sexta-feira, abril 19 2024

westworld103b

Dentre os mistérios e perguntas que Westworld nos apresentou em sua primeira metade, um ponto que certamente desperta boa dose de curiosidade diz respeito à mecânica do parque. Afinal, como ele funciona exatamente? Existem regras específicas de quando e como o staff da Delos entra no local para realizar a manutenção? Sabemos que o visitante pode ficar no máximo 28 dias dentro do parque, mas há algum limite de tempo para ter a companhia dos mesmos anfitriões nesse período? Aliás, por falar nos anfitriões: será que pode existir mais de uma cópia do mesmo personagem ali?

Com essas boas dúvidas em mente, o IGN listou sete pontos que a série ainda pode ou não explorar para tentar esclarecer algumas questões sobre como funciona o parque de Westworld.

Jogador X Jogador

Visitantes podem matar anfitriões, mas o que os impede de ferir gravemente ou mesmo de matar outro visitante? Talvez não com balas – já que as armas usam um tipo de munição que teriam efeito de tiros de paintball em humanos -, mas há diversas facas e objetos pontiagudos espalhados que os visitantes em tese podem usar. O Homem de Preto, por exemplo, chegou a ameaçar o pescoço de outro visitante num determinado momento e dá para imaginar que discussões parecidas podem acontecer o tempo todo, portanto quais seriam (se é que existem) os mecanismos que impediriam um ato de violência de um jogador contra outro?

O Looping do looping

Os anfitriões são programados para agir de uma determinada maneira num looping diário, mas os visitantes podem interromper esses loopings ao interagirem com eles fazendo com que os acompanhem em aventuras paralelas. Mas se nenhum visitante interagir com eles e o anfitrião continuar preso em seu looping, será que os visitantes que ficam no parque por mais tempo não perceberiam a repetição desses loopings? Se sim, será que isso afetaria a experiência imersiva ou será que o time de Controles do parque toma medidas para garantir que os visitantes não vejam as mesmas rotinas se repetindo? E caso afete, já não seria isso parte do “pacote”, assim como ocorre quando se visita um parque da Disney, por exemplo?

Multiplicidade

Falando em loopings, o que acontece quando alguém embarca numa aventura mais alongada com um anfitrião como, por exemplo, sair com Teddy por alguns dias? Será que isso impediria qualquer outro visitante de ter acesso à história do Teddy mesmo que a pessoa já a conheça de uma visita anterior? Ou será que existe mais de uma versão de cada anfitrião colocada na cidade assim que um deles se afasta por mais tempo? Ter clones de anfitriões faria sentido nesse contexto, mas por outro lado ter mais de uma versão de um anfitrião poderia representar um risco de ter duas cópias se encontrando o que poderia potencialmente gerar confusão entre os envolvidos.

A Fronteira Final

Quão grande é o parque Westworld e exatamente quão intenso ele fica à medida em que se vai mais longe? Sabemos que Sweetwater, a cidade que todos os visitantes conhecem quando chegam, representa o nível mais básico do parque, mas quão pervertidas as coisas podem realmente ficar? No episódio 5, ao irem atrás do easter egg “El Lazo”, Logan e William chegaram à Pariah onde algumas festinhas tipo De Olhos Bem Fechados (sim, o último filme de Kubrick) acontecem. Será que há coisas ainda mais intensas depois disso? O que mais existe por lá e que surpresas o final do parque poderia reservar? Será que existe algo parecido com o Show de Truman?

Passe Livre

Quais são os tipos de pacotes oferecidos pelo parque? O Homem de Preto, ao que tudo indica, tem um passe livre, o que significa que ele pode ficar lá dentro quanto tempo quiser e fazer o que bem entender. Contudo, ele parece ser o único com essa liberdade até aqui. Todos os demais visitantes parecem pagar a tarifa padrão e ter o mesmo tipo de acesso, mas será que é assim mesmo? Será que existem pacotes de família que excluem atrações violentas, por exemplo? Será que existe algum ingresso que só dê acesso à cidade de Sweetwater? E mais: será que existe um programa de fidelidade que permita ganhar upgrades, de repente?

A moeda local

Será que o visitante ganha dinheiro de verdade ao capturar procurados? Se sim, isso por si só já poderia fomentar no visitante o desejo de se tornar um vigilante, certo? Agora, se o dinheiro não for verdadeiro, então estaríamos falando apenas de uma moeda que serviria como souvenir pro visitante. Ou será que o visitante poderia simplesmente usar esse dinheiro falso para comprar coisas nas “lojas” do parque?

A manutenção

Quando exatamente o staff da Delos limpa tudo dando reinício aos loopings? Os visitantes, até onde sabemos, não parecem ter que respeitar qualquer tipo de toque de recolher que os impeça de ficar vagando durante a noite, portanto como a equipe de limpeza sabe exatamente quando entrar num determinado cenário? Considerando que Maeve já ficou afetada o bastante por ter visto um dos funcionários da Delos vestido com aqueles trajes de limpeza, dá para imaginar que um visitante, interessado em manter a integridade da experiência imersiva, também não gostaria de ver ninguém dessas equipes de manutenção.

E para encerrar a última – e talvez mais importante – questão sobre tudo isso: ter as respostas para essas dúvidas seria realmente fundamental a ponto de afetar diretamente nossa experiência enquanto espectadores?

Westworld é exibida todo domingo à meia noite pela HBO

5 comments

  1. Otimas questões, pq fico me perguntando o fato da Dolores ter se afastado e muito do seu ciclo, o looping se reinicia ou existe um tempo X p ela voltar e reinicia-lo?
    Cara, minha mente buga kk

  2. “O Rodrigo talvez não. É que tem outras… portas [na série], que eu não posso falar agora,

    foi de uma entrevista
    mas lenha na fogueira

  3. Naquelas cenas que a Dolores sai numa aventura com os dois carinhas lá, em vários momentos ela é retirada do cenário para conversar com a equipe e depois acorda no mesmo local onde estava antes, como se nada tivesse acontecido. Como é que os carinhas não perceberam? Ou a equipe realmente entra no sonho dela? Essa dúvida está me matando.

  4. Pelo que entendi aquelas cenas eram memorias dela conversando com Arnold, e como ela estava confusa as cenas também vieram para nos confundir fazendo-nos pensar que está tudo ocorrendo naquele momento. São poucas as cenas que se passam no “presente” com ela conversando com a equipe

Deixe um comentário