quarta-feira, março 27 2024

abertura_friends

Já faz dez anos que Friends saiu do ar, mas o amor e admiração dos fãs por esta turma segue firme e forte. Reunimos então algumas curiosidades que vocês talvez ainda não saibam sobre os bastidores, para amar ainda mais os atores, personagens e produção dessa série que adoramos tanto. As informações foram compiladas de sites como IMDb, Friends Wikipedia, Buzzfeed, Friends Wiki e TV Rage.

Origens

– O primeiro nome da série foi Insomnia Cafe. Depois passou para Friends Like Us, Six of One e finalmente para Friends.

– Quando foi escrita, a intenção era que Joey (Matt LeBlanc) e Monica (Courteney Cox) vivessem interesses amorosos. No episódio The One With the Flashback, descobrimos que logo quando Monica e Joey se conheceram, rolou uma atração (acabada logo após o Joey ficar peladão no meio da sala).

– O romance entre Ross (David Schwimmer) e Rachel (Jennifer Anniston) acabou se desenvolvendo devido à química entre os atores, não era algo previsto inicialmente.

– Hank Azaria (The Simpsons), que interpreta o cientista – e antigo amor de Phoebe – David, fez teste duas vezes para o papel de Joey.

– Quando Lisa Kudrow leu o roteiro pela primeira vez, achou que Chandler fosse gay.

– Joey não foi escrito como um personagem burrinho, isso foi sugestão de Matt LeBlanc.

– Phoebe (Lisa Kudrow) e Chandler (Matthew Perry) deveriam ser coadjuvantes (imaginem só!).

– Inicialmente, os produtores queriam que Courteney Cox interpretasse Rachel, mas ela pediu para ser Monica porque achava uma personagem muito forte.

– Jane Lynch (Glee) e Kathy Griffin (Sudenly Susan) fizeram testes para interpretar Phoebe. E sabem quem recusou esse papel? Ellen DeGeneres!

– Jon Favreau (que fez participações especiais na série) e Jon Cryer (Two and a Half Men) tentaram abocanhar o papel de Chandler.

– David Schwimmer foi o primeiro dos seis protagonistas a ser contratado e Jennifer Aniston a última.

Produção

– A moldura que fica em volta do olho mágico no apartamento da Monica tinha originalmente um espelho. Ele foi quebrado por um membro da equipe, mas acharam que ficava bem assim mesmo. Acabou virando um símbolo da série.

FriendsMoldura

– O apartamento da Monica mudou do número 5 para o número 20 para parecer que estava em um andar mais alto. O de Chandler e Joey também mudou de 4 para 19 para seguir a lógica.

– Os desenhos e mensagens deixados no quadro na porta do apartamento dos garotos eram feitos por um membro da equipe chamado Paul Swain.

– O famoso sofá laranja que fica no Central Perk foi encontrado no porão do estúdio da Warner Bros. em Burbank, onde a série era gravada.

– Lembram daquele episódio em que ninguém fica pronto para assistir ao discurso de Ross e se passa todo no apartamento da Monica? Isso aconteceu porque eles não tinham orçamento para sets adicionais ou convidados especiais, o que no ramo é chamado de Bottled Episode (“episódio engarrafado”). E o resultado foi ótimo, convenhamos.

– Em média, um episódio levava cinco horas para ser gravado, assim como ocorre até hoje nas sitcoms tradicionais com plateia, que são desgastantes de assistir.

– David Schwimmer dirigiu 10 episódios da série.

– Na primeira temporada, cada um dos seis protagonistas recebia 22 mil dólares por episódio. Em 1997, eles fizeram uma negociação conjunta e passaram a receber 100 mil dólares por episódio. Na temporada final esse valor já tinha chegado a 1 milhão, soma que até hoje é conhecida como “Friends Money” e cobiçada por muita gente.

Curiosidades

– O cachorro branco de Joey e Chandler na verdade era de Jennifer Aniston, ela ganhou como presente de boa sorte quando o programa começou.

WhiteDogFriends

– Acreditem, Lisa Kudrow tinha medo do pato.

– Courteney Cox interpreta a irmã mais nova de David Schwimmer, mas na verdade é mais velha do que ele.

– Todo o enredo envolvendo a Phoebe e os trigêmeos do irmão foi criado por que a atriz Lisa Kudrow estava grávida na época.

– O episódio de The One After Vegas foi dedicado a Courteney Cox e David Arquette, que haviam se casado. Nos créditos iniciais, todos os membros do elenco e da produção tiveram o sobrenome Arquette adicionado ao final de seus nomes.

– Sabem aquela participação memorável do Bruce Willis, que rendeu ao ator um Emmy? Saiu de graça, depois que ele perdeu uma aposta para Matthew Perry de que Meu Vizinho Mafioso ficaria em primeiro lugar nas bilheterias na semana de estreia. O cachê de Willis acabou indo para a caridade.

– Marcel era na verdade dois macacos, Monkey e Katie.

– Ross fica três anos com a mesma idade, 29 anos. Que maravilha, né?

– Em algum momento da série (incluindo episódios com realidades alternativas), todos os seis personagens se beijaram, menos Monica e Phoebe.

– Aposto que essa passou despercebida por muita gente: June Gable, a atriz que faz a agente de Joey, Estelle, também fez uma enfermeira no episódio em que Ben nasce.

estelle_friends

– Sabem a música de abertura, I’ll Be There For You? Foi coescrita pelos próprios criadores de Friends, Marta Kauffman e David Crane.

– O ator Giovanni Ribisi faz o irmão de Phoebe, Frank Jr., mas antes de ser introduzido como o personagem fez uma participação como o cara que joga uma camisinha no case do violão dela em vez de dinheiro.

– Lisa Kudrow fazia participações especiais na série Mad About You como a garçonete Ursula antes de Friends ser lançada. Os produtores decidiram transformar Phoebe em uma irmã gêmea dela para criar um crossover entre as duas séries.

– James Michael Tyler, que interpreta Gunther, foi contratado porque era o único extra que sabia mexer em uma máquina de espresso. Ele não tinha nome até a metade da segunda temporada e foi só no episódio 33 que ganhou uma fala: ele disse “yeah”.

– Lembram da lista de celebridades do Ross, aquela com as mulheres famosas que ele estava liberado para se relacionar? A Winona Ryder e a Susan Sarandon faziam parte dela. Mais tarde as duas fizeram participações especiais na série, como Melissa Warburton e Jessica Lockhart.

– O ator que fez o pai de Joshua, o namorado de Rachel cujo nome ela adoraaaava falar, era o pai de verdade de Matthew Perry.

– Todos os seis personagens moraram no apartamento da Monica, como foi mencionado no episódio final. Mas todos também moraram no apartamento de Joey.

– Amigos e membros antigos do elenco ficaram nos bastidores durante a gravação final. Hank Azaria, o cientista David, era um deles, assim como o então marido de Courteney Cox, David Arquette, que filmou o elenco nos bastidores antes da gravação começar.

– Quando a série acabou, cada membro do elenco recebeu um pedaço da calçada em frente ao Central Perk de recordação.

FriendsTheLastOne

E aí, deu muita saudade? Você pode visitar o set preservado da série que fica nos estúdios da Warner em Burbank, California. Basta comprar o tour, conhecer os estúdios e passar por aqui e tirar uma foto no sofá mais famoso do mundo, como o nosso Editor-Chefe Bruno Carvalho fez esse ano:

Aproveite e veja outros especiais da série que a equipe do Ligado em Série produziu nos últimos tempos.

Deixe um comentário