Alcatraz: Paxton Petty

Por Davi Garcia

[com spoilers do episódio 1x06] Eu tenho tentado assistir os episódios de Alcatraz ignorando o fato da série dar constantes sinais de que não sabe o que fazer com a (boa) ideia do mistério que deveria ser sua principal atração. Contudo, a estrutura procedimental pouco atraente, aliada aos roteiros preguiços e cheios de furos tem me aproximado cada vez mais da decisão de abandonar a série. Por que enrolar tanto para dar uma indicaçãozinha que seja em torno dos motivos que fizeram os 63s desaparecerem e retornarem agora? E sobretudo, por que insistir em tornar os personagens tão desinteressantes negando qualquer traço de verossimelhança às ações dos protagonistas e dos retornados?

Consideremos, por exemplo, alguns dos vários incômodos presentes nesse “Paxton Petty”: (1) quando indagado sobre o que lhe ocorreu, o criminoso da vez diz que dormiu (em 63) e quando acordou (numa tumba!) percebeu que estava em 2012, mas em nenhum momento parece ter se chocado com o ocorrido, preocupando-se exclusivamente em voltar a detonar bombas, atividade que o fez ser preso. (2) Sendo o Dr. Soto um especialista no histórico dos ex-habitantes de Alcatraz, ele já não deveria saber quem era o autor das explosões antes de chegar à cena do crime e com isso ajudar Rebecca e cia a se prepararem melhor? (3) Uma vez tendo identificado Paxton Petty na área do parque, por que Rebecca foi a única a perseguí-lo e por que simplesmente não atirou no cara quando ele soltou a bomba em sua direção? (4) Como aceitar que um membro de um esquadrão anti bombas pudesse ser tão imbecil a ponto de proteger todo o corpo, mas não ligar para o risco de perder as próprias mãos ao mexer no artefato? (5) Se o médico que trabalha na prisão para onde os recapturados são levados é o mesmo que trabalhava em Alcatraz, por que Hauser (que em teoria seria o chefão ali) parece continuar sabendo menos que nós em relação ao mistério por trás de tudo aquilo?

Em resumo, com tantas distrações ruins, Alcatraz precisa urgentemente encontrar um tom e estabelecer qual será o seu propósito (fazer o espectador dormir, talvez?), caso contrário é cada vez maior a chance de se confirmar como uma das grandes decepções do ano. Ou será que alguém discorda?

Tags: , , , , ,

Comente no Facebook