quinta-feira, março 28 2024

tbbtcast

Aconteceu hoje cedo em São Paulo a coletiva de imprensa de The Big Bang Theory. Johnny Galecki (Leonard Hofstadter), Simon Helberg (Howard Wolowitz) e Kunal Nayyar (Rajesh Koothrappali) vieram ao Brasil para curtir o país após o término das gravações e para divulgar o final da 4ª temporada na Warner Channel. Na chegada ao som do tema da série (The History of Everything, da banda Barenaked Ladies) eles agradeceram a calorosa recepção e Kunal disse logo de cara que está apaixonado por São Paulo e que quer morar aqui: “que cidade maravilhosa vocês têm! E que noite! Eu nunca mais vou embora daqui”, exclamou. O bate papo, por outro lado, não foi tão descontraído quanto a comédia que vieram divulgar, já que o rígido protocolo dos organizadores comprometeu bastante o ritmo das conversas.

Perguntas que não estavam direta e estritamente relacionadas à trama ou à série eram imediatamente vetadas. É normal que coletivas tenham certo controle temático, mas foi senso comum que estava demais. Os repórteres foram repreendidos quando questionaram, por exemplo, quais gadgets e programas de TV eles curtem, ainda que em direta alusão aos personagens da sitcom que são aficionados por tecnologia e cultura pop. Em determinado momento, Johnny Galecki foi advertido por um produtor enquanto respondia que usava um iPhone e uma câmera de vídeo. Os atores estavam visivelmente contidos pelo excesso de zelo, embora sempre atenciosos e simpáticos. Qualquer menção a Chuck Lorre ou Charlie Sheen, ainda que para contextualizar alguma pergunta sobre a produção da série, não era sequer tolerada. Pra quebrar o clima que ficou no salão, Simon Helberg perguntou: “Quem é Charlie Sheen?”, ironizando.

Isso é o reflexo da delicada situação do estúdio nesse momento: com Two and a Half Men em risco, Smalville cancelada e Fringe dançando na audiência, os geeks se tornaram o maior trunfo da Warner. E como produtos valiosos e frágeis eles foram exibidos à imprensa brasileira, composta por jornalistas de revistas adolescentes, blogs de séries e sites de tecnologia e cultura pop, entre outros. Assim, a conversa foi limitada, raramente fugindo do lugar-comum, pois tivemos que pisar em ovos ao tratar com eles e com a mediadora, executiva de marketing da emissora. A assessoria não vai gostar muito deste relato, mas não posso evitar tocar no assunto que foi a principal pauta do almoço servido logo depois aos presentes. Eis os tópicos “autorizados”:

Ícones do Universo Nerd
Quando questionados se eles se consideram ícones dos nerds, Simon Helberg exclamou “nerds não, ícones sim“, em tom de humor. Galecki acrescentou dizendo que a “nerdice” em The Big Bang Theory é apenas o pano de fundo da série, algo como o Central Perk de Friends ou o bar de Cheers, e que a comédia é sobre grandes amigos e seus relacionamentos. Ele vê a turma de nerds como sujeitos peculiares, que de certa forma são excluídos da sociedade e buscam integração. Galecki era o que mais filosofava sobre a série e sobre os personagens, refletindo enquanto seus colegas aparentavam aborrecidos com a severa limitação temática (afinal, eles têm que responder as mesmas perguntas várias e várias vezes).

Relacionamentos na Série
Eu perguntei a Johnny Galecki o que ele acha do romance de Leonard e Penny e se, como espectador, ele espera que os dois acabem juntos. Ele respondeu que Leonard e Penny sentem grande carinho um pelo outro, mas que por enquanto eles precisam amadurecer muito para que um reboot do relacionamento emplaque e que isso pode durar ainda muitas temporadas (ele gostaria de ver a série chegando à 17ª temporada). Galecki afirmou que gostaria, contudo, que os dois terminem a série juntos, já que eles têm tudo para ser o grande amor do outro. Também perguntaram se Howard e Raj vão assumir um amor gay, o que despertou gargalhadas na turma.

Bastidores
Kunal contou que costuma rir muito de suas próprias piadas durante as gravações e que, dentre eles, Jim Parsons e Johnny Galecki são os mais aplicados e raramente “quebram” uma cena. Já o “Howard” disse que decorar os textos cheios de termos técnicos é quase similar a aprender uma nova língua, mas que os excelentes roteiristas fazem tudo funcionar no final. Descobrimos, ainda, que um consultor especializado em astrofísica é o responsável pela parte “científica” do roteiro e que ele inclusive deixa várias piadas em forma de equações nos quadros da série (no apartamento de Sheldon e na universidade). Os atores revelaram, contudo, que não participam em nada do processo criativo, deixando todo o trabalho a cargo dos roteiristas.

