quarta-feira, março 27 2024

netvirtua

O usuário @FilipeAugusto do Twitter postou hoje um print de tela que mostra a ferramenta de controle de franquia de Internet da NET, que já está em implantação. Acessando o site Minha NET através do celular, existe um aplicativo para verificar o consumo de franquia.

O mais chocante, pra mim, foi perceber que a empresa vai controlar não apenas os downloads, como também os UPLOADS:

O que é franquia de consumo?

Franquia de Consumo NET VÍRTUA é o limite mensal de consumo de cada cliente e varia conforme o plano contratado. Ela existe para garantir a boa qualidade da conexão. O clálculo da franquia é feito com base na soma de uploads e downloads consumidos ao longo do mês. Quando o limite da franquia é ultrapassado, a velocidade é reduzida à menor velocidade comercializada na cidade. Neste caso, é possível contratar um upgrade de velocidade ou uma franquia adicional de 5GB ou 20GB. (…) Os avisos de consumo serão enviados para o e-mail informado no seu cadastro. 

O que é revoltante é que em nenhum momento recebi comunicação da empresa nesse sentido. Apesar de já existir previsão contratual (eu chequei e existe) e até essa ferramenta de medição há algum tempo, a empresa até então não estava praticando esse controle ou reduzindo a velocidade. Agora, ao final desta tela, existe um link para fazer o upgrade do pacote e contratar mais velocidade ou GBs de dados. Até hoje não cortaram a minha linha, mas se cortarem, pelo gráfico abaixo dá pra ver que estou com 90% gasto e ainda faltam 12 dias no mês. Ou seja, se eles passarem a cortar, pelo perfil de uso da minha residência, eu me ferrei. Veja o meu print:

franquia

Enviei contato à assessoria da NET para esclarecer se a medida vai começar esse ano, mas até o momento não obtive resposta. O que sabemos por ora é que a ANATEL suspendeu a aplicação por 90 dias. O presidente da autarquia disse que “a era da Internet ilimitada acabou“. Das grandes operadoras nacionais, apenas a TIM, que possui o produto Live TIM, afirmou que vai seguir de forma ilimitada.

Foi divulgado também que o governo federal vai exigir que as empresas assinem TAC para manter o plano ilimitado como uma opção, mas não exigiu a extinção da medida, pois não pode realizar esse tipo de intervenção.

Se aplicarem na minha Internet a limitação, vou mudar para a Live TIM. Infelizmente a empresa por enquanto opera banda larga fixa apenas nas capitais de Rio de Janeiro e São Paulo.

Fudeu.

67 comments

  1. Como eu vejo em quantos por cento está a minha franquia no momento?

  2. Deve ser muito bom ter essa sensação ter opções e de ” se limitarem eu Cancelo e vou pra operadora tal”.
    Não sei oq é sentir isso, pq nao tenho opções.?

  3. É engraçado isso. A NET sempre teve franquia, faz muitos, muitos anos, mas quase nunca aplica realmente após o limite. Mas a parte engraçada é que por causa da polêmica de franquia da VIVO tem um monte gente descobrindo só agora que NET tem franquia e achando que isso é recente rsrsrs, e fazendo alarde à toa.

  4. Não fique triste, moro em São Paulo Capital e ainda não tem Live Tim no bairro em que moro!

  5. Trabalho na NET e posso garantir: ninguém atinge a franquia. E se isso acontecer, a navegação é cortada para 2M, que é a velocidade mínima oferecida pela empresa. Como o serviço é acima da média das OIs da vida, ele nem percebe.

  6. Não li isso, juro. Tenho 120 mb a mais de 2 anos e tenho 150 gb de franquia, a contagem é feita e digo nunca em nem um mês eu baixei menos que 500 gb e nunca nunquinha baixaram a minha velocidade, e digo mais, me entregam aqui em casa 15 mb porque baixo no talo de server premium a 15 mb por segundo.

  7. Apenas para informação, quando se fala em franquia ou em banda usada (em qualquer serviço) sempre é considerado a soma dos downloads e uploads.
    E o que foi comentado de que ninguém atinge a franquia, também não procede, meu perfil de uso não é o mesmo do God Kratos, mas diversas vezes extrapolei a franquia sem penalização na minha velocidade (30 mbs)

  8. “…Apesar de existir previsão contratual (eu chequei e existe) e até essa ferramenta de medição há algum tempo, a empresa até então não estava praticando esse controle ou reduzindo a velocidade. Agora, ao final desta tela, existe um link para fazer o upgrade do pacote e contratar mais velocidade ou GBs de dados…”

  9. Não querendo “defender”, longe disso. Mas pelo que entendi a ANATEL deu 90 dias para as empresas melhorarem a comunicação, ou seja, informarem ao cliente sobre o consumo da franquia. Não quer dizer que elas possam cortar, apenas estão informando o quanto foi consumido como foi orientado.
    MAIS UMA VEZ, NÃO ESTOU DEFENDENDO. Só estou tentando entender.
    Notei que minha franquia é mais baixa do que a anunciada.Vou reclamar.

