Séries:

Julian Fellowes, de Downton Abbey, fala sobre Doctor Thorne [Exclusivo]

doctorthorne

O Paramount Channel exibe hoje às 22h o final da minissérie Doctor Thorne, estrelada por Tom Hollander (Piratas do Caribe), Ian McShane (Game of Thrones) e Alison Brie (Community).  Após o grande sucesso de Downtown Abbey, Julian Fellowes, seu criador, comandou essa produção de três episódios ambientada na era vitoriana. Doctor Thorne é uma adaptação da novela de mesmo nome, escrita por Anthony Trollope. A produção gira em torno da história de Dr. Thomas Thorne (Hollander) morador da aldeia de Greshambury, e de sua bela sobrinha, Mary (Stefanie Martini), que apesar de não ter muitas posses, possui muitas qualidades.

Mary Thorne cresceu na companhia dos irmãos Gresham, Augusta, Beatrice e Frank, cuja família é proprietária de uma grande fazenda em Greshamsbury Park. Mas, contrariando as aparências, a fortuna dos Gresham não existe e a família é mantida por generosos empréstimos concedidos a Dr. Thorne por McShane, milionário do setor ferroviário.  Lady Arabella Gresham (Rebecca Front) fica apavorada quando descobre que seu filho, Frank, está apaixonado por Mary. E, convencida de que é dever dele casar-se com uma mulher de posses para salvar a família, começa a pressioná-lo para que se case com Martha Dunstable (Brie), uma rica americana.

Fellowes_2079616b

Julian Fellowes falou sobre esta produção e você confere abaixo os trechos com exclusividade aqui no Ligado em Série:

Eu sou um grande fã de Anthony Trollope e acho que ele não foi devidamente reconhecido por seu trabalho à sua época. É impressionante como a principal crítica contra ele é que ele escrevia muito e que isso poderia comprometer a qualidade de seu trabalho, quando na verdade sua popularidade era imensa e permanece assim até hoje, quase um século e meio depois.

De todas as obras de Trollope, minha favorita sempre foi Doctor Thorne e sua semi-sequência Framely Parsonage, então eu não fiquei nada surpreso quando Christopher Kelly e Ted Childs vieram a mim com a ideia de adaptar a primeira para a televisão. Eu certamente queria muito.

Fellowes falou também sobre o desafio de adaptar o livro, especialmente porque seu trabalho anterior não tinha uma base literária sólida:

Meu maior desafio foi retratar a ambiguidade do autor e os personagens – que não são nem todos bons e nem todos maus – para a telinha. Um dos exemplos disso é o personagem Sir Roger Scatcherd (de McShane). É uma criação que nos faz ter simpatia pelo imoral e até pelo criminoso até o limite, algo que até [Charles] Dieckens nunca sequer tentaria”.

Além disso, levar esses personagens literários para uma série de TV, onde eles precisam representar a si mesmos sem a voz novelesca do livro, é o principal desafio para uma adaptação. Felizmente nós soubemos montar um elenco maravilhoso com ótimos atores que sabem sublimar toda a informação que vem dos diálogos para a tela.

O resultado você confere esta noite às 22h no final de Doctor Thorne no Paramount Channel. Assista ao promo:

Bruno Carvalho
é crítico e especialista em TV, tradutor, advogado e fã de séries desde que foi fisgado por Friends em 1994 e hoje é o editor-chefe do site de séries mais seguido do Brasil! Contato: [email protected]
http://twitter.com/ligadoemserie

Categorias: Doctor Thorne, Entrevistas

Postado em: 27/06/2016 | 15:26