quinta-feira, março 28 2024

Saíram os indicados do 63rd Primetime Emmy Awards, lidos por Joshua Jackson (Fringe) e Melissa McCarthy (Mike & Molly). A premiação será transmitida no dia 18 de Setembro pela FOX americana e será comandada por Jane Lynch (Glee). Ao longo do dia farei os meus comentários abaixo sobre cada categoria. Por agora, vamos às injustiças do ano (com algumas boas surpresas):

Melhor Atriz em Série de Comédia

Laura Linney – The Big C
Edie Falco – Nurse Jackie
Amy Poehler – Parks and Recreation
Melissa McCarthy – Mike & Molly
Martha Plimpton – Raising Hope
Tina Fey – 30 Rock

É notório que Melissa McCarthy destoa esta boa lista de atrizes em séries de comédia, que tem Toni Collette (United States of Tara) como a ausência mais sentida. Torço para Amy Poehler, que representa a melhor comédia das indicadas, mas o Emmy deverá ficar com Laura Linney.

Melhor Ator em Série de Comédia

Matt LeBlanc – Episodes
Jim Parsons – The Big Bang Theory
Steve Carell – The Office
Johnny Galecki – The Big Bang Theory
Louis C.K. – Louie
Alec Baldwin – 30 Rock

Nesta categoria temos duas grandes surpresas e uma imensa decepção. Discordo dos comentários que Matt LeBlanc não merecia indicação. Episodes pode não ser uma excelente comédia, mas o ator está seguro no difícil papel de interpretar a si mesmo quando só temos Joey Tribbiani como referência. Ótima também a menção a Louis C.K. da excelente Louie. Inadmissível foi essa indicação de Johnny Galecki, um ator medíocre que é ofuscado até mesmo pelos colegas coadjuvantes nesta comédia que já deu o que tinha que dar. O Emmy deve ficar com Carell, pois é seu último ano, mas eu votaria em Louis C.K.

Melhor Atriz Coadjuvante em Série de Comédia

Jane Lynch – Glee
Betty White – Hot in Cleveland
Julie Bowen – Modern Family
Kristen Wiig – Saturday Night Live
Jake Krakowski – 30 Rock
Sofia Vergara – Modern Family

Competição boa e aqui Glee recebe a única indicação que merece: a de Jane Lynch, uma atriz talentosíssima desperdiçada com roteitos de Ryan Murphy e cia. As demais também foram merecidas, embora faltou lugar para as coadjuvantes de Community, Yvete Nicole Brown e Alison Brie. Emmy deve ficar com Betty White.

Melhor Ator Coadjuvante em Série de Comédia

Jon Cryer – Two and a Half Men
Chris Colfer – Glee
Jesse Tyler Ferguson – Modern Family
Ed O’Neil – Modern Family
Ty Burrell – Modern Family
Eric Stonestreet – Modern Family

Como o elenco de Modern Family somente se submete na categoria de coadjuvante, não é de se espantar que os talentosos Jesse, Ed, Eric e Ty fossem indicados. Mas as vagas de Jon Cryer e Chris Colfer poderiam muito bem ser cedidas para Donald Glover e Danny Pudi (Community) ou até mesmo para Aziz Ansari e Nick Offerman (Parks and Recreation). Votantes do Emmy têm sérias dificuldades de inovar e reconhecer outros talentos. Se existe justiça no mundo, o Emmy fica com Ed O’Neil, mas desde que Cryer e Colfer não levem, terá sido justo.

Melhor Série de Comédia

Glee
Parks and Recreation
The Office
Modern Family
30 Rock
The Big Bang Theory

Glee e The Big Bang Theory como “melhor comédia”? Só pode ser brincadeira da Academia, não? Sobre Glee é desnecessário discorrer aqui, pois tudo que penso sobre esta produção já falei aqui no blog. Agora The Big Bang Theory entrar depois de ser pacífico que a série está totalmente desgastada? O elenco está encostado no sucesso dos primeiros anos, o roteiro não inova, os personagens não evoluem… Chuck Lorre e equipe têm um texto preguiçoso e repetitivo. Onde está Community com sua genialidade? Louie com sua irreverência ácida? Estas sim fazem as melhores comédias da atualidade. É sempre difícil levar a Academia a sério. Modern Family deve levar, mas eu ficaria, claro, com Parks and Recreation, a melhor comédia da lista com folga.

