quinta-feira, abril 18 2024

gameofthronesspoiler

Está cada vez mais raro o fenômeno da TV assistida de forma comunal, ou seja, em conjunto e coletivamente pelos espectadores graças ao excelente advento do streaming, que permite que você veja um filme ou série quando e como quiser. Segurando o bastão das séries que ainda atraem espectadores ao vivosimultaneamente está Game of Thrones na frente de todas e de forma absoluta.

Sim, você até pode optar por assistir depois na HBO GO ou numa reprise, por exemplo. Mas se você se importa com spoilers (como a maioria das pessoas), essa vai ser uma tarefa bastante desagradável.

E é claro que isso é intencional.

pennyhbogo

Game of Thrones é uma série que é e sempre foi construída para aplicar grandes e chocantes reviravoltas de forma recorrente. Isso vem desde o seu episódio piloto. Da queda de Bran à morte de Jon Snow, os roteiristas sabem o que extrair ou inovar em cima dos livros de GRRM para que o mundo repercuta e torne cada vez mais fácil o trabalho dos departamento comercial do canal.

game of thrones lobo

Aliás, o drama da HBO se tornou praticamente impossível fazer com que as pessoas evitem dar spoilers nas redes sociais, no trabalho ou onde quer que seja após a exibição de cada capítulo. Sintomaticamente a volta de Jon Snow ao mundo dos vivos se tornou o assunto mais repercutido do mundo ocidental em instantes em todas as redes sociais. No Twitter foram quase 500.000 menções rastreáveis com a hashtag, fora as interações não “trackeáveis”.

A questão do spoiler ainda é motivo de muita briga e com razão, mas Game of Thrones meio que virou o jogo nessa discussão e hoje quem não consegue estar ao vivo na frente da televisão no domingo à noite acaba tendo que se adaptar à essa realidade, tamanha a adesão. Ou se isola das redes e do mundo até conseguir assistir ao capítulo ou arrisca receber a informação desejada. Eu mesmo já precisei viajar durante um episódio da série e não consegui escapar quando aterrisei. Seja em sites gringos, nacionais, colegas, amigos ou até em inevitáveis memes. O spoiler de Game of Thrones é impregnante.

got509g

Mas será que esse fenômeno vai persistir após o fim da série, que já está praticamente programado? Hoje vejo que apenas The Walking Dead é capaz de carregar a tocha pra frente, mesmo assim numa intensidade significativamente menor, seja em nível mundial ou semi-mundial como Game of Thrones faz hoje.

Ja as séries da Netflix, apesar de estrearem mundialmente em 190 países, não possuem esse apelo como característica inerente. Graças ao fato de terem suas temporadas liberadas em blocos, seus capítulos não são construídos em torno de cliffhangers e as reviravoltas não são tão frequentes. Você lembra de algum grande spoiler que as séries da Netflix geraram? Talvez aquele no metrô lá atrás em House of Cards e só.

Game of Thrones também traz à tona uma nova discussão acerca da etiqueta envolvida com relação ao spoiler. Há alguns anos, quando era comum a TV paga demorar meses ou até anos para estrear temporadas e episódios (ou como o Universal Channel ainda faz hoje), a “regra” mandava aguardar o capítulo passar na TV para ser discutido abertamente. Hoje, com os capítulos chegando ao vivo com a exibição original, não há um consenso.

jon-snow-resurrected

Afinal, a foto de destaque desta matéria – e que será xingada principalmente por aqueles que já viram o episódio – foi postada cinco dias após o evento. É cedo? Pode ser. Mas me diga quem que ainda não assistiu ao capítulo conseguiu conseguiu passar cinco dias imune à revelação ou fora dela?

Game of Thrones, então, redefine as configurações de urgência e estabelece-se em seu sexto ano como a série que mais deve ser assistida o mais rápido possível por quem quer ficar sem saber o que ocorre nela. O spoiler é o maior mérito da HBO, que certamente está correndo atrás da próxima atração que mexerá com tanta gente ao vivo e em todos os países em que opera.

10 comments

  1. Eu acho que a regra continua valendo: se já passou na TV brasileira, então tá liberado os spoilers. E olha que eu nem tenho HBO, então domingo à noite já sumo das redes sociais. As próprias emissoras incentivam esse debate no Twitter com o uso de hashtags oficiais.

  2. Concordo! Eu também não vejo no domingo, logo fico atento com os possíveis spoilers e evito visitar certos sites. Faço uso também de ferramentas que ocultem spoilers no meu navegador. Quem insiste em ficar navegando em redes sociais no período, sabe o risco que corre! Sobre esse evento em GOT, não sei se é porque eu já desconfiava que isso aconteceria, mas estou achando supervalorizado.

  3. Foi o que aconteceu com a AMC postando a foto da morte da Beth na página oficial do Facebook…eu quis a morte. Ou quando o Jon morreu e todo mundo foi se lamentar no próprio face. Eu não entendo a necessidade, será que é carência? Ou pra se mostrar antenado? Na estréia da Sexta de GOT eu tava viajando, tive que passar a segunda feira inteira longe das redes rs…acho que precisa ter o debate, mas com um mínimo de etiqueta para não estragar tudo…

  4. Eu tenho HBO so vejo a estreia
    Gosto de ver em web-dl 1080p tv a cabo não ganha em qualidade
    Agora tiro ferias toda segunda kkkk

  5. Eu vejo normalmente na segunda, por que não tenho TV paga e nem quero ter, ai preciso esperar sair a versão WEB-DLL do episodio pra poder baixar. Mas praticamente não tomo spoiler, pois também uso uma extensão no navegador!

  6. Vai vira bagunça, virou um Sobrenatural 2, gente indo e vindo do inferno como se fossem turistas, voltando dos mortos como se tivessem partido em férias. Decepcionante.

  7. spoiler é um negocio complicado, eu mesmo só posso assistir got na segunda mas só gosto de assistir series a noite, e oq eu faço? assisto got na segunda a noite?? NÃO pq não da, se eu esperar até fica de noite pra assistir já vou saber todo o ep, ai tenho que assistir o ep na segunda de manha (logo quando acordo) apesar de odiar assistir series de manha ou até mesmo a tarde..

  8. As pessoas conversam sobre filmes, séries e afins que assistem. Nem todo mundo tem amigos que assistem as mesmas coisas, sendo assim conversar sobre o tema nas redes sociais aumenta a chance de achar alguém pra conversar sobre seus gostos. Não vejo como questão de carência e sim um reflexo natural de quem faz algo que gosta

Deixe um comentário