Reta Final da Temporada
Eles adiantaram que mesmo tendo Howard pedido Bernadette em casamento, as bodas não sairão tão cedo e que eles podem permanecer noivos por muito tempo. Além disso, Raj vai se mudar para o apê de Sheldon enquanto Leonard namora Prya, mas que isso não deverá durar muito tempo. O ator indiano explicou também que Raj vai tentar superar o seu medo de falar com mulheres, mas que nem tudo sairá como planejado. Sobre a 5ª temporada, eles disseram não saber nada, pois somente recebem o texto poucos dias antes das gravações, que só começam no 2º semestre.

Prêmios e Crítica
Kunal Nayyar foi enfático ao dizer que eles não fazem a série pensando em premiações ou para agradar a crítica. O trabalho duro e o compromisso deles é com o público fiel e todos disseram estar muito agradecidos pelos 100 episódios da série que se completarão em breve, importante marco na TV americana. Ao serem questionados sobre premiações como o Emmy, Kunar e Simon ainda lamentaram que as sitcoms multi câmera com plateia não vêm sendo reconhecidas pelos votantes, que tendem a valorizar as comédias single camera (como 30 Rock), apesar de considerá-las muito boas também.

Os astros de The Big Bang Theory deixaram o salão do Hotel Emiliano agradecendo a hospitalidade brasileira e foram até a rua atender fãs. Eles estão no Brasil desde segunda, participaram de uma roda de samba, fizeram compras, compareceram a uma festa VIP organizada pelo estúdio e nesta quinta seguem para o Rio, onde farão tour de helicóptero pelos principais pontos turísticos e visitarão bares da zona boêmia da Lapa. The Big Bang Theory está renovada até a 7ª temporada. Jim Parsons (Sheldon Cooper) não veio porque está em cartaz com a peça The Normal Heart (com Lee Pace, de Pushing Daisies) na Broadway e Kaley Cuoco (Penny) atualmente cumpre agenda de divulgação nos EUA. A comédia é exibida pela Warner toda terça às 20h30 e o final de temporada será exibido na Semana do Clímax já no próximo dia 7 de Junho.

A outra boa parte da coletiva foi ter a oportunidade de conhecer colegas colunistas e jornalistas (foto acima) como Fernanda Furquim do Nova Temporada, Michel Arouca do Série Maníacos, Caio Fochetto do Box de Séries, Eduardo Moreira do SpinOff e Vana Medeiros do Estrelando, num papo follow-up em que discutimos séries, canais, distribuidoras de DVDs nunca lançados e experiências cobrindo o mundo da TV. Veja o vídeo da turma dos blogs:


16 comments

  1. Achei que o Jim Parsons não veio porque ele queria ter vindo de trem…

    E foi uma pena terem bloqueado, aquela pergunta do Chuck Lorre/Charlie Sheen foi excepcional!!

  2. Nunca vi e não tenho a intenção. Muito caricato para o meu gosto .-.

  3. Mas foi legal eles terem vindo.. podiam trazer a Anna Torv, John Noble e o Joshua Jackson tbm :D

  4. Podiam ter trazido a Amy (Mayim Byalik) Sou fã dela desde Blossom!!

    E que torta de Climão esse povo limitando as perguntas de vocês hahaha. O Kunal realmente parece ser muito simpático.

  5. Bruno
    Agora neste exato momento que descobri que vc voltou com o blog…tava lá no seriemaniacos quando eles te citaram, quase tive um treco quando cheguei aki e vi que vc voltou com o blog!!! Vou ler o blog todinho, depois do post que vc tinha dado Adeus!!!! Bjão

  6. Muito boa a matéria, curti muito a sinceridade sobre como foi a “censura” durante a entrevista.
    Os últimos episódios de Big Bang foram sensacionais.

  7. adorei o post sobre o TBBT no Brasil.. pena que o Sheldon e Penny nao vieram tbm. #invejinha.. queria ter visto ao vivo

  8. A coletiva com os astros de Big Bang Theory foi num campo de concentração?

  9. Sou apaixonada pela série, pena que o Sheldon não veio…

  10. PQP odeia essas coisa que os ator não podem abri a boca pra fala o que pensam

    :X

    “Quem é Charlie Sheen?”
    “Fã de Glee” :p

    rimto

  11. Muito boa a matéria!
    A Warner devia ter sido mais branda nas exigências sobre a entrevista, mas mesmo assim continua muito bom!

Deixe um comentário