Melhor Atriz em Série Dramática

Elizabeth Moss – Mad Men
Connie Britton – Friday Night Lights
Mariska Hargitay – Law & Order: SVU
Mireille Enos – The Killing
Julianna Margulies – The Good Wife
Kathy Bates – Harry’s Law

Na categoria de melhor atriz em série dramática os votantes foram mais equilibrados, confesso. Além disso, a indicação a Connie Britton veio em ótima hora e melhor que isso somente se ela levar. Mas a estatueta deve ficar entre Mireille Enos e Julianna Margulies e eu tenho preferência pela segunda.

Melhor Ator em Série Dramática

Steve Buscemi – Boardwalk Empire
Michael C. Hall – Dexter
Kyle Chandler – Friday Night Lights
Jon Hamm – Mad Men
Hugh Laurie – House
Timothy Olyphant – Justified

Estamos todos de acordo que este não era o ano de Hugh Laurie figurar na lista, certo? Ele já foi indicado 5 vezes, mas na atual decadência de House ele não merecia sequer pisar na cerimônia. Hugh Laurie transformou Gregory House em uma caricatura de si mesmo, o que é um demérito não só do ator, mas também do roteiro indulgente e da direção que a série tomou. Steve Buscemi deve levar a estatueta.

Melhor Atriz Coadjuvante em Série Dramática

Christina Hendricks – Mad Men
Michelle Forbes – The Killing
Archie Panjabi – The Good Wife
Margo Martindale – Justified
Christine Baranski – The Good Wife

Muito amor por The Good Wife! Bons nomes na cédula de melhor atriz coadjuvante em série dramática. Eu votaria em Christine Baranski, mas acho que Michelle Forbes leva.

Melhor Ator Coadjuvante em Série Dramática

John Slattery – Mad Men
Andre Braugher – Men of a Certain Age
Walton Goggins – Justified
Peter Dinklage – Game of Thrones
Josh Charles – The Good Wife
Alan Cumming – The Good Wife

Novamente, muito amor dos votantes por The Good Wife e esse Emmy é de Alan Cumming e ninguém tira (claro, se o mundo for justo). Andre Braugher também merece por Men of a Certain Age, série que deve ser prematuramente cancelada.

Melhor Série Dramática

Boardwalk Empire
The Good Wife
Mad Men
Friday Night Lights
Dexter
Game of Thrones

Eu adoro Dexter, mas concordo com todos que disseram que esse não era o ano para a série estar aí. Forçaram a amizade. Mas como a Academia vota com base em episódios isolados, não é de se espantar, pois o drama do assassino serial rendeu alguns bons capítulos… Friday Night Lights na lista é uma vitória, pois até hoje a série somente disputou em categorias menores. Um grande reconhecimento para uma série adolescente que rompeu barreiras. Com relação ao vencedor, eu espero muito que os votantes não se deixem ser deslumbrados por Game of Thrones e reconheçam The Good Wife como o melhor drama desta lista. Não ficarei surpreso também se der Boardwalk Empire (e será justo, claro). Só sei que Mad Men ganhando já ficou batido.

Melhor Atriz Convidada em Série de Comédia

Kristin Chenoweth – Glee
Dot-Marie – Glee
Gwyneth Paltrow – Glee
Cloris Leechman – Raising Hope
Tina Fey – Saturday Night Live
Elizabeth Banks – 30 Rock

Quase que essa categoria deveria se chamar “Melhor Atriz Convidada em Glee“. Cadê Megan Mullally? Catherine Tate? Julia Louis-Dreyfuss? Kathy Bates? Difícil…

Melhor Ator Convidado em Série de Comédia

Idris Elba – The Big C
Nathan Lane – Modern Family
Zach Galifianakis – Saturday Night Live
Justin Timberlake – Saturday Night Live
Matt Damon – 30 Rock
Will Arnet – 30 Rock

Justin, sério? E Ricky Gervais? James Spader? Cadê? Que o Emmy fique com Nathan Lane ou Zach Galifianakis, que também está ótimo em Bored to Death.

