quinta-feira, abril 18 2024

westworld6

Se você está acompanhando a melhor estreia do ano na TV, certamente já deve ter ficado intrigado com a natureza e a identidade do personagem de Ed Harris na trama de Westworld, não é mesmo? Surgindo aparentemente como um vilão, o chamado Homem de Preto diz ser alguém que não só conhece o parque há pelo menos 30 anos, mas que também teria nascido lá. E se essa parte por si só já levanta dúvidas (ele nasceu literalmente lá ou apenas descobriu quem era de verdade depois de ter começado a frequentar aquele lugar?), é a possibilidade de que sua identidade já possa nos ter sido revelada, de forma sutil, no segundo episódio da série que chama atenção.

A teoria que vem ganhando força é que o personagem William (feito pelo ator Jimmi Simpson) seria na verdade o Homem de Preto e que teríamos visto suas primeiras experiências com o parque justamente neste segundo episódio. A princípio a ideia pode parecer exagerada e sem sentido, mas basta rever o episódio para perceber que sua montagem não indica claramente que o personagem esteja exatamente no “presente” da história (podem reparar que a única personagem que já havíamos conhecido na estreia da série e com quem ele interage é Dolores que, como já ficou estabelecido, seria uma das anfitriãs mais antigas do parque).

westworld

Some-se a isso o fato de que William é claramente apresentado como alguém que poderia usar o parque como um instrumento catalisador que o levaria a um processo de auto descoberta e pronto: teríamos aí um bom candidato para preencher a ideia sustentada pelo Homem de Preto de que ele é alguém que nasceu ali. Outro ponto curioso que poderia sustentar essa hipótese: a escolha do chapéu branco reforçaria o conceito de alguém que entra “puro” no parque, mas que com o passar dos anos e a percepção de que algo sinistro pode estar acontecendo com os anfitriões, resolve agir para despertá-los das amarras corporativas que regem a atração. Além disso, algo que poderia evidenciar que William está no passado do parque surge quando ele sobe a escada rolante e vemos o logotipo de Westworld parecendo ser ligeiramente diferente do “atual”.

Sim, é bem verdade que o terceiro episódio pode jogar tudo isso por terra, mas como uma das forças de Westworld parece ser justamente sua capacidade de fomentar reflexões e interpretações que vão além do que uma primeira vista pode indicar, vale brincar de teorizar, certo?

Westworld é exibida todo domingo às 23h pela HBO.

37 comments

  1. Tem um outro detalhe tb. No primeiro ep, aquela equipe de segurança desce aos andares inferiores junto do Bernard, e passam por um saguão desativado com escadas rolantes que parece uma estação. Talvez seja a mesma estação que o Willian chega com o amigo dele, antes de se trocarem pra entrar no parque.

  2. Mas no caso ele fala do personagem mais novo que seria de outro tempo, ele de preto seria no presente da serie

  3. Também acho isso, só que els encontram outros hosts possivelmente antigos.Quando o william desce do trem, tropeça no mesmo grandalhão que o teddy e também a prostituta altona, que deve ser antiga pois está aprendendo gestos.

  4. Cara, bem notado! De primeiro eu só tinha notado no logotipo diferente!

  5. Cara, bem notado! De primeira eu só tinha notado o logotipo diferente na frente das escadas rolantes!

  6. Interessante, mas só não entendi uma coisa. Se o William é o Homem de Preto do presente, como ele mudou de rosto? Ele é humano até então, né?

  7. Essa cena é do presente. Acho que reforça ainda mais. Por que ele tem carta branca? Porque algo aconteceu a William há 30 anos e deram a ele total liberdade no parque como um “prêmio de consolação “

  8. Já pensei sobre isso… aí lembro dos índios que tem aparecido e do escalpe do Ed Harris. Tô imaginando um certo sofrimento para o Sr. William. Algo que exigiu uma plástica.

  9. Eu ainda não saquei qual é a desses escalpes que ele anda fazendo, kkk. Com certeza esse Homem de Preto é o maior enigma da série, nesse momento.

  10. Me pareceu tambem que quando a Dolores acorda no meio da madrugada e encontra a arma, ela esta seguindo orientações de alguem. Ela pergunta: é aqui? E so entao se abaixa para pegar a arma.
    Minha teoria é de que no primeiro episodio, quando vimos o homem de preto atacar a fazenda e leva la para o estabulo, ele acessa o hardware dela ou implanta algum tipo de chip…. O que parecia ser um estupro, pode na verdade ser algo com muito mais implicacoes na historia.

