sábado, abril 20 2024

O que deveria ser apenas um Upfront das novidades da Netflix para o primeiro semestre de 2017 acabou virando algo muito maior e mais significativo. Afinal, a quantidade de produções originais que estão pra estrear, além das renovações e anúncios de data, é absurda, inigualável e, francamente, hoje insuperável. Não há nenhum outro veículo no mundo trabalhando e lançando tantos projetos únicos e diferentes quanto a Netflix e isso, por si só, é um feito notável.

Nunca haverá TV demais

Isso aliás, foi o tema do primeiro painel aqui em Nova York, no evento exclusivo para falar de televisão e séries em que a gigante do streaming convidou representantes da imprensa do mundo inteiro. O apresentador Bill Nye e Todd Yellin, VP de Produtos da empresa, ponderaram que não existe isso de “TV demais” e que a Netflix não está no ramo de fazer uma programação linear que agrade uma maioria. Pelo contrário, ela quer fazer programas, séries e filmes diferentes entre si e que – juntos – conseguem atingir um número maior de pessoas com os mais variados gostos.

Eles explicaram também como o algoritmo da Netflix mapeia uma rede de preferências similares e, com isso, otimiza linearmente a plataforma para pessoas com os mesmos gostos, dedes uma dona de casa em São Paulo a um estudante na Alemanha: tem conteúdo pra todos.

Atreva-se a ser diferente

O evento contou com diversos paines, alguns temáticos e outros específicos sobre determinadas séries, resultado de uma curadoria excelente e um time invejável de talentos de séries que são únicas em sua natureza e que raramente veríamos na TV linear. Vimos aqui: Uzo Aduba e Danielle Brooks (Orange is the New Black), Jamie Clayton (Sense8), Paul Rust e Gillian Jacobs (Love), Michael Bolton (Michael Bolton’s Super Sexy Valentine Day’s Special), Timothy Olyphant e Drew Barrymore (Santa Clarita Diet), Brit Marling (The OA), Jessica Henwick (Iron Fist), Kate Del Castillo (Ingobernable), Charlize Theron, Brit Robertson e Sophia Amoruso (Girlboss), Selena Gomez, Dylan Minnette e Katherine Langford (13 Reasons Why) e Julie Andrews (Julie’s Greenroom), entre outros.

Diversidade e liberdade

Em todos os debates um tema era comum: diversidade e liberdade criativa. Criadores, atores e atrizes ressaltaram a variedade artística, cultural e racial que as atrações da Netflix permitem. Para eles, é um mundo sem as regras e amarras da televisão tradicional: não há pilotos para aprovação, audiência, censura de linguagem ou gráfica. Muitos ainda se pegam maravilhados de verem projetos anteriormente rejeitados em redes abertas ou fechados simplesmente aprovados.

Brit Marling, de The OA, disse que tudo que ela sempre quis fazer com uma série, conseguiu fazer: “Não temos a obrigação de manter determinado personagem como o protagonista porque ele testa bem com determinado target demográfico. Se eu quiser colocar os créditos do episódio no minuto 50, eles ficam animados”.

Mulheres fortes em tela

Aliás, as mulheres que se destacam na plataforma ressaltaram o empoderamento que a Netflix permite às suas criadoras e talentos on screen trazendo a verdadeira representatividade feminina e reequilibrando uma conta que nunca esteve favorável às mulheres no entretenimento. De fato, a Netflix está milhas à frente nesse quesito, enquanto as TVs tradicionais somente agora começam a se preocupar.

Foi um dia memorável e sem precedentes, pois não consigo me recordar – em 10 anos cobrindo TV – de um canal, emissora ou empresa ter lançado tantos produtos e anunciado tanta coisa de uma só vez. Eis a quantidade de histórias que publicamos só nesta tarde:

Bill Nye Saves the World é a nova série de ciência da Netflix

Netflix anuncia a data da 5ª temporada de Orange is the New Black!

Love é renovada para a terceira temporada!

Chef’s Table retorna para a 3ª temporada na Netflix

Conheça Anne, a nova série mirim da Netflix baseada em best-seller!

Girlboss: série da Netflix sobre a fundadora da NastyGal ganha teaser

Netflix anuncia a data de estreia da série satírica Dear White People

Netflix divulga as primeiras imagens de 13 Reasons Why!

Netflix acaba de renovar The OA para a segunda temporada!

Julie’s Greenroom traz Julie Andrews em adorável série infantil

Vibradores anunciam o retorno de Grace and Frankie na Netflix!

Castlevania vai virar série animada na Netflix!

Coleen Wing é destaque em vídeo inédito de Punho de Ferro!

Casting JonBenét: série da Netflix abordará lendário infanticídio nunca resolvido

Eu viajei a Nova York a convite da Netflix.

Deixe um comentário