quarta-feira, abril 17 2024

Acontece hoje a cerimônia dos Academy Awards 2017, ou simplesmente Oscar, a partir das 22h30, com transmissão no Brasil ao vivo pela TNT, com apresentação de Jimmy Kimmel. Assim sendo, chegou a hora de realizar as minhas tradicionais previsões finais sobre quais serão os vencedores.

A premiação do ano anterior foi uma das mais imprevisíveis, com as atenções divididas entre Spotlight, A Grande Aposta e O Regresso. Infelizmente, receio que a cerimônia desse ano está tão previsível que corre o risco de soar aborrecida. Das categorias principais, a única que ainda pode nos surpreender nessa noite é Ator, com uma disputa entre Casey Affleck e Denzel Washington. Em compensação, ficou óbvio desde o início da temporada de prêmios que La La Land irá vencer em quase tudo no qual foi indicado, e o mesmo pode ser dito sobre as vitórias de Mahershala Ali e Viola Davis em Coadjuvante.

Mais uma vez, devo ressaltar, que essas apostas serão feitas baseadas nas premiações dos sindicatos, que são os principais termômetros: PGA, DGA, WGA e SAG (e não, Golden Globes, não é parâmetro para nada).

Melhor Filme

Quem vai vencer: La La Land

Quem pode surpreender: Moonlight (mas isso é MUITO improvável)

Explicando a escolha: La La Land foi o grande favorito desde o início da temporada de premiações, e isso não mudou. O filme ganhou o PGA, DGA e várias outras premiações menores. Além disso, é um filme simpático e impossível de causar rejeição no espectador, algo que a Academia ama. Só um milagre o impedirá de levar a estatueta nesse domingo. No máximo, pode-se dizer que a polêmica levantada pelo Oscar So White no ano passado pode estar dando alguns votos para Moonlight, mas receio que sejam bem poucos.

Quem deveria vencer: A Chegada

Melhor Diretor

Quem vai vencer: Damien Chazelle

Quem pode surpreender: Barry Jenkins (o que também é improvável)

Explicando a escolha: Conforme dito anteriormente, La La Land é o grande favorito desde o início e, além disso, Chazelle venceu o DGA, o sindicato de Diretores. Sua vitória já está garantida.

Quem deveria vencer: Denis Villeneuve

Melhor Ator

Quem vai vencer: Casey Affleck

Quem pode surpreender: Denzel Washington

Explicando a escolha: De todas as categorias principais, essa é a única incerta. Casey Affleck era o favorito desde o início da temporada de premiações, e venceu diversos prêmios. Porém, a imprensa e boa parte do público nas redes sociais (incluindo a atriz Constance Wu) reacendeu a polêmica em torno do fato de Affleck ter sido acusado de cometer assédio sexual contra duas colegas de trabalho há alguns anos (e os detalhes do caso são perturbadores, para dizer o mínimo). Isso, somado com o fato de Affleck não ser exatamente uma simpatia de pessoa em entrevistas e permanecer na defensiva em relação ao caso, além da atual situação do mundo (onde temos o misógino Trump como presidente dos EUA, e a indústria de cinema o odeia) deve estar fazendo com que muitos votantes da Academia hesitem em votar nele (prestaram atenção na cara que a Brie Larson fez nos Golden Globes quando ela deu o prêmio para Affleck?). A prova de que isso deve estar acontecendo é o fato do SAG ter premiado o veterano Denzel Washington, que já venceu dois Oscars e é bem mais popular (e seria constrangedor para a Academia se, após toda a polêmica do Oscar So White, as únicas vitórias de candidatos negros nesse ano ocorrerem justamente na categoria de “Coadjuvantes”). Assim sendo, Washington pode nos surpreender nesse domingo, mas ainda aposto em Affleck (é só lembrar que Mel Gibson, conhecido pelo seu alcoolismo, abuso contra mulheres e antissemitismo, está entre os indicados de Melhor Diretor). E se Ryan Gosling vencer, aí ficará provado que a Academia ficou mesmo obcecada por La La Land.

Quem deveria vencer: Casey Affleck é um ser humano horrível, mas devo reconhecer que o Oscar foi feito para julgar a qualidade do trabalho dos indicados, e não o seu caráter (ou falta de). Assim sendo, eu votaria nele pelo seu belíssimo desempenho em Manchester à Beira-Mar. Mas todos os candidatos dessa categoria são excelentes, então eu ficaria feliz com a vitória de qualquer um.