  10. Eu acessei no próprio aplicativo da Net (Minha Net -> Consumo de franquia).

    Fudeu!

  11. Amigo, que mal pergunte, mas que tipo de conteúdo de quase 1Tb você baixa ou envia, todo o mês?

  12. bando de banidos que se aproveita dos usurários!!! , procuram cada vez mais opção de roubar os clientes do que melhorar o sinal de Internet para ter mais clientes. não deveria ter nem opção de limite em nenhum plano ,devido a era que estamos não suporte para cliente com quantidades de arquivos prezados que tenha hoje , um cara que joga, só download do GTA5 que tem cerca de 65Gb o cara se fode já usou 70% da franquia . e é ai que eles quer roubar , bando de fdp mesmo. Meu pc conta com 2 tera , e os dois só tem 320 gb livre , É sim clientes um roubo , não aceite , não fique calado , não deixe ser manipulado , temos que brigar sim , contra isso tbm.

  13. Numa família de quatro pessoas (dois adultos e duas crianças) em que os quatro assistem Netflix com certa frequência (não estou contando YouTube, que muita gente hoje assiste mais que TV), é perfeitamente possível atingir esse conteúdo de dados. Fora que a pessoa pode ter vídeos pessoas que ela envia para a nuvem, que para a Net também está contando.

  14. Somente BD-R FULL MUITOS E JOGOS PLAYSTATION 4 MUITOS JOGOS. SOU MEIO ENTUSIASTA TENHO ALGUNS TB NO MEU PC COM MUITOS DADOS.

  15. Espera um pouco, eles estão colocando junto Download e Upload no pacote de dados?

    Isso sim é colocar o Brasil na idade das trevas digital.
    Se ficar sem internet ligue todos os dias para a empresa e encha o saco, vai no telefone e arrebente ela no twitter para assim o máximo de pessoas cancelarem os contratos.

    Bando de filhos da puta, detalhe é que o governo que controla a anatel nada fala, ou seja ele quer que isso aconteça.

  16. Isso é tiro no pé, pq tanto a HBO quanto o TELECINE tem canais on demand… vão limitar o serviço que eles mesmo vendem…

  17. Como eu faço pra ver o meu? não consigo achar nada no site da net ;w;

  18. Descobriram o que sempre existiu. U-AU! :D

    De fato, faz algum tempo que a Net deixou de veicular no site junto à cada plano de internet qual a franquia do mesmo. Antes eram bem notório, uma linha plena na tabela. Agora sumiu, pelo menos até a última vez que fui lá ver. MAAAS, sejamos justo: ela SEMPRE disse ter franquia mas raramente a aplicava

  19. Já cansei de extrapolar em 200% a dita “franquia” dos meus planos. Nunca tive internet capada em velocidade em qualquer momento desde que assinei o Virtua, APESAR DE já ter lido relatos em fóruns que acompanhava de outros assinantes em outras regiões do Brasil sentindo a restrição de franquia depois de certa data do mês

  20. Nunca senti qualquer limitação e garanto à você que os meses de medição mais baixa no passado são por erro da Net, pois duvido ter consumido tão pouco. Detalhe: março 2GB e Abril 81,36GB??? Meu roteador diz que foram quase 600GB nos últimos 30 dias :D

  21. Quando eu morava em república que tinha uma galera por dois meses a gente sentiu sim essa limitação, tanto que tivemos que contratar um plano com valor mais alto pra poder melhorar. Mas isso já tem um tempo (2008).