Melhor Atriz Convidada em Série Dramática

Mary McDonnel – The Closer
Julia Stiles – Dexter
Loretta Devine – Grey’s Anatomy
Randee Heller – Mad Men
Cara Buono – Mad Men
Joan Cusack – Shameless
Alfre Woodard – True Blood

Se já iam indicar alguém por True Blood por que não Evan Rachel Wood? Falta inventividade na Academia. Gostei de Mary McDonnel, Julia Stiles e Joan Cusack ali, contudo. Tomara que uma dessas três leve. Agora que percebi que Grey’s Anatomy não teve nenhuma indicação relevante. Só a Sra. Chief? Ish.

Melhor Ator Convidado em Série Dramática

Bruce Dern – Big Love
Beau Bridges – Brothers & Sisters
Michael J. Fox – The Good Wife
Paul McCrane – Harry’s Law
Jeremy Davies – Justified
Robert Morse – Mad Men

Esse Emmy é do Michael J. Fox. Fato.

Melhor Programa de Variedades, Comédia ou Musical

The Colbert Report
Late Night With Jimmy Fallon
Saturday Night Live
Conan
Real Time With Bill Maher
The Daily Show With Jon Stewart

Excelente a lista que a Academia escolheu. Cada programa destes é significativo em seu segmento, embora daria um gostinho especial se escolhessem Conan, por todo o percalço que Conan O’Brien passou ano passado quando foi praticamente expulso pela NBC do Tonight Show. Acho que o troféu fica com Conan ou Colbert.

Melhor Reality Show de Competição

So You Think You Can Dance
The Amazing Race
Project Runway
American Idol
Dancing With the Stars
Top Chef

Acho que essa lista é praticamente a mesma desde que inauguraram a categoria.

Melhor Apresentador de Reality Show

Jeff Probst – Survivor
Cat Deeley – So You Think You Can Dance
Phil Keoghan – The Amazing Race
Tom Bergeron – Dancing With the Stars
Ryan Seacrest – American Idol

Alguém se importa? Eu não.

Sobre os indicados em geral, já tivemos anos piores no Emmy. A Academia mostrou que pode surpreender, mas que ainda está longe de refletir o que realmente se passou na temporada anterior de séries. É inadmissível, contudo, o fato de simplesmente desconhecerem a existência de uma grande comédia como Community e os méritos de Fringe. Como digo todo ano, o sistema de submissão e votação é falho e enquanto isso não for revisto sempre veremos injustiças e incongruências como estas acima. Glee não levando Melhor Comédia e Ator Coadjuvante já está bom demais.

Nota: As séries Breaking Bad e Damages não eram elegíveis este ano por causa do período de exibição de suas temporadas.

61 comments

  1. Johnny Galecki ao invés de Joel McHale? Nada de Community e Fringe na lista? Fica difícil levar a sério né? Pelo menos Friday Night Lights está entre os melhores dramas, finalmente…

  2. COMO ASSIM??

    Joshua Jackson, Anna Torv e John Noble? ONDE ESTÃO?!?!?!
    Okay, só o John Noble precisaria entrar, mas realmente a Academia não gosta de Fringe ¬¬’

  3. Melhores atores/atrizes de série dramática são IDÊNTICOS aos do ano passado… #comédia isso

  4. Em “Melhor Ator Quadjuvante em Série de Comédia” faltou listar o Eric Stonestreet, Cameron Tuker de Modern Family.

  5. É, o Emmy resolveu mesmo perder o resto de credibilidade que ainda lhe restava. Não tem nada Breaking Bad, Damges, Community, Fringe… mas tem Glee e The Big Bang Theory!! Depois acham ruim que digam que é tudo comprado, tudo farsa.

  6. Putz, quanta injustiça com Community e Fringe. Duas séries que dão duro com suas genialidades e eles não tem um pingo de consideração em pelo menos indica-las.

