quinta-feira, março 28 2024

por Davi Garcia

Alcatraz, Terra Nova, Pan Am, American Horror Story… Não são poucas as promessas da temporada 2011/2012 que começa no próximo mês nos EUA, mas dentre todas, Person of Interest é facilmente a que mais tem chamado minha atenção. E não é só porque se trata de outra série com assinatura do J.J. Abrams ou porque seja a produção que marca o retorno do excepcional Michael Emerson à TV depois de LOST, mas sim porque, levando em conta a sinopse e os trailers já divulgados, ela tem tudo para empolgar como drama de ação e principalmente, tal qual ocorrera com o futurista Minority Report, alimentar boas discussões éticas e até morais sobre vigilantismo e o uso da tecnologia na prevenção de crimes violentos.

Ainda que se enquadre na tradição da CBS de séries com temática criminal (vide Criminal Minds, as três versões de CSI, as duas de NCIS, além do recente remake de Hawaii Five-0), Person of Interest parece se diferenciar das citadas porque se apresenta muito mais como thriller do que como simples procedural. Além disso, considerando que tanto J.J. Abrams quanto Jonathan Nolan (co-roteirista ao lado do irmão Christopher do ótimo Batman: O Cavaleiro das Trevas) valorizam e muito o desenvolvimento de personagens e seus conflitos como base de sustentação para a história, a chance da série estabelecer uma conexão mais forte com o espectador é grande, sobretudo quando se tem dois atores de reconhecido talento como Michael Emerson e Jim Caviezel carregando o argumento da série.

De maneira geral, mesmo que o plot soe ficcional demais – Bilionário gênio (Emerson) cria sistema de vigilância que prevê crimes e recruta um ex-agente da CIA (Caviezel) para intervir usando seus recursos -, não dá para negar que ele também tenha um pézinho na realidade de hoje das grandes cidades cada vez mais dependentes da tecnologia e do monitoramento ostensivo. E nesse contexto, Jonathan Nolan tinha uma certa razão quando disse na Comic Con desse ano que se pararmos para pensar, a trama da série acaba tendo muito mais de science fact do que de science fiction, o que se não chega a ser uma verdade absoluta, tampouco pode ser encarado como um comentário exagerado demais.

É cedo para cravar que Person of Interest fará jus ao bom time que tem atrás e na frente das câmeras consolidando-se como a melhor série nova da temporada? Talvez sim, mas por outro lado, como não esperar algo muito bom de uma produção que trará uma espécie de “Ben Linus” do bem fazendo dobradinha com um “Jesus” em versão bad assPerson of Interest estreia dia 22 de Setembro na TV americana, ainda sem previsão de exibição no Brasil.

10 comments

  1. Estou esperando desesperadamente pela estréia! Tem tudo pra ser a melhor série novata da temporada. E ver o Michael Emerson novamente em ação, será um prazer a mais.

    Parabéns Davi, ótimo texto e uma ótima estréia. =D

  2. Poxa, que bacana o Dude Davi por aqui!! heheh

    Acompanhei desde o comecinho do Dude we are lost, escutei e participai tbm de alguns dudecasts, depois tbm no dudenews e twitter!! me identifico muito com os seus gostos e opiniões!

    E sempre irei agradecer, pois foi sua indicação que comecei Breaking Bad (minha série favorita hoje)

    Uma excelente adição ao Ligado em série!

    Sucesso pra todos aqui e, torcendo, para que Person of Interest sustente estas expectativas aqui postadas.

    Abração e “tâmu junto” hehehe

  3. vou ver essa serie, mas to longe da regra geral de achar essa a maior promessa, inclusive nao gostei da premissa! acho q sera bomba, mas torcamos!

  4. Essa série parece que vai ser bem interessante. Assistirei!
    Parabéns,Davi pela estréia no blog!

  5. Muito legal contar com seus textos também por aqui, Davi! Boa sorte!

    Quanto à série, ela também é a estréia que estou mais esperando. Claro que o fato de termos J.J Abrams, Michael Emerson e Jim Caviezel já chama bastante a atenção, mas o plot também parece bastante interessante!

    Abraço!

  6. Obrigado a todos pela recepção! Espero contribuir para deixar o Ligado em Série ainda melhor e, pra isso, também conto com vocês comentando e discutindo os posts. Abraço!

Deixe um comentário