  22. Sou assinante do Virtua desde o comecinho e eles sempre tiveram essa maldita franquia.
    Até uns 4 anos atrás eles aplicavam esse limite com uma certa frequencia, mas não era todos os meses e de maneira muito aleatoria. Quando acontecia era só ligar e pedir p cancelar a assinatura por esse motivo que eles restabeleciam a velocidade quase que imediatamente. Pelo visto isso vai mudar de vez.
    O q agoniza mais é que já tive incontáveis problemas com o Virtua, mas infelizmente é a unica operadora que eu conseguia resolver alguma coisa efetivamente depois de muitas ligaçoes e reclamação através da Anatel….Coisa que na Tim, por ex, é praticamente impossível!
    Bem, que se dane. Qndo esse limite voltar a ser aplicado no Virtua eu passo p Tim sem pensar.
    Pelo menos tenho essa opção…E qm mora no Norte, Nordeste, Centro e Sul, como fica?

  23. Eu Uso a Net Virtua e to no aguardo da Tim Live no meu município, quando chegar eu vou simplesmente cancelar minha assinatura sem dar motivo enquanto já assino a Tim, e vão voltar com planos me ligando eu vou mandar se fuderem, nem se voltarem com internet ilimitada eu voltarei pra net. Mexeram com meu meio de trabalho. Mexeram COMIGO

  24. Esse site de franquia da NET existe há mais de 5 anos. Esse tal usuário Filipe Augusto deve ter descoberto o site agora e esta associando as novas notícias. A NET sempre teve franquia no seu contrato mas nunca foi radical com os usuários, sempre deixou os usuários livres no uso. Sou usuário da NET há 7 anos já ultrapassei várias vezes e nunca tive problemas.

  25. Bruno, seu pacote é de quantos Mega pra ter 100GB de franquia? Meu pai ainda não se cadastrou no site da NET, então nem sei qual o nosso limite ainda..

  26. Verdade colega de trabalho, a net só tem um controle com Heavy Users mesmo que baixam mais de um Tera por mês

  27. caramba, então em 1 dia da para matar fácil a franquia do mês todo, pqp

  28. Não precisa se preocupar não colega, como eu disse ali em cima, somente se você morar num bairro critico, que precise mesmo ter um controle de franquia, se não, é apenas uma clausura do contrato caso haja algum abuso

  29. Pois pelo o que eu vi no sistema só pega no pé em alguns bairros, e com super heavy users

  30. não é por mim que eu falo, uso outra operadora, não podemos deixar isso acontecer desta forma calados

    um abraço

  31. Esperem…
    A NET SEMPRE controlou a franquia de TODOS os clientes, sem exceções.
    Há algum tempo eles disseram que só iam reduzir em “casos extremos”, onde o cliente ultrapassa demais a cota e também por diversos meses.
    Isso é presente em contrato e o assinante sempre deve se informar antes de se “amarrar” a algum contrato com alguma empresa.
    Não é defendendo a NET, mas é pra todos saberem que isso não é novidade e sempre foi aplicado.
    O sistema de controle do “Minha NET” também sempre existiu, mas agora ficou melhor e mais simples de verificar as informações. E outra… sempre foi possível contratar mais franquia adicional caso a sua tenha acabado.
    A NET não é nova nisso e não começou a contabilizar de hoje. O que fez que muitos pensassem isso e fossem atrás, é esse papelão ridículo que a Vivo causou no Brasil todo.
    E viva a Live Tim, que não vive de dramas e mantém a qualidade (pelo menos aonde moro). Sou assinante com orgulho, e recomendo a todos que migrem, caso esteja disponível em sua região.

  32. isso que vc explicou se refere ao wi fi ou aos planos para cel?

  33. Ahhh, Bruno, pára com isso… Parece que desceu no planeta ontem… Mais uma materia repleta de incorrecoes e equivocos, como tantas outras nas ultimas semanas na midia, por causa da Vivo…
    .
    A NET tem esse controle ha anos! Eu mesmo ja tive minha conexao “capada” (eles diminuem a velocidade) varias vezes no passado e o controle da NET funcionava direitinho na epoca, com contagem OBVIA de download e upload, afinal o que contam é o trafego de dados (mas, saco, tem que explicar que o corte nao era automatico como no celular, era feito de forma manual, pouca gente era capada, a maioria nao era, etc. etc. etc.).
    .
    Ocorre que desde que a NET implementou o Docsis 3 em sua rede, no final de 2013, ela parou de “capar” as conexoes, atualmente ela so capa quando desconfia que o usuario redistribui/compartilha o sinal com outros enderecos… Mas nada impede que, no futuro, ela volte a capar. Quanto ao software de controle, ele existe ha anos e funcionava perfeitamente bem na epoca do Docsis 2 (que era mais facil de controlar, pois so usava um canal de download e um de upload, quando hoje, com Docsis 3, a NET usa ate 16 canais de download e 4 de upload).
    .

