Séries:

Globo: deixe outro canal aberto exibir o Oscar!

Lembro quando, ainda pequeno, assistia à cerimônia do Oscar na TV aberta através do SBT. Durante vários anos os direitos foram pra lá e pra cá, mas sempre passava em algum lugar, mesmo com aquela tradução simultânea obrigatória. Há alguns anos, porém, a Globo mantém uma prática incoerente e que desrespeita o seu espectador. Sistematicamente a premiação da Academia cai em domingos de eliminação de Big Brother ou Carnaval – duas prioridades para a vênus platinada – e o inevitável ocorre: ela sempre atrasa a transmissão ao vivo, tirando todo o propósito da própria premiação.

Esse ano, porém, ela sequer vai se dar ao trabalho de realizar a transmissão ao vivo. Quem não tem TV paga simplesmente não vai poder assistir ao Oscar no domingo. A Globo vai retalhar a premiação como faz com filmes e séries licenciados e passar na segunda-feira de Carnaval à tarde como um especial apresentado por Miguel Falabela.

Os direitos de transmissão custam dinheiro. Ela teve que comprá-los da Academia. Comprar pra não exibir, então, é uma prática ridícula. Por que ela não simplesmente larga esse osso e deixa outro canal fazer as honras, já que claramente isso não é uma prioridade pra ela? O motivo? Grana.

Mesmo com a transmissão fria, ou seja, quando não haverá nenhuma surpresa sobre quem ganhou, a emissora carioca ainda consegue vender cotas de patrocínio. E como é dinheiro que determina tudo, somente quem pode pagar TV conseguirá assistir à premiação mais tradicional do cinema.

Pelo menos na TV paga os direitos são da TNT, que sempre faz um bom trabalho e com direito à uma cobertura decente.

Deixe outra emissora passar isso, Globo.

Bruno Carvalho
é crítico e especialista em TV, tradutor, advogado e fã de séries desde que foi fisgado por Friends em 1994 e hoje é o editor-chefe do site de séries mais seguido do Brasil! Contato: [email protected]
http://twitter.com/ligadoemserie

Categorias: Críticas, Oscar

Postado em: 04/02/2017 | 21:26

  • Carlos Júnior

    Boa, concordo em tudo, já basta os comentaristas que a globo coloca nas transmissões, e agora nem vamos poder acompanhar a cerimônia no dia, fala sério globo.

  • Guto

    Não sou capaz de opinar.

  • Eduardo Silva

    Único que era bom veio a falecer que era o José Wilker; mas depois dele ninguém foi capaz disso!

  • Bruno Xavier

    É infelizmente é uma prática ridícula do canal, deveria haver alguma clausulá contratual que proibisse tal forma de exibição. Lembro-me também das tramissões feitas pelo SBT, não só do Oscar como também do Grammy Latino.

  • Luis Fernando

    kkkkkkkkkkkkkk

  • Luis Fernando

    A Globo é um canal tosco, assim como todos da tv aberta.

  • RGT Who?

  • Morgana Nascimento

    Concordo com tudo!!
    Lembro que o SBT além de transmitir ao vivo com tradução simultânea também reprisava em outro dia com legendas.

  • Reginaldo Marcelo

    Olá. Acho que você está equivocado quanto ao fato da Globo comprar os direitos do Oscar. Na verdade, ela ganha este direito de transmissão de “brinde” com o pacote de filmes que ela negocia com a Disney. (Os direitos de transmissão fora dos EUA pertencem a Disney). Por isto, não custa um centavo sequer a ela.

  • Olá, não estou equivocado.