quinta-feira, abril 18 2024

Por Davi Garcia

Chega de adiar o inevitável.” A frase dita por Walter no início de “End Times”, penúltimo episódio dessa irretocável 4ª temporada de Breaking Bad, faz muito mais do que sintetizar o desejo do químico de dar fim à sua angústia particular. Ela resume o ponto em que a narrativa chega ao derradeiro momento das decisões que definirão os rumos da história e principalmente de seus personagens. É hora de Jesse decidir de que lado está e em quem deve realmente confiar; De Gus tentar sua última cartada para se livrar de Walter mais uma vez manipulando a situação (foi o chefão quem envenenou Brock, certo?) para jogar Jesse contra o parceiro; e, finalmente, de Walter abandonar a posição reativa para tentar, de um jeito literalmente explosivo, acabar com Gus e o terror psicológico imposto por este que, usando seu ‘sentido aranha’ (como bem apontou James Poniewozik em seu comentário), frustrou, por enquanto, os planos do químico.

Comparado aos dois episódios anteriores,“End Times” não chegou a ser tão movimentado (até porque fazer isso sempre é impossível e, sob certa ótica, desnecessário). Contudo, a compensação se deu através da alta dose de tensão e urgência evidenciada não apenas pela sensação de que algum personagem importante poderia morrer a qualquer instante, mas sobretudo pela construção emocional de sequências importantes como aquela que teoricamente marcaria a despedida de Walter de sua família ainda no início do episódio ou, mais notadamente, a que colocou Jesse e o químico, na casa deste, num confronto ríspido que serviu para re-aproximá-los (ainda que apenas momentaneamente talvez) e para evidenciar mais uma vez a genialidade do trabalho de Bryan Cranston e Aaron Paul, os dois melhores atores em atividade na TV.

O que o final da temporada de Breaking Bad nos reserva eu não sei, mas num ano que abriu espaço para o desenvolvimento de todos os personagens mais proeminentes da série (notem que até o Mike, então apenas um coadjuvante menor, teve certo destaque), não será surpresa se “Face Off”, o season finale, colocar Walter assumindo o lugar de Gus em algum novo contexto, transformando-se assim efetivamente em Heisenberg. Seria ou não seria o gancho perfeito para a última temporada da série?

29 comments

  1. Eu também acho que o Walter vai matar o Gus e assumir o lugar dele na próxima temporada.

    Agora o que não foi mencionado na review é o Hank. Tenho certeza de que ele já sabe que Walter é o Eisenberg. Eu já disse em algum outro site que a gente não pode presumir que o Hank seja tão idiota a ponto de não ver isso. Teve aquele jantar, em que o Walter deu bandeira demais… a partir daí, ao longo de toda a temporada, Hank esteve próximo de Walter, testando suas reações. E aquela batida de carro proposital não tem como ignorar.

    Breaking bad não é uma série bobinha como Desperate housewives, em que os personagens dão desculpas bobas, os outros acreditam, e o espectador fica de cúmplice.

    Agora o que Hank vai fazer com o seu conhecimento a respeito de Walter, aí não sei. Mas não dá pra ignorar o tamanho sofrimento que o Hank passou por causa dos tiros que levou por causa do Walter. E tudo o que o Walter está causando a ele desde então…

  2. Acho que só não concordo (em parte) com essa frase: “Bryan Cranston e Aaron Paul, os dois melhores atores em atividade na TV”. Eu não deixaria o Esposito de fora. E mais. Acho que entre os 3, não dá pra vaticinar qual deles é o melhor.

  3. Episódio bom, sem dúvida. Mas só eu o achei filler ? Da mais alta qualidade, mas ainda assim, um filler.

  4. Filler? Credo! Achei esse espisódio totalmente necessário pra série. Veja bem, na tentativa de Gus matar Walter usando o Jesse, abriu uma provável aliança em prol do Walt com Jesse, novamente. Tanto é que Gus está jogando pesado pra não perder a parceiria com seu cozinheiro, cedendo aos desejos do seu aliado após ver que seu jogo não deu certo! Gus é muito esperto, mas esse episódio nos mostrou que mais coisas podem fervilhar por aí. Não considero um filler, não.