Melhor Atriz

Quem vai vencer: Emma Stone

Quem pode surpreender: Isabelle Huppert

Explicando a escolha: Quando a temporada começou, o favoritismo estava dividido entre Emma Stone, Natalie Portman e Isabelle Huppert. Eu suponho que a frieza (intencional) do filme de Portman acabou causando sua esnobada pela Academia, sendo lembrado apenas em Atriz, Figurino e Trilha (e o fato da atriz já ter ganhado o Oscar em 2011 por Cisne Negro piora sua situação). Já Isabelle Huppert é uma veterana admirada pela indústria que recebeu sua primeira indicação. Em circunstâncias normais, seria a favorita indiscutível, mas ela nem foi indicada ao SAG e o seu filme é MUITO polêmico (e ficou de fora da categoria Filme Estrangeiro). O que nos leva à Emma Stone, que dá um show de simpatia do início ao fim, ganhou o SAG, e é claro, é beneficiada pelo fato de todos terem amado La La Land. Eu creio que é uma repetição do que vimos no Oscar 2013: a disputa principal entre a atriz americana jovem (Jennifer Lawrence e Emma Stone) contra a atriz estrangeira veterana (Emmanuele Riva, Isabelle Huppert). E receio que o resultado será o mesmo que foi naquela ocasião.

Quem deveria vencer: Já que esnobaram Amy Adams, voto em Isabelle Huppert.

Melhor Ator Coadjuvante

Quem vai vencer: Mahershala Ali

Quem pode surpreender: Dev Patel (mas é improvável)

Explicando a escolha: Mahershala Ali venceu tudo desde o início das premiações, e não perderá a sorte justamente agora (e sua vitória também funciona como prêmio de consolação para Moonlight).

Quem deveria vencer: Michael Shannon.

Melhor Atriz Coadjuvante

Quem vai vencer: Viola Davis

Quem pode surpreender: Michelle Williams (mas é quase impossível)

Explicando a escolha: Preciso dizer algo? Viola Davis é uma atriz incrível que já devia ter vencido há anos, fez um discurso poderoso ao vencer o Emmy há alguns anos, e é a favorita desde o início.

Quem deveria vencer: Michelle Williams

Melhor Roteiro Original

Quem vai vencer: Manchester a Beira-mar

Quem pode surpreender: La La Land

Explicando a escolha: Ok, vamos ser sinceros: até mesmo quem amou La La Land (e só para deixar claro, eu gostei bastante) tem que admitir que o roteiro não tem nada de original ou brilhante, e que o filme é ótimo por causa de sua direção e de seu elenco. Assim sendo, aposto em Manchester a Beira-Mar, que funcionará como prêmio de consolação (junto com a vitória de Affleck).

Quem deveria vencer: O Lagosta, que faz jus mesmo ao título “Original”.

Melhor Roteiro Adaptado

Quem vai vencer: Moonlight

Quem pode surpreender: A Chegada

Explicando a escolha: Moonlight, porque é o principal rival de La La Land, venceu o WGA (na categoria de Roteiro Original, vale ressaltar) e serviria como prêmio de consolação (junto com Ator Coadjuvante). Essa última lógica também se aplicaria à Chegada e Estrelas Além do Tempo, mas isso não deve acontecer.

Quem deveria vencer: A Chegada

Melhor Filme de Animação

Quem vai vencer: Zootopia

Quem pode surpreender: Kubo e as Cordas Mágicas

Explicando a escolha: Nesse ano não temos Pixar, mas em compensação temos dois longas da Disney: Zootopia e Moana. Isso poderia causar uma divisão de votos e beneficiar o terceiro favorito, Kubo e as Cordas Mágicas, mas duvido muito. Zootopia venceu em tudo desde o início da temporada, e não vai perder justamente agora. As alegorias e metáforas da trama também devem atrair a Academia, considerando esses tempos sombrios nos quais a intolerância está assumindo proporções cada vez mais assustadoras.

Quem deveria vencer: A Tartaruga Vermelha

Melhor Filme Estrangeiro

Quem vai vencer: O Apartamento

Quem pode surpreender: Toni Erdmann

Explicando a escolha: Toni Erdmann era o favorito no início da temporada de premiações, mas depois que Donald Trump tentou levar a cabo seu plano de banir os muçulmanos dos Estados Unidos, muitos membros de Academia devem estar votando em O Apartamento em represália. A questão política também significa muito para o Oscar, e nesse caso especifico, ajuda o fato de Asghar Farhadi já ter vencido anteriormente por A Separação.

Quem deveria vencer: Não vi todos os indicados, e por isso eu não votaria.