  34. Exato, Marcos Rutkoski… O Bruno Carvalho foi apenas mais um… Parece o Lulla dizendo que : nunca antes neste país”… E tudo so porque o link onde se compra mais franquia agora ficou mais visivel no site da NET (antes nao era, mas essa possibilidade sempre existiu do mesmo jeito, pelo menos desde 2005, tambem prevista em contrato).

  35. Marcio Neves, entre no site da NET com aquela opcao de “Navegacao inPrivate”. Isso elimina os cookies. Informe sua cidade e diga que NÃO é cliente NET. A tabela vai aparecer…
    .
    Longa historia, mas eles removeram a tabela para quem ja é assinante, por causa de reclamacoes sem base que assinantes antigos estavam fazendo para Anatel e outros, com base naquela tabela. Para evitar esse tipo de aporrinhacao como a que o Bruno Carvalho criou, eles eliminaram a visualizacao da tabela para assinantes.

  36. e eu que não sabia da franquia e no mês de junho, no dia 01/06 isso mesmo no dia um acabou minha franquia usei td rsrs
    minha net 2mb franquia 30gb

  37. só q antes nunca limitou aqui e agora limitou to com net de 100kbps

  38. no mês de junho minha franquia acabou no dia 01 um, por favor explica direito pra mim essa garantia sua não entendi mt bem

  39. no mês de junho minha franquia acabou no dia 10, por favor explica direito pra mim essa garantia sua não entendi mt bem. e minha net foi diminuída pra 100kbps, não da pra usar

  40. e eu que não sabia da franquia e no mês de junho, no dia 10/06 acabou minha franquia usei td
    minha net 2mb franquia 30gb

  41. começaram a diminuir agora, tbm sempre usei acima despreocupado tomei no zoio to com net de 100kbps

  42. tava ate dificil fazer o teste tava dando 100 e poco kbps mas acho q foi uma instabilidade só pq no dia seguinte voltou a 2 mb

  43. Engraçado você dizer que ninguém atinge a franquia…..faço a consulta próximo do dia 20 de cada mês e sempre consta que já atingi a franquia e fica um sinal de – no saldo…sempre percebo a baixa na velocidade e acabo usando a internet da VIVO QUE TENHO E RECOMENDO

  44. Agora, em dezembro, o que você pode me dizer a respeito da franquia da NET?

  45. Estou com NET TV aqui em casa e os planos de internet me chamaram a atenção pelo preço razoavel. Um técnico veio hoje aqui em casa verificar a instalação, perguntei para ele a respeito da franquia e ele disse que nunca soube de alguém que teve a internet limitada. Disse também que isso era para impedir morador de prédio redistribuir/piratear a rede. Então por que colocam limites tão baixos no contrato, já que nesses casos ultrapassam-se terabytes de uso? Aqui o uso fica na média de 500GB por mês e iria perigar de ser limitado com 6 dias de uso…

  46. Mentira, ninguém atinge a franquia… o cara da NET garantiu! :D
    Mas falando sério, também estouro minha franquia já na 1a semana do mês e nunca tive a velocidade reduzida, o problema é que, em contrato, a franquia SEMPRE exixtiu… logo, independente de resolução de ministério ou da ANATEL, eles podem limitar quando quiserem e fica todo mundo falando sozinho… basicamente é isso e não só com a NET… hehehe

  47. Não Rodrigo.. se a resolução da anatel impede, mesmo que esteja previsto em contrato eles não podem aplicar…
    veja só: Art. 424. Nos contratos de adesão, são nulas as cláusulas que estipulem a renúncia antecipada do aderente a direito resultante da natureza do negócio. (CDC)
    Como a resolução da anatel impede a limitação, tal direito passa a fazer parte da natureza do negócio, portanto, a cláusula é nula.

  48. Nossa, incrível como você não sabe a realidade. Tenho franquia de 150GB, todo mês passo pelo menos 200GB, tem dia que consumo 25GB, 10Gb ou 5GB. E não faço downloads, não assisto filmes o dia inteiro, sou usuário tipo família de 4 pessoas com uso moderado. Mesmo assim a franquia acaba no meio do mês ou logo depois.

  49. eu sou assinante nova da net, devo ou não me preocupar com a franquia?
    no site e no app tem um controlador de consumo, gostaria de saber se é meramente informativo ou se a velocidade será diminuida após exceder o pacote?

  50. Considerando um mundo atual com tudo migrando pra IoT, é moderado sim.

Deixe um comentário