quinta-feira, abril 25 2024

Por Bruno Carvalho

A obra de Sir Arthur Conan Doyle, o criador do personagem Sherlock Holmes, já foi adaptada e readaptada em mais de 25.000 formas de exploração comercial e artística distintas que incluem filmes, livros, vídeo games, quadrinhos e até jogos de tabuleiros. Sherlock Holmes, inclusive, já veio ao Brasil e falou português na obra de Jô Soares, O Xangô de Baker Street. Na TV, a adaptação mais notória foi a de The Adventures of Sherlock Holmes, que foi ao ar na TV britânica entre 1984 e 1994 e recentemente o personagem foi visto nos cinemas, na adaptação de Guy Ritchie com Robert Downey Jr. e na aclamada série da BBC Sherlock, que faz uma interessante releitura do detetive nos dias de hoje. Diante do atual sucesso, já sabíamos que a TV americana quer capitalizar com a história, fazendo exatamente a mesma releitura contemporânea de Steven Moffat e Mark Gatiss (Doctor Who) em solo americano com o título de elemeNtarY e estrelada pelo ator Jonny Lee Miller (Eli Stone, Dexter).

E mesmo que a obra de Sir Arthur Conan Doyle já tenha caído em domínio público (ou seja, os direitos de adaptação são livres e independem de autorização), os produtores da versão britânica cogitam tomar medidas legais contra a cópia da ideia de trazer o detetive numa série investigativa que se passa em uma metrópole moderna. Provavelmente antecipando um litígio, a produção de elemeNtarY (esse título é ridículo, apenas para enfatizar o NY, já que a série se passará em Nova York) encabeçada por Rob Doherty (Medium) e cujo piloto será dirigido por Michael Cuesta (Homeland), decidiu dar um rumo inusitado à trama e escalou a atriz Lucy Liu (SouthLAnd) para viver o papel do Dr. Watson. Em elemeNtarY, Sherlock Holmes será um viciado em drogas que passa por recuperação, enquanto o Dr., digo, a Dra. Joan Watson será uma cirurgiã que perdeu a licença médica após a morte de um paciente e o ajuda na luta pela sobriedade enquanto investigam casos.

14 comments

  1. Parece que a ameaça da BBC provocou algumas mudanças na tentativa de diferenciar as series.

    Enquanto Sherlock conseguiu atualizar o detetive mantendo-se fiel a alma de todos os personagens da obra literaria (não apenas Holmes), Elementary já aponta outro caminho.

    Pode até se tornar algo interessante (quem sabe!) mas com certeza não teremos a mesma deliciosa sensação de ver os personagens do livro se materializando com tanta veracidade nos tempos atuais como acontece em Sherlock

    ElemeNtarY pode até se tornar uma otima série mas dificilmente será uma boa obra sobre Sherlock Holmes

    @nickman38

  2. “os produtores da versão americana cogitam tomar medidas legais contra o suposto plágio da ideia”

  3. eu tinha lido que o nome da série seria elementary, mas não sabia do trocadilho mega forçado. realmente, que horrivel esse negócio das letras maiúsculas … gostei muito de Sherlock , e sou fã do Jonny Lee Miller, e nada contra eles fazerem de Watson um personagem feminino. Mas ela poderia se chamar qualquer outra coisa, faria pouca diferença, a série poderia ser levemente baseada nos contos do Conan Doyle. Daí a pressão seria menor, sei lá. Já ouvi o Hugh Laurie falar o quanto House tinha sido baseado nas histórias de Sherlock Holmes e nnguém sai por aí falando que House é uma adaptação de Sherlock Holmes.

  4. Já foi descaracterizado no momento que o personagem mora em NY. Agora com Lucy Liu como Watson, alguém tem dúvida que vai ser um fiasco?
    Se a série for boa, será apenas um novo excelente procedural, e só.

  5. A violação dos direitos autorais não se limita à cópia idêntica. Se a adaptação seguir os mesmos parâmetros da versão de Moffat, há sim base para adoção de medidas legais. Tanto existe que a CBS está claramente mudando o rumo para evitar problemas.

  6. O problema não é Elementary ser uma adaptação de Sherlock Holmes, pois isso, conforme exposto, é legalmente permitido já que os contos de Sir A.C. Doyle já caíram em domínio público. O problema é ela ser uma oportuna cópia da versão britânica que também traz Sherlock para os dias atuais investigando casos modernos. A CBS deverá trabalhar muito para fugir da versão de Moffat.

  7. Tenho medo. Muito medo. Estão vampirizando Sherlock Holmes. Filme com o Holmes porradeiro, livro com ele jovem, série com o Watson mulher.
    ‘Sherlock’ foi um grande acerto. Não achava que o Holmes dava pra ser trazido pros dias atuais de forma satisfatória e a série conseguiu isso. Mas foi um acerto em uma centena.
    A mídia já conseguiu destruir os vampiros, que não façam isso com um personagem tão incrível quanto Sherlock Holmes.

  8. Essa série pode ser tudo, menos sobre Sherlock. Aonde no mundo que Sherlock curtiria um baseado? E, sendo americano! O título é forçado, adaptar Watson em uma mulher é forçar muito pra formar um casal-vai-não-vai. E vai ser muito difícil fazer uma adaptação nos tempos modernos sem copiar características da versão de Moffat e Gatiss. Eu aceitaria mais a versão americana, se não fosse sobre Sherlock. Porque não é.

  9. Prefiro rever os episódios de Monk do que ver essa deturpação da obra de Sir Arthur Conan Doyle.

  10. Já estou até vendo.O primeiro episódio vai dar uma audiência lá em cima e os próximos vão cair cada vez mais até o cancelamento.
    Enquanto isso, em Sherlock…

  11. Concordo com você eles só adaptaram Watson em uma mulher pra formar um casal-vai-não-vai. O que faz deles uns sem noção de maior especie, planejando ganhar audiência da maneira mais idiota possível. Sim, essa é que é a verdade, eles querem ganhar audiência com isso.

  12. Bem… Quanto a parte do holmes porradeiro…. Ele sempre lutou, isso fica
    claro nos livros. Não e porque as adaptações antigas não colocaram ele lutando que isso não seja verdade

Deixe um comentário