  11. “A princípio a ideia pode parecer exagerada e sem sentido, mas basta rever o episódio para perceber que sua montagem não indica claramente que o personagem esteja exatamente no “presente” da história (podem reparar que a única personagem que já havíamos conhecido na estreia da série e com quem ele interage é Dolores que, como já ficou estabelecido, seria uma das anfitriãs mais antigas do parque).”
    Acho que há um furo nessa ideia porque o Homem de Preto interage, no 1o episódio, com o Teddy e acaba matando-o…
    Algo que não considero propriamente uma tese para os rumos da série, mas gostaria que fosse assim, seria se o Anthony Hopkins fosse o único humano e todo o restante de sua equipe fosse de androides… Só supomos que a equipe dele é humana pq, intuitivamente, criamos essa impressão por eles n estarem no cenário criado pelo personagem do Hopkins…
    Agora uma outra curiosidade que acho que pode ser verdade: aquele menino com quem o Hopkins conversa, no 2o epi, tem tudo para ser uma representação do personagem do Hopkins quando este era criança… Reparem que eles parecem ter muito em comum… Inclusive qdo discutem sobre a ideia de tédio, com o Hopkins demonstrando muita similaridade com o tratamento que receberam dos pais… Se isso for verdade, poderemos saber mais sobre o próprio personagem do Hopkins…

  12. Mas Davi, lembra que no primeiro episódio, o Bernard mais alguns caras
    da segurança foram ver o que tava acontecendo naquele andar desativado
    (onde eles guardam os robôs defeituosos) e acabaram encontrando o chefe
    deles, dr. Ford? Ele tava conversando com um modelo antigo de anfitrião.
    Antigo mesmo, movimentos bem caricatos. Ali eles dão a entender que
    todos os anfitriões já foram assim e com o tempo foram sendo desativados
    e trocados por modelos mais humanos. Mas aí, mais lá no final, a gente
    fica sabendo que a Dolores é a mais antiga personagem do parque e que só
    não parece com aqueles modelos velhos porque foi sendo (não lembro o
    termo usado) “tunada”, modificada. No fim do segundo episódio, durante o
    esporro que o dr. Ford dá no “roteirista”, são mostradas imagens do
    William (que, segundo a teoria, seria o Man in Black) vê a Dolores e ela
    tá tipo normal, como a Dolores do “presente”. Alias, todos os
    anfitriões. Mas não sei, vamu esperar. :)

  13. Otima teoria!! Mas na historia do filme em que a serie se baseia, os protagonistas sao dois visitantes q procuram por sexo e aventura…

    Embora isso nao anula essa teoria, porque obviamente o homem de preto e humano, obviamente tem uma historia com dolores, frequenta o parque a 30 anos e parece ligeiramente com o william..sem contar nos detalhes como a rose ser uma das mais antigas do parque, o andar fechado q lembra muito com a entrada pro parque no 2o episodio, o homem de preto falar com ela e com outros robos com nostalgia..

  14. Eu tenho a mesma ideia, eles falaram que o último incidente aconteceu há 30 anos. Então provavelmente foi com ele, devido a isso a carta branca.

  15. Alguém sabe o nome da música que toca quando a narrativa reinicia ?

  16. perfeito, so tem uma coisa que discordo do texto…o william interage tb com a prostituta dos devaneios, que sonha tb, aquele no quarto com ele…nao so com dolores como uma anfitriã mais antiga…

  17. Jota, acredito que os movimentos mais robotizados e travadões daquele anfitrião não representam um movimento padrão da época dele. Acho que ele estava daquele jeito simplesmente pelo tempo de funcionamento. Já não estava mais 100%, foi uma peça descartada, ficou sem manutenção e daí a consequência foi o comportamento artificial e defeituoso que vimos.

  18. Sim, possivelmente esse msm grandalhão q esbarra no William esteja lá no parque todo esse tempo. E depois vemos um homem fardado anunciando um acontecimento na cidade, o que possivelmente foi a versão mais antiga daquele xerife q convidava para procurar um bandido nas montanhas. Mas eles são tão malandros que, no primeiro episódio, deram um jeito de se livrar do xerife, nos dando o benefício da dúvida de q o homem fardado está apenas substituindo e que não trata-se de um flashback.

  19. O que mais me incomoda nessa teoria é o fato do homem de preto acreditar na consciência dos anfitriões e provocar o “levante” na base da escrotidão. Eu sei que ainda vivemos a onda dos antiheróis, mas pera lá, estuprar uma das protagonistas pra “ajudar” ela a despertar?! Fala sério.

    Eu prefiro acreditar que tudo vai acontecer na base do vírus/”frase do Shakespeare”.

  20. Muito interessante. Ainda não vi o episódio 3, mas vendo o segundo eu comecei a imaginar justamente que a linha temporal do homem de preto não era a mesma da história corrente, mas sim algo do passado e não do futuro, como indica essa teoria.