    LAMENTÁVEL!!!

    E aposto que os clichês de sempre que levam. Tipo The Big Bang Theory, 30 Rock e bla bla bla panelinhas.

  7. Breaking Bad e Damages não entram na competição por causa do período de exibição (junho/2010 a maio/2011). Mas Community e Fringe eram obrigatórias. O Emmy este ano está a mesma palhaçada de sempre.

  8. Os vencedores serão:
    Melhor Série Drama Mad Men
    Melhor Ator Drama John Hamm (Mad Men)
    Melhor Ator Coad Drama Peter Dinklage (Game of Thrones)
    Melhor Atriz Drama Julianna Margulies (The Good Wife)
    Melhor Atriz Coad Drama Christina Hendricks (Mad Men)

    Melhor Série Comédia Modern Family
    Melhor Ator Comédia Jim Parsons (TBBT)
    Melhor Ator Coad Comédia Eric Stonestreet (Modern Family)
    Melhor Atriz Comédia Laura Linney (The Big C)
    Melhor Atriz Coad Comédia Sofia Vergara (Modern Family)

    Melhor Elenco Drama Mad Men
    Melhor Elenco Comédia Modern Family

    A minha torcida é por Game of Thrones mas infelizmente a academia não irá premiar esta maravilhosa série de Fantasia e sim a conservadora Mad Men.

    Assistam dia 18 de setembro nos canais AXN OU SONY.

  9. Devem achar que o Matt LeBlanc ainda é o Joey. É a única explicação para a indicação dele. Mas pior que isso é a indicação do Johnny Galeck.
    Dessa vez minha torcida é por Friday Night Lights. A série merece levar esse pela sua ultima temporada.

  10. Puta falta de sacanagem o que fizeram com Breaking Bad. Pior ainda é Community e Fringe,que nemtão ai.
    Se Glee ganha como comédia… aiaiai. To torcendo pra Parks And Recreation e pra The Office.
    Melhor em série de comédia nem precisa dize né:
    Steve Carell

  11. Breaking Bad não era elegível este ano. A culpa não é do Emmy neste caso.

  12. A Joan Cusack não foi indicada a atriz coadjuvante em série dramática por Shameless? Vi eles divulgando no Facebook.

  13. A indicação de Johnny Galecki (Leonard de The Big Bang Theory) me fez querer vomitar, é de longe o pior ator e o pior personagem da série. A atuação dele não chega a uma atuação medíocre de qualquer ator de Community.

  14. Torcendo pela Laura Linney (atriz comedia), The Big C em elenco (se bem que acho que esse eles não levam) Betty White (coadjuvante comedia), Cloris Leachman (atriz convidada comedia), e só.

    No resto, senti muita falta de Community nas categorias de comédia. A segunda tempora foi ótima. E imaginei que Toni Colette ou USOT seriam lembradas. mesmo com o cancelamento, Toni estava impecavel.

    Desde 2007 que eu não acompanho mais as categorias de drama. Não curto nenhuma das indicadas ¬¬’

  15. “Só sei que Mad Men ganhando já ficou batido.” Batido nada, essa 4ª temporada é a que mais merece ganhar, e eu espero que ganhe. Ninguém de Shameless? Nem mesmo Joan Cusack? Eu gosto muito de The Good Wife, mas não consigo achar sentido na indicação de Christine Baranski, apesar de gostar da personagem. Cadê Community o elenco indicado?? Pra que colocar TBBT???

  16. Tinha esquecido de falar: o que Glee ta fazendo aí? Sério, Eric Stonestreet merecia bem mais do que Chris.

  17. Novamente sem Community? Johnny Galecki indicado como melhor ator? Haha, wow.

    Fiquei surpreso pelo indicação de Timothy Olyphant mesmo que a possibilidade dele ganhar sejam extremamente baixas.

    Sobre a categoria de programa de variedades, The Daily Show vem ganhando a oito anos consecutivos. Acho bem improvável que a estatueta vá para outro programa este ano.

