linney (The Big C)

Melhor Ator em Série Dramática

Steve Buscemi (Boardwalk Empire)
Bryan Cranston (Breaking Bad)
Kelsey Grammer (Boss)
Jeremy Irons (The Borgias)
Damian Lewis (Homeland)

Melhor Atriz em Série Dramática

Claire Danes (Homeland)
Mireille Enos (The Killing)
Julianna Margulies (The Good Wife)
Madeleine Stowe (Revenge)
Callie Thorne (Necessary Roughness)

Melhor Série Cômica ou Musical

New Girl
Enlightened
Episodes
Glee
Modern Family

Melhor Série Dramática

American Horror Story
Boardwalk Empire
Boss
Game of Thrones
Homeland

De todos os anos cobrindo TV, esta é a lista mais absurda de indicados que já vi brotar em uma premiação. A um, CADÊ COMMUNITY? Já está parecendo algum embargo a ausência desta primorosa comédia nestes awards. Não é preciso ser fã da série para reconhecer os méritos criativos e narrativos da sitcom de Dan Harmon. A dois, a lista em si denota um extremo mal gosto e despreparo dos membros da HFPA no tocante à televisão. Nada, absolutamente NADA justifica a ausência de Breaking Bad da categoria de melhor série do ano (e ela era elegível SIM, basta ver o nome de Bryan Cranston na categoria de Melhor Ator) combinada com a espantosa (no pior sentido) presença de American Horror Story ali. Isso é sério? Não parece. Ela está na lista de melhor série dramática de 2012? Melhor? Onde está Sons of Anarchy, The Good Wife, Fringe?

Na categoria de comédia o estrago foi ainda maior. Dos 5 indicados, apenas Modern Family realmente merece estar ali. Preferiram ignorar Community, Parks and Recreation, Louie (!!!!), 30 Rock, Bored to Death, How I Met Your Mother, How to Make It In America e Nurse Jackie. Ora, qualquer uma dessas no lugar de porcarias como New Girl, Enlightened e Glee (argh) teria sido mais justo. E Glee é a única que continua entrando na cota “ou Musical” para justificar sua presença. Até mesmo os “GleeQuetes” atestam que este não foi o melhor ano. Que venha Smash… Pena também que os membros continuam votando por inércia, pois só isso explicaria os nomes dos astros de 30 Rock ali, comédia que perdeu e muito seu espaço após a mediana 5ª temporada – e sendo que esta mesma temporada concorreu no Golden de 2011, como bem lembrou o colega Paulo Antunes. Nas categorias de atores, sejam protagonistas ou coadjuvantes, onde estão Louis C.K.? Nick Oferman? Aziz Ansari? Rob Lowe, a turma toda de Parks, Community, The Office e até mesmo os demais de Modern Family? É desgastante bater na mesma tecla todo ano.

Fico feliz pelo devido reconhecimento a Homeland, Cranston, Margulies e por Ricky Gervais como apresentador, mas só. Esse ano eles se superaram.

72 comments

  1. Fiquei feliz pela Laura Linney, mas acho difícil ela levar de novo (como fez em 2011). Não entendi as indicações de Enlightened ¬¬’ e senti falta de Community.

  2. 30 Rock é uma das minhas séries preferidas, então não sei se posso opinar quanto a ela estar na lista ou não, mas ignorarem Community e P&R foi simplesmente bizarro. Até The Office, que se me lembro, sempre figurava entre os indicados esse ano nem apareceu.

    E Enlighted? Episodes? Ridiculo.

  3. Eu gargalhei de rir do Johnny Galecki sendo indicado. Por que só poderia ser piada.

  4. A maior piada dessa lista é AMERICAN HORROR STORY!!!!!!!!!!!!!!!!! ter sido indicado a série drama e Breaking Bad não.

  5. Pra mim 30 Rock deveria ser inelegível, já que a quinta temporada concorreu no ano passado e a sexta ainda não estreou. Mas ok, o problema da lista não é 30 Rock.

