sexta-feira, abril 19 2024

[com spoilers do episódio 1×08] Nada da tradicional guerra entre terapeutas, nem das dúvidas existenciais envolvendo sonho e realidade. Nightswimming deu um tempo na mitologia da série, para aprofundar-se no relacionamento entre o detetive Britten e sua esposa Hannah. Foi um episódio nostálgico, no qual houve o resgate de momentos marcantes para a história do casal, com direito à banho noturno na piscina. Tudo ao som da canção romântica gravada inúmeras vezes na fita cassete mofada, para que não fosse preciso rebobiná-la.

Britten e Hannah estão de mudança marcada para Oregon. “Alguém mora lá?“, brinca o amigo que não gostou de ser tratado como simples informante da polícia. Aliás, neste episódio, Britten aprende a ser menos workaholic, dando mais valor aos amigos e ao casamento. Ele vinha empurrando a mudança com a barriga, por apego à cidade e ao trabalho. No entanto, ele mudou de ideia ao ver a crise no casamento de Marcus e Lina, que estão no programa de proteção a testemunhas.

Para dar a vida que ele achava que a mulher queria, Marcus começou a prestar serviços de contabilidade para o poderoso fora-da-lei, Maxim Basayev. Então, ele passa a ser vítima de tentativas de queima de arquivo, chegando a escapar inclusive de uma explosão no carro. A esposa mostra-se muito surpresa, ao tomar conhecimento de toda a verdade que lhe foi omitida durante tanto tempo. Atordoada, ela foge para um lugar que marcou o início do relacionamento.

Marcus não pode ajudar a encontrá-la. Não sabe quem são seus amigos, nem os lugares onde costuma frequentar. “Você conhece a sua esposa?”, pergunta Britten. A resposta foi intrigante. “Tanto quanto ela a mim”. Apesar disso, ele diz amá-la,sendo capaz de qualquer coisa para salvar sua vida. A ajuda veio do melhor amigo de Lina, o garoto de programa confundido como amante e que, por isso, foi atacado pelos capangas de Basayev. O rapaz lembrou do lugar onde Lina poderia estar. E lá estava ela. Britten informa que ela tem duas opções: entrar no programa de proteção a testemunhas junto com o marido, ou separada dele. Então, nosso detetive dá uma de conselheiro amoroso e consegue convencer a moça a voltar para o marido.

E também convence a si mesmo de que é chegada a hora de aproximar-se da esposa, revivendo seus bons momentos e permitindo a tao sonhada mudança para Oregon. Por que se manter apegado a uma fita cassete mofada se você pode ouvir uma música em qualquer lugar? É isso aí.

Thiago de Góes é jornalista, escritor e blogueiro por trás do Lostalgia. Essa foi sua mais nova contribuição como colunista convidado do Ligado em Série!

4 comments

  1. Esse episodio de Awake foi bem diferente!!
    Eu fiquei pensando  o tempo todo como ele poderia ter ido parar naquela piscina e foi muito divertido no final mostrarem os dois juntos e em tamanha sintonia.
    O Rex foi esquecido nesse episódio o q parece q reforçou as teorias de que o lado da esposa é a da realidade, mas não sei mesmo.
    Acho q vai ter uma explicação bem mais louca do q está realmente acontecendo haha
    “Essa fita cassete mofada” realmente foi o grande destaque da relação deles!!
    Esperando pela review da próxima semana ;) 

  2. Tem razão, Caline. Este foi um episódio bem diferente. Acho válido que haja episódios que destoem dos normais numa série. Arquivo X tinha muito disso. Tudo de bom e até a próxima review.

  3. esse foi o episódio mais bonito. aquele final com a musica do otis redding foi incrível.

  4. Realmente, um pouco de poesia em meio ao caos psicológico, não faz mal a ninguém. Acho que a série acertou em fazer um episódio que destoasse dos demais. e além do mais, a mitologia estará de volta nos próximos episódios!

Deixe um comentário