quarta-feira, março 27 2024

curbyour

O “não-cancelamento” de Curb Your Enthusiasm já estava virando uma espécie de lenda da TV moderna. Mesmo que tecnicamente não cancelada, era difícil imaginar que a comédia criada e estrelada por Larry David (Seinfeld) um dia retornaria ao ar. Teoricamente ela poderia, já que a HBO sempre afirmou que faria mais e tudo dependia da vontade do genioso criador.

“Eu fui embora, não fiz nada e retornei”

Disse o bem-humorado release para a imprensa enviado, que não detalhou elenco e/ou previsão de estreia. Curb Your Enthusiasm (no Brasil “Segura a Onda”) é uma comédia de improvisos e situações cômicas na mesma linha de Seinfeld, ou seja, sobre o “nada”.

Não contente em “apenas” ser o principal arquiteto do mega sucesso dos anos 90, Larry desenvolveu seu próprio show na HBO. Inicialmente concebida como um especial em que Larry interagia sem roteiros com um elenco de amigos e convidados, a produção acabou levando para a TV paga americana (mais flexível com relação a restrições) alguns temas e situações que não podiam ser exibidos em Seinfeld. De fato, ainda que Curb Your Enthusiasm seja fictícia, ela nada a braçadas no formato mockumentary, um “documentário humorístico”, pois Larry David interpreta Larry David, mas numa versão subversiva, comicamente intensificada e às vezes até absurda de si mesmo, não raramente incorporando, expondo e dramatizando elementos de sua vida em prol do humor.

curb-your-enthusiasm-larry-and-seinfeld-cast-wallpaper-2

Na 7ª temporada, por exemplo, a trama da série foi centrada nos preparativos do que seria o programa de “reunião” do elenco de Seinfeld na TV. Repleta de metalinguagem, sátiras ao meio e contando com todos os atores da famosa sitcom estrelada por Jerry Seinfeld, a temporada acabou marcando a volta definitiva daquele elenco num mesmo estúdio, e foi absolutamente brilhante. Maníaco-depressivo, azarado e intensamente inconformado com cada pequena “injustiça” do mundinho à sua volta, o Larry David da TV fez sucesso justamente por dizer em cena, sem qualquer pudor, aquilo que uma pessoa normal teria vontade de exprimir nas várias situações desconfortáveis e embaraçosas do dia-a-dia, mas seria incapaz pelas convenções sociais. Ele desfaz amizades, perde propostas de trabalho, briga com a esposa, mas nunca leva um desaforo para casa. Aliada a excelentes e afiadas atuações de humoristas de peso, Curb Your Enthusiasm é uma série infalível com o sempre divertido toque da técnica da improvisação, aqui aperfeiçoada por este gênio da comédia moderna.

Que bom que vai voltar!

2 comments

  1. que notícia maravilhosa! espero que não pare na nona.

Deixe um comentário