    Eu entendo que tenha uma cota pop no Golden Globe. Mas pra mim American Horror Story não é pop o suficinente para entrar ali. Faria mais sentido terem indicado Walking Dead…

  6. pelo menos não tem gle…..OH WAIT.
    ai gente, todo mundo sabe que essas premiações são a maior picaretagem…incluindo o Oscar! já desisti de acompanhar, é sempre uma enorme decepção :(
    REVENGE?? HAHAHAHHA AQUELA SÉRIE É MTO RUIM, PQP HAHAHAHAHAHAHAH

  7. BEM LEMBRADO! Que critério é esse que 30 Rock concorre 2 anos seguidos pela MESMA temporada?

  8. Presentinho? Então tá explicado, Bruno. Realmente só isso mesmo pra justificar. Essa lista é uma piada de mal gosto. Feliz também por Homeland. A série é foda! Feliz por Claire Danes. A sua atuação no 1X11 de Homeland foi sensacional. Quanto a American Horror Story, a série melhorou muito, mas longe de estar figurando entre as 5 melhores da atualidade

  9. Claire Danes e Damian Lewis estao muito bem em Homeland.

    Nossa que atuaçao foi aquela da Carrie na ultima semana? nossa Foi perfeita no papel. E o Damian é tao sinico fazendo o Brody. Esse casal merece ganhar esses premios.

  10. Community … Infelizmente mais uma premiação, e ela não é lembrada.
    Mas Breaking Bad … Não tem explicação para ela não estar na lista … Talvez medo dela ganhar … hahaha.
    Emmy 2012 para Breaking Bad !!!

  11. Apesar de Community nunca ser indicada pra nada, injustamente, como fã eu tinha uma pequena esperança que a série ganhasse uma indicação, pra qualquer coisa que fosse, mas…

    Agora… sinceramente, Breaking Bad não ter sido indicada é o cúmulo. Posso ser suspeito falar porque sou fã da série, mas a 4ª temporada foi ótima, isso é fato, ou estou errado? Acho que não né.

    Bacana mesmo, foi Homeland ter sido indicada. Muito justo!

  12. acho q vc so pensa no seu gosto… aonde q fringe ta sendo boa? desapega de fringe filho!parace ate q ta sendo pago p nao ver a chatice q essa season ta. e outra, vcso sabe falar mal de AMERICAN HORROR S. E TODAS AS OUTRAS ESTREIAS DE 2011; mas vc ja tentou ver uns 5 epi delas?? revenge AHS sao mt boas sim. de uma chance, o comç é viagem mas dps melhora, rs.

  13. Isso ai só pode ser piada msm! Johnny Galecki como MELHOR ATOR de cómedia ou musical?!? Sério msm?!?!? Isso pq Joel McHale (pra citar um nome apenas) é INFINITAMENTE superior a ele e sequer foi lembrado. Alias, como apontado, Community continua completamente ignorada, assim como Fringe.
    Torço e muito pra que Ricky Gervais continue o mesmo e DETONE essa porcaria de premiação no ano que vem. Uma vergonha.

  14. Das séries que assisto eu senti falta da Jennifer Carpinter, ela está fazendo um trabalho primoroso em Dexter.

  15. A palhaçada do Globo de Ouro já começa quando misturam comédia, drama/série e minissérie numa mesma categoria(ator e atriz coadjuvante).
    Não entendo mesmo Glee ainda concorrer por melhor comédia ou musical.Pelo menos estão concorrendo em apenas uma categoria. Senti falta do Michael C. Hall em Melhor Ator e do Ty Burrel em Coadjuvante.

  16. é mesmo. Tinha até me esquecido dela, mas ela está excelente nessa teemporada

  17. Gente, American Horror Story é do mesmo criador de Glee, não? Se Glee tá marcando presença em Melhor Comédia (Santo Deus!), a presença de American Horror Story não é tão surpreendente. Não assisto, mas nem preciso ver para dizer que Breaking Bad é bem melhor. =D Acho que o Ryan Murphy dá uns belos “presentinhos”, viu?