  18. Ah, Joan Cusack foi indicada sim, em outra categoria:

    Melhor Atriz Participação Especial Drama

    Mary McDonnell, The Closer
    Julia Stiles, Dexter
    Loretta Devine, Grey’s Anatomy
    Randee Heller, Man Men
    Cara Buono, Mad Men
    Joan Cusack, Shameless
    Alfre Woodard, True Blood

    Melhor Ator Participação Especial Drama

    Bruce Dern, Big Love
    Beau Bridges, Brothers & Sisters
    Michael J. Fox, The Good Wife
    Paul McCrane, Harry’s Law
    Jeremy Davies, Justified
    Robert Morse, Mad Men

  19. ZERO indicaçoes: #CHUPACOMMUNITY
    17 indicaçoes de modern family #CHUPACOMMUNITY

  20. De Fringe, este ano, eu ficaria com a Anna Torv. Ela foi fantástica. Aliás, ela foi uma das melhores atrizes em tela e ponto.
    Não digo que ela deva ganhar (pq tem a Julianna Margulies e…bem…), mas que a Anna Torv merecia indicação pelo seu brilhante trabalho interpretativo nesta terceira temporada, ela merecia.

  21. Leio sempre o site (desde cinemaemcena, na verdade..), mas raramente comento.

    Mas não tinha como deixar passar: acho o máximo a quantidade de gente reclamando de Breaking Bad ou Damages (aqui e em outros sites de série) sendo que faz já 1 ano que não tem episódio novo de nenhuma delas…São excelentes mesmo e tudo bem que as novas temporadas/noticias sobre temporada sempre relembram, mas não perceber que não houve temporada neste último ano é muito prá mim hehehe

    Abraço e como sempre: parabéns pelos comentários

  22. Bruno, eu vi que o episodio “Baelor” (Game of Thrones) foi indicado como melhor roteiro, mas esse episodio foi exibido em junho. Isso é permitido?

  23. Contanto q mad men ,30 rock e o bosta do hugh laurie nao ganhem nada
    Fico feliz!!

    Ah e todas as participaçoes do Justin em SNL sao sensacionais!!

    Fringe nao é da CW? Nao sei pq tanto espanto, as series da CW sao sempre ignoradas

  24. Bruno apesar de sempre reclamar das injustiças do Emmy, acho que as indicações desse ano não foram tão absurdas, o que não mereceia estar na lista é Hugh Laurie, House teve a pior temporada, foi uma decepção o que fizeram com o final da temporada.
    Aposto em Boardwalk Empire, minha série preferida do ano de 2010, além de roteiro, fotografia excelente, teve a ótima atuação Steve Buscemi.
    Outra série que merece ganhar é Game of Thrones, que foi a grande novidade desse ano, já Dexter teve a pior temporada, salvou alguns episódios.
    Comédia sou Modern Family, que eu acho engraçada,já os atores é de doer não ver ninguém de Fringe indicado, atuações memóraveis que Academia com o preconceito por série de ficção impede de indicá-las.
    Bruno todo ano nós fãs de serie sempre vamos lamentar.

  25. Quer dizer que porque “Mad Men” já ganhou várias vezes e ganhar agora significa “ficar batido”? Não concordo. O que é ótimo e continua sendo ótimo, merece continuar recebendo prêmios, ora.

  26. fringe é uma bosta! glee é uma bosta! community é uma bosta!

  27. alguém claramente não vê justified… e quanto a mad men, qualidade não fica ‘batida’, espero

  28. O Emmy será dia 18, não é? Tá escrito 19 no post… =)

  29. Não tem como deixar de concordar com 99% do que disse. Eu gostaria de saber que diabos de critérios são esses que usam para indicar os “melhores”. Se já tem um post sobre isso, gostaria de lê-lo. Se não #ficadica
    Abraço