Melhor Fotografia

Quem vai vencer: La La Land

Quem pode surpreender: A Chegada

Explicando a escolha: O favoritismo de La La Land deve garantir a sua vitória. Lion ganhou o ASC, mas essa premiação raramente condiz com o Oscar.

Quem deveria vencer: A Chegada

Melhor Montagem

Quem vai vencer: La La Land

Quem pode surpreender: Até o Último Homem

Explicando a escolha: Essa é uma categoria muito importante, e é claro que o vencedor só pode ser o grande favorito à Melhor Filme. La La Land também ganhou o ACE Eddie Awards junto com A Chegada, mas não creio que o filme de Villeneuve seja lembrado aqui.

Quem deveria vencer: A Chegada

Melhor Design de Produção

Quem vai vencer: La La Land

Quem pode surpreender: Animais Fantásticos e Onde Habitam

Explicando a escolha: Cinco belos trabalhos, mas nós todos sabemos quem irá vencer, não? Dica: começa com La

Quem deveria vencer: Animais Fantásticos e Onde Habitam

Melhor Figurino

Quem vai vencer: La La Land

Quem pode surpreender: Jackie

Explicando a escolha: Repito pela 978ª vez: o favoritismo de La La Land o beneficia. Dito isso, não ficaria surpreso com uma vitória de Jackie ou mesmo de Animais Fantásticos de Onde Habitam.

Quem deveria vencer: Jackie

Melhor Maquiagem

Quem vai vencer: Star Trek Beyond

Quem pode surpreender: Esquadrão Suicida

Explicando a escolha: É o mais chamativo dos indicados. A Man Called Ove me parece muito alternativo, mas vale lembrar que os membros que votam em Melhor Filme Estrangeiro são obrigados a assistirem todos os filmes dessa categoria, e consequentemente poderiam lembrar dele aqui. E seria constrangedor ver o pavoroso Esquadrão Suicida ganhar um Oscar (mesmo que seja na única categoria pela qual o filme merece aplausos).

Quem deveria vencer: Star Trek Beyond

Melhores Efeitos Visuais

Quem vai vencer: Mogli – O Menino Lobo

Quem pode surpreender: Rogue One: Uma História Star Wars

Explicando a escolha: Assistam o filme e entenderão o porquê.

Quem deveria vencer: Rogue One: Uma História Star Wars.

Melhor Trilha Sonora

Quem vai vencer: La La Land

Quem pode surpreender: Jackie

Explicando a escolha: Seria ridículo se o grande vencedor do Oscar 2017, um musical, fosse perder justamente nessa categoria.

Quem deveria vencer: Jackie

Melhor Canção

Quem vai vencer: City of Stars (La La Land)

Quem pode surpreender: How Far I’ll Go (Moana)

Explicando a escolha: Mesma explicação que eu dei em Trilha Sonora. Outra canção de La La Land, “Audition”, também foi indicada, e teoricamente, poderia provocar uma divisão de votos e beneficiar o terceiro favorito, Moana. Mas duvido que isso aconteça.

Quem deveria vencer: How Far I’ll Go (Moana)

Melhor Som

Quem vai vencer: La La Land

Quem pode surpreender: Até o Último Homem

Explicando a escolha: Musicais sempre vencem nessa categoria. E adivinhem qual é o musical indicado desse ano? Mas caso perca (o que eu duvido), será para o filme de guerra de Mel Gibson.

Quem deveria vencer: Até o Último Homem

Melhor Edição de Som

Quem vai vencer: Até o Último Homem

Quem pode surpreender: La La Land

Explicando a escolha: É o mais admirável dos cinco indicados, mas a Academia costuma sempre premiar o mesmo vencedor de Som, e o favorito dessa categoria é La La Land

Quem deveria vencer: Até o Último Homem

Melhor Documentário

Quem vai vencer: O.J. Made in America

Quem pode surpreender: 13th

Explicando a escolha: O.J. se tornou favorito desde a sua primeira exibição, mas a sua longa duração pode afastar alguns membros da Academia. O nome de Ava DuVernay e o tema do seu documentário também deve estar dando muitos votos para 13th, mas não o suficiente para vencer, eu creio.

Quem deveria vencer: Não vi todos os indicados, e por isso eu não votaria.

3 comments

  1. Entre os seus “Quem deveria vencer” não vi uma indicação sequer para La La Land. Foi só para ser do contra? Acho que mesmo que tenha muito hype em cima do filme, também não devemos esnobar o musical.

Deixe um comentário