    Já me conformei com Community e Fringe. Só vão dar valor quando elas não estiverem mais no ar, o que é uma pena. Esnobar séries e atores tão bons é o cúmulo. Também não me conformei com a ausência de Parks e de todo o elenco. Parks é uma das poucas séries que tem um elenco perfeito. Pelo menos, a Amy tá ali.

  18. Como ninguém ficou feliz pela indicação da melhor série do ano (BOSS), eu fico.

  19. Como é possível uma das melhores series de comédia dos últimos anos(na minha opinião) não estar nessa lista? How I Met Your Mother merece com todos os méritos estar em qualquer premiação que se preze! Uma serie que consegue ser extremamente engraçada e mesmo assim séria ao mesmo tempo. Muito decepcionado =/

  20. Gente Community estar fora da lista eu nem me espanto mais meu povo! a sér foi negligenciada desde a primeira temporada e não vai ser agora que o Globo de Ouro ou o Emmy vão decidir dar uma indicação a série. É a melhor comédia da atualidade pra mim, merecia todos os prêmios, mas é minha opinião e os críticos não concordam. American Horror Story tem mérito para estar nessa lista. Foi uma das raras séries que me prenderam esse ano. Não, não vejo Breaking Bad nem Sons of Anarchy para comparar, mas as demais séries veteranas que eu vejo (vide Damages, Dexter e The Walking Dead apresentaram temporadas medíocres que não mereceram a presença nessa lista. Salva de palmas para Homeland que se mostrou excelente.Fringe pra mim, com certeza mereceria estar nesta lista mas não está, minha série favorita, mas que sempre foi negligenciada. É provável a última chance de ganhar alguma coisa, mas duvido que ganhe…

  21. Piada de muito mau gosto! E só falta ele ganhar. Os atores que interpretam o Abed, Troy e o reitor em Community são muito (muito mesmo) mais engraçados.

  22. Se Fringe tivesse concorrido a melhor série de drama seria tão ridículo quanto American Horror Story ter entrado. O início da terceira temporada foi bom, mas a metade foi simplesmente patética com aquele plot do William Bell encarnado na Olivia e a coitada da Anna Torv pagando mico falando igual o Ney Latorraca. Mas concordo sim que por mais que American Horror Story tenha melhorado bastante do quinto episódio em diante e já tenha amarrado a maioria das pontas que pareciam soltas no início, nada justifica que Breaking Bad não tenha entrado no lugar dela nos indicados.

    Com relação ás comédias, concordo com tudo. Quando vi New Girl concorrendo senti uma leve ânsia de vômito, a mesma que senti quando assisti à série. Foi um dos piores pilotos que já vi na minha vida!

  23. Fringe ridículo ser indicado!! Isso sim é uma ofensa proferida. Fringe é uma das melhores séries atuais no ar. Sem dúvida os roteiristas de Fringe são geniais e para mim não tem série igual na tv atualmente. Mas a crítica americana não ve isso. Eu nunca vi Breaking Bad, apenas o episódio piloto, que não me convenceu. New Girl é excelente, série gostosa de assistir e a Zoey é maravilhosa. O negócio é o seguinte muita gente critica sem ter isto metade do que está concorrendo! Ou do que poderia estar concorrendo. Eu não saiao por ai xingando Boardwalk empire ou Boss apenas pq minha série não está na lista. Crítica é foda e eles nunca vão agradar todo mundo. Essa pra mida, sem foi uma das melhores listas de muito tempo(renovada e sem veteranos que não tinham mais forças pra competir como falei no meu outro comentário.

  24. Que desgraça de indicações?
    Vergonhosa no minimo para esta porcaria.
    Os caras tem medo de ousar.
    Eu acho que manda quem tem o pau maior.