  5. um episódio tenso do início ao fim. Era óbvio que Jesse não mataria Walter,mas a grande tensão se estabelece entre o que acontecerá com Gus. Melhor elenco da TV hoje, disparado.

  6. Ixiii.. essa questão do envenenamento está muito polêmica! Se foi o Gus, como ele sabia do veneno escondido no cigarro do Jesse, sendo q esse veneno fora construído para matá-lo? Pode ter sido o Walter mesmo? Mas como? Através do grandalhão do ajudante do Saul q em um segundo trocou os maços? ou mesmo um outro personagem? Ou o próprio menino q se envenenou num momento de distração do Jesse con os cigarros? Mas o jesse afirmou estar com o cigarro envenenado de manhã seguinte ao encontro do menino!! Ou nenhum deles.. e o menino está só com uma pneumonia calopante? Digo isso, pq se foi envenenamento a polícia deveria, pelo menos, prender algum suspeito para investigação né? AHHHHHHHH falta muito pra segunda?? hehe Abração Davi

  7. Como na 1ª, 2ª e 3ª season Breaking Bad chegou muito bem estruturada para a season finale.

  8. A teoria de que foi o Walter que envenenou o Brock tem uma certa lógica e fatos embasando também.

    Primeiro a cena em que ele fica girando a arma, ela no final aponta pra uma planta.

    O advogado insiste exageradamente pro jesse ir visita-lo e ainda o grandalhao o revista e coloca as maos no bolso logo em seguida (pode rever a cena que isso é mostrado)

    O advogado (deu branco no nome agora) sabia onde a namorada do jesse e o filho dela morava.

    E se foi tudo plano do Gus, foi um plano que poderia falhar. Deveria ter um plano mais simples.

    Agora o maior porem disso tudo é que eu odiaria que fosse o Walter que envenenou o Brock. Isso destruiria o personagem pra mim, além de não combinar com o personagem. Me deixaria bastante decepcionado com o seriado caso isso seja revelado no final.

    Ficaria decepcionado mas ainda perdoaria os roteiristas caso a droga do walter tenha usado nao era fatal. Aí o personagem não teria feito algo totalmente incogruente, mas ainda assim seria algo improvavel.

    E o pior é que o walter reagiu com o jesse de forma completamente convencivel. Se tudo foi um plano dele, ele seria um excelente ator (o personagem walter) o que tambem não é a realidade do programa, onde ele sempre dá bandeira quando tem segundas intencoes ou tá com medo.

  9. Nao duvido que foi o Walter (nao sei como) que envenenou o Brock para manipular o Jesse. O cara ta completamente louco.

  10. Seria um twist pra mim totalmente desnecessário além de forçado.

    Espero não de decepcionar semana que vem..

  11. Ah, mas entendo que exista uma diferença brutal entre estar desesperado e fazer algo que pode matar uma criança. Não vejo isso como sendo algo do feitio do Walter não ainda que ele já tenha cometido atos pavorosos ao longo da trama como, por exemplo, deixar a namorada do Jesse morrer.

  12. Mas a cena da arma apontada para a planta não tem nada a ver com o envenenamento do garoto. Ela traduz o insight que o Walter teve naquele momento de que poderia usar adubo químico para fazer um explosivo, que foi justamente o que ele acabou fazendo, não? ;)

  13. Quem dera tivessemos mais episódios fillers assim nas outras séries…

  14. Eu ainda acho que tem dedo do Gus nesse lance do envenenamento, mas também não me surpreenderia se descobrissemos que o garoto se envenenou sozinho por acidente em função de um descuido do Jesse. Valeu, Douglas.

  15. Davi, espero que seja apenas a idéia da bomba mesmo. Assim como vc, acredito que isso seria do feitio do Walter planejar e executar tal ato (envenenar uma criança). E é por isso que se foi isso de que fato aconteceu, eu irei me desapontar profundamente com o seriado. Acharei uma ato bastante forçado e nada a ver com o personagem. Uma reviravolta digna de filme B. Espero que os roteiristas de breaking bad sejam melhor do que isso. E até então eles tem provado que são.

  16. Indy-Joe :
    Assim como vc, acredito que isso NÃO seria do feitio do Walter planejar e executar tal ato (envenenar uma criança).

