quinta-feira, abril 18 2024

Ela não está para brincadeiras, mesmo! O presidente de programação da gigante do streaming Ted Sarandos anunciou hoje que a empresa vai dobrar a quantidade de séries originais em 2016. Serão 31 produções, ao contrário das 16 de 2015, além de 10 filmes originais, 12 documentários e 30 produções infantis.

Oferta crescente

Com praticamente uma original nova estreando a cada 15 dias este ano, é possível que em 2016 – com os retornos das veteranas como House of CardsMarco PoloOrange is the New BlackDaredevilSense8BloodlineGrace and Frankie, Unbreakable Kimmy SchmidtNarcosBoJack Horseman, Club de Cuervos entre outras, a Netflix deve ter conteúdo próprio novo praticamente em todas as semanas do ano seguinte, fora as séries locais como será o caso de 3% no Brasil. Isso sem contar também nas novidades como Luke CageIron FistThe Defenders, Chelsea Does, a nova de Black Mirror e a provável renovação dos megahits recente Jessica JonesMaster of None. Aí fica a pergunta: CADÊ VIDA SOCIAL?

housecardsnetflix
Já notaram que a vinheta da Netflix “tu-dum” é feita com base na batidinha de Frank Underwood na madeira?

Meta

Com um line-up sólido, a empresa já incomoda – e muito – os canais tradicionais que ainda exibem suas produções seriadas em horário fixo na TV e estes lutam para estabelecerem suas plataformas próprias de conteúdo para a Internet. Mas eles chegaram primeiro com uma central de mídia existente em praticamente todos os televisores digitais com Internet, consoles de vídeogame como XBOX e PlayStation, além de estar disponível em set top boxes populares como a Apple TV e Google Chromecast. A concorrência tenta, mas até agora ninguém consegue superá-los no quesito distribuição global.

netflixdaredevil

Adoração popular

Durante os paineis de Jessica JonesSense8The Ridiculous 6 na Comic Con Experience o público foi a loucura quando o logo da Netflix foi fixado nos banners atrás dos convidados e também quando acendeu na tela. E apesar da estranheza de ver 2.000 pessoas “aplaudindo” uma empresa ou uma marca, invariavelmente é esse o fenômeno de adoração que ela causa em seus assinantes. Cobrando um preço razoável, ela entrega conteúdo premium antes acessível somente por meios ilegais ou mediante caras assinaturas de canais estabelecidos. Todos ama Netflix.

netflixbloodline

O espectador no controle

Ninguém mais quer saber de ligar naquele batcanal naquela bathora para assistir a um inédito. Com todos os episódios de suas séries disponibilizados de uma vez só e sem restrições geográficas, cada assinante no mundo tem o poder de decisão sobre a sua programação. Quer ver um por um? Dá. Quer ver tudo numa sentada? Dá também. O modelo tradicional já entrou em colapso e quem demora para perceber essa tendência vai ficando para trás, tanto que a palavra “Netflix” chega a virar um palavrão nos head offices de algumas emissoras.

masternonenetflix

Um novo paradigma

É tanta série, filme, documentário e show original que muitos se perguntam como a Netflix consegue manter um crescimento sustentável. Ela intriga, ameaça e desestabiliza a concorrência, que hoje corre atrás e tenta estabelecer tantos sucessos simultâneos. É o novo paradigma a ser batido por praticamente TODOS os players do entretenimento e já começa a abocanhar sua fatia na indústria cinematográfica com o grande lançamento de Crouching Tiger, Hidden Dragon: Sword of Destiny simultâneo com os cinemas.

Será que alguém vai alcançar a Netflix ou esse já é um caminho sem volta?

15 comments

  1. To mais ansioso pra temporada original de Black Mirror e A Series of Unfortunate Events

  2. Cara, a Netflix conseguiu o que toda marca sonha em ter: uma legião de seguidores pra sua marca e não só por seus produtos. Só outra marca eu vejo tal comportamento: a Apple. Eu já passei seis meses sem usar o Netflix (oi galera do TCC) e mesmo assim nem passava pela minha cabeça cancelar o serviço. Funcionava com meu lixo de internet de 2mb e tinha um preço mais que justo (especialmente se falando de Brasil).

  3. carai! mas tipo, é tanta série, que praticamente todas elas acabam sendo dirigidas pra algum público específico (ou mulheres, ou homens até determinada idade, ou crianças, etc). Quem mais acaba sofrendo é quem precisa assistir todas por causa do trabalho (cof cof bruno cof cof).

  4. VAMOS FALAR HOJE SOBRE A NOVA TEMPORADA DE RIQUINHO!!!

  5. se ela transmitisse os canais espn ao vivo,eu cancelaria minha tv a cabo na hora

  6. 3% a primeira serie brasileira original do Netflix tbem ta chegando

  7. Cresça e cresça mais, Netflix, sua linda! Mais séries, mais filmes, mais sucessos, mais clássicos, mais produções originais, mais animes, mais desenhos, mais TUDO!!

  8. Próximo grande passo evolutivo pra Netflix? Já que produções originais já está em curso… Streaming ao vivo seria uma aposta destruidora de tão foda!! hahaha

  9. Para a Netflix ficar perfeita, só passando séries das décadas de 70, 80 e 90 como Profissão: Perigo, Bonanza, Super-Herói Americano, A Super-Máquina, Esquadrão Classe A, Anos Incríveis, Barrados no Baile e outras saudosas!

Deixe um comentário