  25. Hahaahhahaha…Johnny Galecki!!!!!!!!!

    Putz! Olha o nível da premiação, indicar Johnny Galecki, mas não indicar Jim Parsons que está 100 degraus acima…ou então, vai me dizer que esse bostinha é melhor que Joel McHale?

    O que está acontecendo que essa coisa é reconhecida até mesmo pelo Emmy, mas personalidades como Jonh Noble, Anna Torv, Arron Paul, Anna Gun, Joel McHale, e demais atores de Community são esquecidos?

    Cara, até o ator que faz o reitor de Community é muitíssimo mais engraçado que esse Leonard de The Big Bang Theory, até o “Star burns” é mais engraçado…. Na verdade, qualquer outro ator de TBBT é melhor que ele. Realmente, ele tá pegando alguma tia do Globo de Ouro, pois não tem outra justificativa.

  26. Pois éh… Por isso já desisti de acreditar em premiações- tudo comprado rsrs. Só torço pras minhas séries preferidas fazerem um bom marketing e jogo político para quem sabe assim com indicações e prêmios perdurarem um pouco mais na tevê!
    Uma pena para Community e Louie!!! Os produtores que são uns irresponsáveis nessa em não correrem atrás de apoio!!! Sei lá!

  27. Community é horrorosa, como alguém consegue rir com aquilo.

    Modern Family é tão bizarra que só vale pelos peitos da Vergara acelerando o resto.

    Glee é série de menininha e viadinho.

    Absurdas são as ausências de The Big Bang Theory e Sons of Anarchy.

  28. Pois éh concordo em algumas coisas mas você está sendo ridículo de falar sobre glee se você é o único site de series grandes e falar que glee não merece estar ali é estar fugindo um pouco com a realidade e eu assisto sempre modern family e achei q este ano foi muito pior do que glee e por isso não merecia concorrer em outras categorias enquanto jane lynch de glee foi uma das melhores e este ano entrou atrizes de series pouco conhecidas e ainda quer concorrer isso é um absurdo grande.
    Ps: Se glee não levar como melhor serie de comedia está premiação foi comprada e perdera toda a sua importância.

  29. Viajo nas loucuras de American Horror Story, mas reconheço que não é a melhor indicaada do mundo para figurar nessa lista. Mas, considerando que esse foi um ano de temporadas muito ruins das séries velhas, acho bom séries novas chegarem para ensinar uma “lição” pras tradicionais. No mais, não acharia o maior absurdo do mundo AHS ganhar por atriz: gostem ou não, Jéssica é um show a parte.

    PS: na minha opinião, AHS está a um passo de se sagrar MARAVILHOSA ou PURA PERDA DE TEMPO: Tudo depende da season finale que se aproxima, afinal, os 11 episódios que tiveram até agora caminharam para ela. Agora, só resta aguardar.

  30. Esses chororôs do Bruno Carvalho são hilarios. Só no mundo dele que Fringe (já devidamente abandonada pelo publico) merecia estar nessa lista.

  31. Hã? Fringe devidamente abandonada? Só se for por quem não entende NADA do que é boa tv.

  32. Hein? Abandonada pelo público? Série recordista em gravações DVR nos EUA, fato comemorado pelo presidente da Warner. Seu público-alvo é um dos mais ativos dos EUA. É cada uma…

  33. Vamos lá, não é possível agradar a gregos e troianos! Mas a verdade é que boas séries não tem o reconhecimento merecido e séries que tem um roteiro tolo (convenhamos, com uma boa analisada dá p/ sacar no ato) sempre tomarão o espaço pelo fato de serem superficiais! Não concordei muito com a lista, triste realidade.