  30. nem queria comentar esse emmy pq community não foi indicado a nada, e bem…
    Mas por parte dos dramas achei bem equilibrado, se tivessem tirado esse Dexter e botado um the killing, por exemplo, iria ser melhor ainda. Mas também acho que The Good Wife leva, foda demais essa segunda temporada. Alias, TGW deveria levar tudo. Julianna Margulies é a melhor da lista(mas não sei, não assisto FNL). Eu gosto do Alan Cumming, mas o unico arco dramatico que ele teve nessa temporada foi dele com a assistente lá e foi o unico arco que não me agradou tanto, mas ainda assim ele é um puta ator. Preferia que o Josh Charles levasse. Já em atriz coadjuvante prefiro bem mais a Archie Panjabi. E puts, se ela já levou o emmy ano passado, que a personagem dela nem teve tanto desenvolvimento e tal, nesse ano o emmy meio que já é dela. E o Michael J. Fox nem preciso comentar.
    E nem entendi a sua indignação com o Justin Timberlake ser indicado, ele foi o melhor convidado do SNL esse ano. Falando em SNL a Kristen Wiig deveria ganhar, mas ai é pq sou fã mesmo.

  31. Faltou tanta serie melhor que essas que dá até raiva……

  32. Não sei como alguém pode dizer que uma série tão legal como The Big Bang Theory estaria “desgastada” (além de afirmar que Johnny Galecki é um ator medíocre) ao mesmo tempo em que elogia a série super sem graça Modern Family.

  33. Modern Family é sem dúvida a pior série de comédia que assisti nos últimos tempos.

  34. Nossa quem escreve isso!! Um mal humorado certamente!!!!!!!!!! The Big Bang Theory e Glee são demais e sempre são indicados por pessoas que entendem de qualidade!!!

  35. vou ser bem fútil e dizer uma verdade: essas premiações decepcionam tanto que eu só assisto pelo red carpet HAHAHAHAHHA

  36. Vespera de Emmy.
    Fiuei feliz por semana passada (Creative Awards) entregarem premios a Loretta Divine e Futurama, teve até um premio especial pra Community que nem indicado e esperado estava!! JA vejo o Abed fazendo piada sobre isso!
    Cruzando os dedos para meus preferidos amanhã, a raiva da falta de indicações ja passou ( Katey Sagal, Nick Offerman, Fringe, Community…).
    Como assisto 11 das 12 series indicadas então não tenho tanto assim pra reclamar (mas prefiro que Dexter, TbbT e Glee não levem. Até gosto das series mas não da né?).

    O jeito é levar tudo na brincadeira e se divertir!

  37. Vai oo, para de falar mal dos outros, isso é falta de um penis, isso sim!

  38. Os gostos sempre vão ser motivo destoante. Cada um defende com unhas e dentes suas séries preferidas, inclusive desmerecendo as outras. Fazer o que né…

  39. Detestei os comentários relacionados aos indicados, e acho falta de respeito tanto com os fãs quanto com os atores a forma como alguns foram criticados. Criticar um trabalho ou roteiro não é dizer que esse ou aquele é medíocre, incapaz ou decadente. Sim sou fã incondicional de The Big Bang Theory!!! E espero que eles vençam todas as suas indicações para calar a boca de uns e outros que se acham criticos mas que na verdade são MEDIOCRES para tal função!!!

  40. Concordo com você. Acho que exaltar alguma série e execrar outra não é papel de ninguém aqui. Simplesmente torçam para as séries, é melhor assim.
    Gosto não se discute.

  41. Esse é EXATAMENTE o papel de um crítico. Não existe qualquer motivo para sermos imparciais neste espaço. Torcemos para os melhores na NOSSA opinião.

  42. Você detestou porque é “fã incondicional” de Big Bang. Nós somos fãs incondicionais de Communnity. Qual é o desrespeito, então? Não temos o direito de gostar e torcer por uma série? Este aqui não é um veículo jornalístico, é um blog CRÍTICO e nunca tivemos a intenção de sermos imparciais, pelo contrário, sempre seremos PARCIAIS em nossas OPINIÕES, pois não existe OPINIÃO IMPARCIAL.

  43. Peter Dinklage arrasa. Fato!

    Espero que Game of Thrones leve! Mas também acho que o prêmio vai para a lenga lenga conservadora… ¬¬’
    E, sim, estou DESLUMBRADA por Game of Thrones!

Deixe um comentário