    Primeiro porque a parte da cidade em que ele leva o homem que seria enforcado para encontrar a família parece ser ou um segundo cenário, uma espécie de vilarejo afastado do cenário da rua principal onde os convidados desembarcam do trem, ou mesmo uma versão antiga dessa rua principal, o que poderia indicar que ele está no passado. O outro detalhe é que antes dele matar todo mundo nessa cena, aparecem dois homens da equipe monitorando seus passos e um deles diz que há um convidado que já matou muitos, questionando se não devia detê-lo. Esses dois homens parecem ser versões jovens do Dr. Robert Ford (Anthony Hopkings) (olhos azuis) e de Bernard Lowe (Jeffrey Wright) (negro, barba e óculos quase iguais). Esse mesmo “Jovem Dr. Robert Ford” é o mesmo cara que dá ordem para fazerem o recall em Maeve mais tarde.

    https://uploads.disquscdn.com/images/ba23b80e0aeb28b4fb6c32108d8e751fb1fb41e2079cf13d8f0a0ba9f0f22556.jpg

    Enfim, com certeza tem algum furo nisso que eu deixei passar, e pode ser tudo coincidência, mas me pareceu curioso.

  21. Eu tenho ele nos favoritos só que dei uma pesquisa e ele só mostra duas músicas que não é a que eu quero ( acho que faz parte da sound track da série )

  22. Vc ta falando da cena do galpão com a Dolores no primeiro episódio? Pode não ter acontecido o que imaginamos. Ele pode ter feito algum tipo de modificação no sistema dela naquele momento. O aparente “estupro” pode ter sido um modo de disfarçar para as câmeras de vigilância do parque.

  23. Uma possibilidade….dolores escapou da narrativa, talvez não seja “limpa” naquela noite e viva a tal aventura com o william…..e se o home de preto sofreu algum acidente no passado talvez seja por isso que tem autorização para tudo.

  24. Esses índios são do plot não aprovado, tem tudo a ver com a história daquela personagem asquerosa que Ford negou o roteiro. Então a parte dos índios seria um flash do futuro em que aprovam a história do cara.

  25. Ainda tem a cena do 5º episódio em que Wilian conversa com o Logan, e falam que na criação do parque o dono e seu sócio se desentenderam e um morreu. Como isso seria possível, visto que o próprio homem de preto havia dito que no incidente do passado ele estava presente e participou impedindo que Arnold levasse tudo pro saco. Não são a mesma pessoa.

  26. provavelmente o amigo dele morreu em alguma situação à 30 anos

  27. Mas você ta esquecendo que ele cita a sua participação em relação ao incidente do passado, pra mim ele estaria dizendo sobre impedir a dolores, já que vemos que ela tem interesse em chegar ao labirinto, talvez no passado William(Homem de Preto) impede a dolores de destruir o parque, por isso quando a Dolores pergunta ao ford se eles são velhos amigos, o ford diz que não diria amigos, pra mim o homem de preto(William) impediu a consciência do Arnold dentro da dolores e talvez a série possa mostrar tudo isso na linha do tempo do William, é confuso mas faz todo sentido, já que o quinto episódios vemos o lawrence duas vezes, logo após ele morrer para dar sangue ao Teddy, acho que a HBO quis deixar esse suspense de que talvez a série mostra duas linhas de tempo, a de 30 anos atrás e a atual, o que é fantástico, essa série é incrível.

  28. Não sei…
    Veja, o que leva Dolores a se encontrar com William? É quando ela é atacada mais uma vez em sua casa e mata aquele cara no celeiro, certo? Ela sai assustada e encontra o Willian. Veja, quando ela sofre esse ataque o pai já fora substituído (pelo defeito no 1º episódio). Inclusive ela olha para o seu pai atual morto no chão e lembra do outro (que foi trocado). Agora Lembre-se que quando o outro pai teve o defeito e foi trocado, estava na linha do tempo atual (com Bernard e Ford já velho), inclusive Bernard fala que durante seu tempo de trabalho na empresa, por dez anos, aquele anfitrião já tinha sido sheriff, professor, etc. Um lapso de 30 anos, por enquanto, está difícil de entender nesse cenário…

  29. E nesse episódio ( acho que o quinto ou sexto) quando ela entra no trem com o William ( talvez Homem de Preto) ela olha pro caixão vê o símbolo do labirinto, fala alguma coisa e a câmera se afasta, e então o William e cara que estavam com eles desapareceram. Achei muito estranho.

  30. Ele é ou era sócio e cunhado de Logan quando Logan morreu no incidente do parque ele herdou a parte do parque que era dele e por isso pode fazer o que quiser.

  31. Sim, eu reparei nisso tb. Repare que acontece a mesma coisa com a Dolores lá no cemitério. A câmera abre e mostra só ela, daí do nada aparece Willian e o logan com os cavalos. Isso embasa a tese que é tudo lembrança da Dolores dos lugares que ela percorreu com Willian no passado e que ela está indo no labirinto sozinha no presente

Deixe um comentário