  34. eu só gostava de saber como é que o Glee só tem uma nomeação, é mais que obvio que a Naya rivera merecia estar nessa lista ela tem sido uma descoberta nestes ultimos tempos, a Jane Lynch também, Chris Colfer, e óbvio a Lea Michele, todos mereciam ser nomeados e por minha opiniao pessoal deveriam vencer, excepto no caso da naya rivera e da jane lynch que iriam competir pelo mesmo premio e ai eu acho que a naya rivera deveria ganhar… eu tambem gostava de saber pk e que as pessoas dizem que o glee ta uma ganda porcaria, essas pessoas nao tem nem olhos nem ouvidos pk nao vem nem ouvem esta maravilha de serie

  35. A cada dia que passa eu concordo mais e mais com um camarada meu que vive dizendo que eu não assisto nada que presta na TV. Pois das 5 indicadas, 3 são das poucas séries que assisto e sou fã .
    American Horror Story ( MUITO boa , MESMO)
    Boardwalk Empire ( Fui Gangster em outra vida, tenho certeza)
    Game of Thrones ( Sou fã do estilo )

    As outras que assisto são The Walking Dead (Caiu muito nessa 2ª temp) , Persons of Interest ( Fã de Lost que odeia Fringe , sim, sou eu ) e Ringer (Me amarro em clichês) .

  36. Também acho que Fringe não disse a que veio e enche linguiça.

  37. De fato, ela pode virar um fiasco ou cumprir a premissa de EXCELENTE. A cada episódio fico mais fã e percebo que o buraco é muito mais embaixo no tocante ao terror e sobrenatural proposto inicialmente.

  38. ” Não assisto, mas nem preciso ver para dizer que Breaking Bad é bem melhor”

    Realmente, não vi, não gostei . Muito bom isso .

  39. American Horror Story evolui MUITO, culminando num excelente 11º episódio. Aguardando agora o season finale.

    Talvez tenha sido precipitado indicá-la para o globo, mas é inegável que de estreia pra cá melhorou bastante.

    Fringe, sou fã, mas a série anda devagar. A sensação que tenho é que os roteiristas não sabem que rumo dar a trama.

  40. O problema das pessoas defendendo AHS e Glee é que, bem… elas estão defendendo AHS e Glee. Porque comparar a primeira a obras como Breaking Bad ou Boardwalk Empire e a segunda a coisas preciosas como Comunnity, por exemplo, demonstra ou que você não viu essas outras séries OU que você não viu essas outras séries. Porque a superioridade delas é flagrante para qualquer pessoa, mesmo que essa pessoa seja de um mau gosto tremendo.

  41. Claire Danes na cabeça!! Atuação impecavel em Homeland!!!!

    Ps-Glee é serie de pseudo intelectuais, aquilo é horrivel, irritante e nojendo.

    O Bruno e o Davi que fizeram carreira no mundo das series aqui no país(escrevendo sobre Lost, Fringe, battlestar galactica, Friends) estao certissimos a nao comentarem, fazerem reviews etc dessa porcaria.

  42. Adoreeeeei o ” Fã de Lost que odeia Fringe , sim, sou eu”

    hahahahahahahahahaha

    sou eu tambem!!!

  43. Acho que no caso de Glee, ela realmente entrou por conta desse “musical” no nome da categoria…Agora acho que a Naya Rivera merecia ter sido indicada, se Glee como um todo perdeu o brilho, toda história em que a Santana se mete fica boa, Naya tá carregando Glee nas costas, merecia ao menos ter sido indicada…

  44. Concordo com esse seu comentário, Denise.

    E parei de ler a lista quando vi que Zooey Deschanel foi indicada melhor atriz por New Girl.

  45. Os americanos confundiram o 15 de dezembro com o 1 de abril.

    Eu tenho uma duvida sobre o globo de ouro:
    Ele avalia a temporada inteira das series? ou é como o emmy em que as series enviam só alguns episodioss?

