Séries:

Westworld e o mistério da foto da noiva de William

No começo do mês, chegou ao fim a primeira temporada de Westworld e podemos dizer que a série foi uma das melhores surpresas do ano. É claro que já podíamos antecipar a qualidade dessa nova produção da HBO, pois, além de reunir um belo elenco, tem Jonathan Nolan entre seus criadores e roteiristas (que também escreveu os argumentos / roteiros de Amnésia, O Grande Truque e Interestelar, filmes dirigidos pelo irmão Christopher), é produzida e co-criada por ninguém menos que J.J. Abrams e é baseada no filme homônimo de 1973 que foi inspirado em uma história de Michael Crichton (sim, aquele que criou Jurassic Park). Porém, entre reunir os melhores recursos e entregar um produto de qualidade, que cumpre as expectativas de um público, existe um looongo caminho.

E qualidade foi o que não faltou em Westworld: a produção foi de primeira, com uma bela direção de arte e efeitos visuais, roteiro redondinho, trilha maravilhosa, elenco afiado e, acima de tudo, um enredo envolvente, capaz de criar aquilo que muitas séries tentam e nem sempre conseguem: uma sólida base de fãs. Além de uma eficiente criação de mundo, recurso narrativo fundamental para o engajamento do público, um dos principais acertos da série foi saber dosar as respostas para seus mistérios, amarrando muitas pontas e deixando apenas alguns ganchos (com bom potencial) para serem desenvolvidos na próxima temporada.

Mas a série também soube trabalhar fora de cena, promovendo algumas ações que mostraram aos fãs que a produção está atenta às suas práticas de consumo, sabendo aproveitar as oportunidades de ter um público envolvido em desvendar os mistérios da série, criar teorias, analisar cenas e muito mais. O site da Delos, por exemplo, aparece com “problemas técnicos”, e fãs atentos já identificaram ali uma pista de que a personagem Elsie estaria viva no parque.

Após o finale, o site Discover Westworld também alterou as atividades da anfitriã virtual Aeden, permitindo que os fãs fizessem perguntas e recebessem algumas dicas sobre o enredo.

Recentemente, uma teoria deu uma sacudida na internet: um fã atento encontrou em um site de banco de imagens a foto da noiva de William utilizada na série, aquela que foi perdida no parque e posteriormente encontrada pelo pai de Dolores, desencadeando a sua desativação. Descobriu-se então que aquela moça é Claire Unabia, uma participante do ciclo 10 de America’s Next Top Model e, a partir disso, o Buzzfeed levantou duas hipóteses:

  1. Que a produção da série precisou de uma foto qualquer de uma mulher para ser usada na série e representar a noiva de William, então escolheram essa (o que indica que a personagem não deverá ser abordada com mais destaque).
  2. Que a produção criou a conta no banco de imagens para alimentar as teorias dos fãs (importante ressaltar que Jonathan Nolan e Lisa Joy já revelaram ser familiarizados com a cultura de fãs e que a série tem investido em estratégias diferenciadas de marketing digital).

Ficou confuso? A gente explica uns fatos curiosos envolvendo essa imagem.

Em primeiro lugar, vamos relembrar o momento do episódio 9 em que o sobrenome de Arnold foi confirmado como sendo Weber (a teoria de que Bernard Lowe era um anagrama para Arnold Weber ganhou destaque na internet). Agora, vamos voltar à imagem da noiva de William / participante de America’s Next Top Model. Repararam o nome do fotógrafo? Erik Von Weber

Pode ser tudo apenas uma coincidência? Claro! Porém, vamos dar uma olhada em outras imagens creditadas a esse fotógrafo, conforme identificadas por um usuário do Reddit.

E se vocês visitarem a galeria de imagens do fotógrafo, vão encontrar outro tipo de personagem curioso: samurais.


E agora? Continuam achando tudo uma grande coincidência ou entraram para o time que acredita que foi tudo planejado pela produção da série?

Por enquanto, é tudo especulação. Mas uma coisa é certa: para os fãs de Westworld, também está sendo bem divertido acompanhar os desdobramentos da série na internet.

Ana Bandeira
É publicitária nas horas em que não está vendo séries e autora convidada do Ligado em Série.

Postado em: 19/12/2016 | 11:01

  • ♚ Lena

    Fantástica essa teoria!