quarta-feira, março 27 2024

gomorra

Baseada no livro de Roberto Saviano, Gomorra gira em torno das lutas e táticas criminosas de um grupo da Camorra – máfia italiana, mais especificamente de Nápoles – após a prisão de seu líder. A primeira temporada da série, composta de 12 episódios de uma hora cada, estreia no próximo dia 5 de novembro no MAX, canal do pacote HBO MAX.

Pietro (Fortunato Cerlino) é o líder do Savastano, um dos clãs mais poderosos e influentes da máfia napolitana Camorra, e tem tudo para se tornar o “chefão” do grupo. Seu poder vem principalmente de sua força e da violência que usa como principal recurso para silenciar seus adversários. Seu braço direito é Ciro Di Marzio (Marco D’Amore), um homem obediente e muito seguro de si.

Ciro sabe melhor do que ninguém o que significa ser um membro fiel ao clã. No entanto, quando Pietro decide sacrificar vidas de integrantes do seu próprio grupo para mandar um recado ao chefe do clã rival, Salvatore Conte (Marco Palvetti), algo parece morrer dentro de Ciro. Ainda assim, quando Pietro é condenado à prisão, Ciro segue o código de honra e obedece às ordens do líder: ser um mentor para seu filho Genny (Salvatore Esposito) e para sua esposa Imma (Maria Pia Calzone).

Sem saída e sabendo que a melhor forma de montar uma nova ordem dentro do clã é provocar o caos, Ciro faz um pacto secreto com Conte, o inimigo mais odiado do Savastano. O resultado é não somente o derramamento de sangue dentro e fora do clã, como também o ascensão de um novo “chefão”: Ciro. Porém, a questão agora é saber se, apesar de ter se tornado chefe, ele de fato comandará o grupo.

Já Pietro, que enlouqueceu após ficar meses em um confinamento solitário, foge enquanto é levado para uma clínica médica. Quando recupera a lucidez e começa a enxergar tudo com mais clareza, planeja a vingança mais sangrenta já vista em Nápoles.

Gomorra foi dirigida por Stefano Sollima, Claudio Cupellini e Francesca Comencini, com supervisão artística de Sollima. A produção é da Sky Atlantic e Cattleya e Fandango, em colaboração com a La7 e Beta Filme. A série foi desenvolvida por Giovanni Bianconi, Stefano Bises, Leonardo Fasoli, Ludovica Rampoldi e Roberto Saviano.

As filmagens foram realizadas durante 216 dias (30 semanas) em várias locações, incluindo Nápoles, Milão, Ferrara, Roma e Ventimiglia, e conta também com cenas gravadas em Barcelona. Gomorra fez parte da programação fora de competição do Festival do Rio 2014, com a pré-estreia dos dois primeiros episódios da série.

Deixe um comentário