    E se for por temporada, é a temporada que estreiou em setembro de 2011 ?

    valeuu

  46. Tem algum motivo pra Mad Men nao ter sido indicada? ou a nova temporada só nao foi tão boa quanto as outras?

  47. O globo de ouro avalia as series por temporada ou por episodios (que nem o emmy)?

    E se for por temporada, sao as que começaram ano passado, depois de maio?

    obrigado

  48. Só o fato de Breaking Bad não ter sido indicado já coloca em dúvida essa premiação. Não tem nada que justifique essa ausência! Ridículo

  49. Qual é gente… todos sabem que o site tem opniões pessoais impostas. Não adianta discutir pq vai continuar do mesmo jeito. E, por favor, Glee não merecia mesmo. Antes de discutirem sobre qual séria é melhor procurem saber como se constrói uma narrativa e o que é produzir uma série de Tv. Dessa forma vcs vão perceber que Glee não merece ser nomeado. E apesar de gostar de New Girl, ela também não merecia, pq se apresentou muito fraca…
    E sinceramente, Game of Thrones devia ter concorrido a mais coisas, é uma ótima série, assim como as outras que deviam ter entrado…

  50. glee ta como musical e comédia, mas principalmente musical seus burros, não sabem ler não antes de comentar besteira? Tem gente aqui querendo aparecer que sabe alguma coisa de série mas só ta comentando merda, é melhor calar a boca do que passar vergonha…. claro que a lista ta muito estranha em alguns pontos mas não vem comenta besteira achando que entende muita coisa.

  51. tudo uma porcaria mesmo!!!
    Só quero ver por causa do Ricky Gervais!!!!

  52. os vencedores na minha opinião:
    Série Dramática- Game of Thrones
    Série Cômica- Modern Family
    Minissérie ou Telefilme- Downton Abbey
    Atriz de Série Dramática- Claire Danes por Homeland
    Ator de Série Dramática- Damian Lewis por Homeland
    Atriz em Comédia- Amy Poehler por Parks and Recreation
    Ator de Série Cômica- David Duchovny por Californication
    Atriz Coadjuvante em Série, Minissérie ou Telefilme- Jessica Lange por American Horror Story
    Ator Coadjuvante em Série, Minissérie ou Telefilme- Peter Dinklage por Game of Thrones
    Atriz de Minissérie ou Telefilme- Kate Winslet por Mildred Pierce
    Ator de Minissérie ou Telefilme- William Hurt por Too Big to Fail.

  53. Nao ter a lea michele e nem a naya riivera é sacanagem. ficou uma porcaria. tinha que ter o cory monteith ou chris colfer tambem.

  54. Glee é perfeito! Só quem vê sabe a mensagem que a série passa. E estão em uma das melhores temporadas. Não acho que a Naya Rivera tinha que estar na lista, e não acho que ela está levando glee nas costas. Acho que todos os atores ali tem grande mérito de concorrer. Lea Michele é a que mais merece na minha opinião. Além de ter a melhor voz, a personagem dela é que mais cresceu dentro da série. Glee é foda, e quem fala mal dessa série, é pq nunca parou realmente para ver oque ela passa. Só pelo fato de estar concorrendo, já é uma grande honra. Lea Michele ganhou como melhor atriz de série de comédia no People’s Choice Awards desse ano, e essa é maior prova que ela continua brilhando. Glee não perdeu seu brilho e nunca vai perder.

  55. Antes de falarem merda ai, baixem um episódio de Glee e assistem (: fikdica

  56. Hein? Acha que nunca assistimos à série? Leia nosso arquivo, tag Glee.

  57. Bom, considerando que Glee não levou NADA no Golden Globes, que tem uma categoria DEDICADA a musicais, não é perder o brilho? E, People’s Choice, really?

  58. Não acho que só por que Glee não ganhou nesse Golden Globe significa que perdeu o brilho. Acho que sempre a perdas e ganhos na carreira de qualquer série.

  59. Prestar mais atenção nas músicas auto-tunadas e no roteiro pedestre? Passo.

Deixe um comentário