quinta-feira, março 28 2024

Falta pouco. No dia 1 de janeiro de 2017 – exatamente um ano depois do último e excelente episódio inédito de Sherlock -, voltaremos às aventuras cercadas de mistérios do icônico personagem de Sir Arthur Conan Doyle na visão moderna de Steven Moffat e Mark Gatiss. Os detalhes da trama da quarta (e última?) temporada da série são escassos, mas as poucas informações divulgadas sobre os três episódios podem dar pequenas, porém boas dicas do que veremos.

O que sabemos dos episódios

The Six Thatchers, título do primeiro episódio, vai ao ar por volta das 20:30 de domingo, 1 de janeiro, na Inglaterra (18:30 no horário de Brasília) e provavelmente é inspirado em Os Seis Bustos de Napoleão (The Adventure Of The Six Napoleons no original) que é uma história envolvendo a investigação de um criminoso que destruía bustos do líder francês na busca por uma pérola muito valiosa. Uma das mudanças aqui, portanto, seria a alusão à dama de ferro, Margareth Thatcher.

– O segundo episódio, chamado The Lying Detective, será exibido no domingo, 8 de janeiro, e pode ter buscado no conto O Detetive Moribundo (The Dying Detective) sua inspiração. Nesse conto, Sherlock simula estar doente (enganando até Watson) para conseguir a confissão de um criminoso chamado Culverton Smith.

– Já o terceiro e último episódio da temporada tem o curioso título The Final Problem e isso é tudo que sabemos dele além do fato de que na Inglaterra ele será exibido em alguns Cinemas selecionados em sessão única (que trará conteúdo extra) no dia 15 de janeiro, mesmo dia que a BBC exibirá o season (series?) finale por lá.

Outros detalhes e especulações

– Moriarty pode reaparecer, como o desfecho do episódio especial sugeria e esse trailer também? Talvez sim, talvez não, mas um vilão já tem presença garantida na temporada: Toby Jones aparecerá como Culverton Smith, personagem do conto O Detetive Moribundo.

– Em entrevistas, tanto Cumberbatch quanto Moffat falam em uma temporada com obrigatórias doses de diversão, mas também bem mais sombria que as anteriores. “Certamente veremos os personagens passando por dificuldades e encarando um turbilhão de emoções novas”, comentou Moffat para a EW.

– Durante a Comic Con desse ano, Mark Gatiss publicou uma foto em seu twitter tirada com Tom Hiddleston (sim, o Loki dos filmes da Marvel) e como descrição do encontro escreveu simplesmente “Blud”. O termo blud, como algumas pessoas rapidamente lembraram, é a forma como Sherlock se refere a Mycroft (feito pelo próprio Gatiss) na série e com base nisso, abriu-se a especulação: será que Hiddleston fará uma participação especial na série como mais um  dos irmãos Holmes?

Chega logo, domingo!

Deixe um comentário