quarta-feira, abril 24 2024

Série estreou em 5 de agosto de 2003

oclogoHá exatos 10 anos o canal Fox norte-americano apresentava no início de seu Fall Season a série The OC, drama que se tornou um dos maiores sucessos do canal e a série adolescente mais bem sucedida da história. Sua primeira temporada é, até hoje, uma das mais queridas por fãs de séries, ainda que a produção tenha saído dos trilhos nos anos seguintes. The OC durou apenas quatro temporadas e foi marcada por várias trocas de elenco e de condução narrativa. O drama contava a história de Ryan Atwood (Ben McKenzie, SouthLAnd), um garoto da periferia de Los Angeles que, após ser expulso de casa, se envolveu com contravenções e foi parar na casa de seu defensor público dativo, Sandy Cohen (Peter Gallagher) e sua mulher Kirsten (Kelly Rowan) no abastado condado Orange. Ele foi adotado pela família e encontrou em Seth (Adam Brody) seu melhor amigo e em Marissa Cooper (Mischa Barton) o primeiro interesse amoroso. Outra proeminente trama foi a do romance de Seth com sua paixão de escola Summer (Rachel Bilson, Hart of Dixie).

theoc

The OC lidou, ao longo de suas temporadas, com temas como drogas, criminalidade, ostentação, discriminação, homossexualidade e, é claro, com uma boa dose de intrigas. Sua narrativa, embora novelesca, era fluída e o texto ágil e cheio de reviravoltas (pelo menos no primeiro ano) se destacava. A série tinha produção de McG e Josh Schwartz e ficou também muito conhecida pelas músicas – a maioria delas rock indie da época – veiculadas. Foram lançados quatro CDs e um especial só com músicas de Natal com artistas como The Killers, Phantom Planet, Jem, Nada Surf, Dandy Warwhols e outros. Nem tudo foram flores. A partir da segunda temporada a audiência estrondosa começou a perder força enquanto a série lutava para manter as tramas relevantes apresentadas em sua temporada de estreia. Após a introdução do romance lésbico entre Marissa e Alex (interpretada por Olivia Wilde, de House), o drama perdeu dois grandes players: Mischa Barton e Alan Dale (Caleb Nichols), que tiveram seus personagens mortos na série. A série lutou com a audiência e foi renovada para a quarta e última temporada, sofrendo uma redução drástica de episódios (o que não era comum para produções do gênero na era pré-greve dos roteiristas). A primeira temporada teve 27 episódios contra 16 da quarta. Com erros e acertos, The OC certamente será lembrada por muitos anos, tendo marcado a geração que a acompanhou.

No Brasil The OC foi exibida pela Warner e SBT, tendo todas as temporadas lançadas em DVD. Relembra a nostálgica música tema abaixo:

Deixe um comentário