sexta-feira, abril 19 2024

tyrion

Conceitualmente, o protagonista é aquele que é responsável por levar a trama adiante, é peça central na história e pode ser herói ou anti-herói. Em séries como Breaking BadDexterFamília Soprano, por exemplo, identificá-los é uma tarefa fácil. Já numa trama tão rica e complexa como a de Game of Thrones é difícil estabelecer quem é o personagem que desempenha esta função narrativa, ainda mais com tantas histórias paralelas. Como nos diversos livros e em diversos núcleos temos os seus protagonistas que alternam momentos de destaques, matemáticos da Maclester College de Mineápolis realizaram um estudo para encontrar o X nesta questão.

Para tanto eles usaram o terceiro livro das Crônicas de Gelo e Fogo e mapearam, classificaram e qualificaram todas as interações entre os personagens nas mais de mil páginas da obra. No gráfico, eles atestaram: apesar de Jon Snow, Sansa e Arya se destacarem, o papel de verdadeiro protagonista é de Tyrion Lannister.

maclestergot

Apesar do estudo não ter considerado a série, é possível inferir que o personagem reflete essa importância na TV, ainda mais que o nome do ator Peter Dinklage é o primeiro que aparece na abertura. Ainda assim, a produção não o trata formalmente desta forma ao submeter os nomes para as premiações. À exemplo do que ocorre com Modern Family, por exemplo, todos os atores vão como “coadjuvantes” e só concorrem nesta categoria.

E por que não Daenerys? Apesar da força da personagem, como ela tem poucas interações com o elenco mais central (no terceiro livro ela está em Essos), acabou não conseguindo uma boa nota. Pra você, quem é o protagonista de Game of Thrones?


Assista à nossa entrevista com Ashton Kutcher Danny Masterson!

2 comments

  1. Seria mais interessante se tivessem analisado os 5 livros, ou pelo menos Festim-Dança.

  2. Nao acho existe protagonistas em GOT. Hora um personagem aparece pouco, hora aparece muito. Isso varia de temporada para temporada, e acontece com todos os personagens.

Deixe um comentário