quinta-feira, março 28 2024

jessicajones

Jessica Jones foi sem dúvida uma das séries mais feministas dos últimos anos, com uma trama habitada por mulheres fortes e independentes, e um roteiro que aborda temas como estupro e abuso com sensibilidade e coragem. E esse empoderamento feminino também ocorrerá por trás das câmeras: a showrunner Melissa Rosenberg (Dexter, Crepúsculo) anunciou que todos os 13 episódios da segunda temporada serão dirigidos por diretoras femininas.

Essa notícia é bastante confortadora, considerando que, no último ano, menos de 18% dos episódios de televisão foram comandados por diretoras femininas. Entre os exemplos mais famosos de séries que só tiveram diretores masculinos (e caucasianos), encontra-se Fargo, It’s Always Sunny in Philadelphia e Stranger Things. Mesmo a atual vencedora do Emmy, Game of Thrones, não consegue fugir da armadilha, pois já está sem uma diretora ou roteirista feminina desde a quinta temporada.

Porém, Jessica Jones não é a primeira série que terá apenas mulheres no comando. O mesmo caso ocorreu com Queen Sugar, série de Ava DuVernay. Vale lembrar que no cinema, os futuros filmes da Mulher-Maravilha e da Capitã Marvel também serão dirigidos por mulheres.

Jessica Jones ainda não tem previsão de retorno à Netflix, mas isso provavelmente só ocorrerá em 2018, pois Punho de Ferro, Os Defensores e, talvez, O Justiceiro estrearão em 2017.

Deixe um comentário