quinta-feira, março 28 2024

por Davi Garcia

Ser fã de séries e tê-las em casa para ver na hora que for mais conveniente hoje em dia é muito fácil. DVD, Blu-ray, Netflix… Opções de acesso e formatos não faltam, mas vocês tem ideia do que é colecionar série em fita VHS? Eu tenho. Meu primeiro item de coleção relacionado a séries foi um VHS de The X-Files com o episódio duplo da 4ª temporada, Tempus Fugit/Max (sobre um acidente aéreo supostamente provocado por ovnis). Até então, lá pelos idos de 1997, a única forma de se acompanhar a série no Brasil – ou qualquer outra, diga-se -, era através das exibições atrasadas da tv a cabo. Sendo assim, ter a chance de poder ver ou rever alguns clássicos daquela saudosa produção no conforto de casa reunindo amigos era opção de raro luxo. Na época, o DVD ainda engatinhava e pensar em comprar boxes de séries com a facilidade e diversidade que temos hoje era um sonho que só começaria a se concretizar dentro de mais ou menos três ou quatro anos.

O tempo passou, o DVD se popularizou e com isso os filmes, que já eram normalmente comercializados em home video no formato VHS, passaram a ganhar a companhia de temporadas completas de séries nas prateleiras. Nesse novo panorama, muitos fãs das produções televisivas se viram frente uma nova realidade: a oportunidade de poder, enfim, colecionar suas séries favoritas e de redescobrí-las com áudio original mais as opções de extras, comentários e etc que antes não existiam. A minha coleção de discos, é claro, começou com boxes de The X-Files no famoso e já nem tão comum digipack e foi crescendo ano após ano com outras séries e, mais recentemente, com Blu-rays que mais uma vez trouxeram outra bem vinda revolução na forma de se ver séries (e filmes, claro) com qualidade de imagem e som até seis vezes superior ao DVD. O Bruno Carvalho também tem a coleção dele, bem bacana!

Com mais variedade (hoje dá para ter produções das mais diversas épocas e gêneros) e o crescente interesse do público, o mercado de home video voltado para séries aqui e principalmente lá fora, passou então a investir em lançamentos que não se limitavam aos episódios por si só. Dessa forma, edições especiais como as dos DVDs de Seinfeld (lançada lá fora com um belíssimo livro sobre os bastidores da série além das 9 temporadas, é claro) e The X-Files (que saiu completa em versões de Arquivo e de maleta também) por exemplo, rapidamente despertaram a atenção de fãs e colecionadores. Nessa onda, outras igualmente famosas como Friends ou as mais recentes Alias, The Sopranos, 24, Battlestar Galactica e LOST, a série completa (assista o vídeo que fiz do ótimo Blu-ray da série), também ganharam edições diferenciadas lá fora, obviamente, repletas de itens colecionáveis.

Dado o panorama, para quem gosta e quer ficar informado sobre as melhores edições de filmes, séries, etc. lançadas aqui e lá fora, não deixe de visitar o BJC que é a maior referência sobre o tema no Brasil. E para encerrar, reforço a pergunta que serve de título para esse post: você coleciona séries? Se sim, quais são suas edições favoritas e aquelas que ainda pretende ter?

10 comments

  1. Tenho o box Rambaldi de ALIAS, e assim como a série, ele é incrível!! Valeu cada centavo dos 150 dólares que paguei!! Detalhe: demorou 1 mês pra eu descobrir que tinha um fundo falso escondendo um disco de extras!! Quando sair blu-ray de Friends, comprarei. =)

  2. Tenho a coleção completa de Will & Grace, e estou no caminho de completar as de Grey’s Anatomy Supernatural, Old Christine, Desperate Housewives, Brothers & Sisters, Bones entre outras. Gosto de comprar o box individual, Box especial só se for de uma série já cancelada. Dos meus sonhos de consumo: O box americano de Six Feet Under e o box britânico de Will & Grace. Um dia eu ainda compro.rs. E assim como Tito Machado, tbm espero blu-ray de Friends.

  3. QUando comecei minha coleção foi justamente por causa das séries. Hoje coleciona DVDs e Blu-rays quase inteiramente de filmes. As maiores jóias da coleção no quesito “Séries” são as coleções completas de Lost em Blu-ray e de Six Feet Under em DVD (ambas importadas).

  4. Coleciono sim! Amo séries! Quando comecei a trabalhar, logo no meu primeiro salário, comprei meu primeiro box: Heroes – primeira temporada.
    Dali pra frente foi só alegria…..hoje tenho de tudo um pouco….Lost, Friends, Veronica Mars, House, Star Trek Enterprise, Star Trek The Original Series, Star Trek DS9, True Blood, Battlestar Galactica.
    Acabei incentivando meu marido a entrar na colectosfera e hoje somos dois viciados!

  5. .Só tenho boxes de Lost e Dexter. Deus me livre de mais um vício. Melhor nem começar =)

  6. eu comprei o box completo de friends, esse que aparece no post mesmo. valeu super a pena, amei e vejo quase todo santo dia!

  7. As que eu tenho:
    Friends (1 a 10), Sex and the City (1 a 6),
    New Adventures of old Christine 1-2;
    Will and Grace (de 1 a 8); Two and a Half man (de 1 a 6), Californication, Dexter (1 a 3), Lost (1 a 3), 30 rock (1 a 3)…

  8. Por enquanto só coleciono séries em dvd,faço colção de dvd’s desde os 12 anos,agora com 18 estou comprando só séries,dvd’s de filmes só se for raridade. Espero comprar a coleção completa e definitiva em Blu-Ray do Lost,em breve.

  9. Tenho:
    Queer as Folk (1-5)
    Friends (1-10)
    The Big Bang Theory (1-4)
    ER (1-2)
    Grey’s Anatomy (1-8)
    Friends o Episódio Final
    Friends – O melhor das 10 Temporadas

    Tirando Friends e Queer as Folk que ja terminaram e eu ja tenho todos, vou terminar ER que afinal de contas ainda faltam 13 temporadas e as outras que estou no caminho conforme vai sendo lancado.

Deixe um comentário