Séries:

Crítica | This is Us foi a melhor estreia de 2016 na TV aberta!

Este ano a NBC surpreendeu com a melhor comédia e com o melhor drama da Fall Season, leia a crítica dopiloto que já postamosThis is Us é a prova irrefutável de que um bom roteiro aliado a boas atuações resulta numa excelente série. Mas esta não é apenas a história de uma família como já vimos inúmeras vezes na TV. This is Us representa um grande avanço em termos narrativos, que evidencia que o público de séries está mais sofisticado. Isso porque esta criação de Dan Fogelman (Galavant) adota uma estrutura não-linear aliando flashbacksflashforwards de forma orgânica. Não estamos falando do que vimos em LOST, por exemplo, que mostrava suas idas e vindas com efeitos sonoros, embora esta série tenha contribuído significativamente para que este recurso seja mais difundido.

thisisus

Aqui, a montagem da série adota um papel de quase-protagonista, pois faz uma costura no tempo para contar uma única história, que ainda é repleta de temas relevantes (aceitação, racismo, resiliência…). Assim, não raro vemos um salto de décadas – pra frente e pra trás – ou apenas de alguns meses (e a série jamais usa placas indicativas para explicar isso). Confesso que quando vi o personagem de Sterling K Brown (excelente) empacotando os pertences do pai, rapidamente me questionei: “quando ele morreu, será que me distraí?”, para depois perceber que aquilo nada mais é do que um rápido relance do futuro para a série passar uma mensagem em determinado capítulo. E não se trata de um “spoiler”: o personagem está com câncer terminal e ele vai morrer uma hora ou outra, essa é a vida. Se isso acontece em 1 mês ou 10 anos não importa, o que importa é que temos uma emocionante história sendo contada de forma brilhante e sem precedentes na TV, embora não tenha nada de mais.

Infelizmente ela segue, por enquanto, sem canal no Brasil.

Bruno Carvalho
é crítico e especialista em TV, tradutor, advogado e fã de séries desde que foi fisgado por Friends em 1994 e hoje é o editor-chefe do site de séries mais seguido do Brasil! Contato: contato@ligadoemserie.com.br
http://twitter.com/ligadoemserie

Categorias: Críticas, This is Us

Postado em: 12/12/2016 | 10:01

  • Marta Brod

    Eu tô apaixonada por essa série. A fotografia é incrível e esse cast perfeito 💜