  17. Dei destaque pro Cranston e pro Paul no texto desse penúltimo episódio, mas também sou muito fã do trabalho do Giancarlo Esposito. O que ele fez ao longo da temporada e principalmente no ep. 10 é de se tirar o chapéu.

  18. Olha amigos.. eu aposto minhas fichas que o menino não está envenenado! Acredito que o Jesse tenha perdido o cigarro e por seu desespero diante de tudo e acabou ligando uma coisa à outra sem raciocinar direito. O menino pode estar com uma baita pneumonia! O Walter não pode ter sido pois aparentemente não saiu de casa! Já o grandalhão do ajudante do Saul não seria capaz de trocar os maços em em segundos! E o Gus muito menos.. Ele teria q saber da existência do veneno de alguma forma e seria muito arriscado, pois comprovado o envenenamento na criança, certamente a policia seria envolvida fora a possibilidade de perder seus únicos cozinheiros.. ! Minha opinião! =)

  19. Cara e o pior que tudo é possível! A coisa foi tão bem feita, de forma tão sutil, que no final abriu margens pra várias teorias…Esse episódio ficou longe de ter sido um “Filler”. Mais um episódio de alto nível!

  20. Pior que pelo que os roteiristas comentam sobre o que querem mostrar nessa temporada, sobre a mudança cada vez mais drástica e irreversível no personagem ao longo da série, penso que seja possível que o Walter tenha envenado o menino, msm que de forma não letal, se é q possível. Já que ele se achava sem saída, seria um plano genial, mesmo que para o mau, todo esse plano para voltar a ter o apoio do Jesse contra o Gus.

    Mas tb espero que não seja isso (rs), seria um caminho sem volta pro personagem, cometer tal ato.

  21. Só nos resta esperar o último episódio para ver que rumo a série vai tomar. Estou torcendo para que não tenha sido o Walt quem fez aquilo ao Brock, pq se for, ficarei decepcionada como nunca antes na série… mas sei lá, esse episódio só trouxe mtas preguntas… mas BB continua sensacional, se não levar todos os Emmys e prêmios ano que vem eu mudo meu nome, kkkkk!

  22. Sobre brock, bem que pode ser walt mesmo.

    Walt tá cada vez mais maluco sem nada a perder, e ele já matou a sangue frio aqueles caras que ele havia atropelado, além de deixar a jane morrer no próprio vômito.

    Até então, só ele e jesse sabiam do cigarro, mas na cena em que jesse é revistado pelo guarda costas gordão de Saul Goodman, o Huell, reparem na mão do gigante após Saul intervir: O gordo põe a mão no bolso. É bem possível que o próprio Saul possa ter envenenado o Brock, seja a mando de walt, ou seja por conta própria por algum motivo.

    Vale lembrar que num episódio anterior, saul dá carona a Jesse até a casa da Andrea (mãe do brock).

    É bem possível que o Gus tenha feito isso, e é bem mais a cara dele, mas como essa série tá deixando o walt virar um crápula egocentrico num beco sem saída… acho bem provável que ele possa ter armado tudo pra dar a volta por cima.

    É só ver que walt deixa às vezes baixar o heisenberg nele e ele se torna um cara perigoso: tem hora que dá a impressão de que ele é capaz de matar a própria Skylar.

  23. “Vai chegar um momento em que todos param de simpatizar com Walter White. Vai acontecer em momentos diferentes para pessoas diferentes. No começo, era fácil vê-lo como um homem bom que estava apenas dando seu melhor para fazer a coisa certa. Mas se você assistir a episódios suficientes, acaba percebendo que Walt já foi um homem bom, mas a decisão que ele tomou está mudando-o. Ele se torna mais durão e fica cada vez mais difícil encontrar motivos para torcer a seu favor.”

    Palavras de Vince Gilligan antes da quarta temporada começar.

  24. eu me EMOCIONO assistindo BR BA. literalmente meus okhos enchem d agua , nao pq sou fresca ou pq fico tensa, e sim pela BELEZA desse roteiro e da atuaçao desses atores. GZUIS como pode uma serie dessas eu ter começado a ver so em maio de 2011? kkkk. COMO pode uma serie dessas acabar. mas eu sie q TEM q acabar agora pq senao estraga. mas sentirei MT MT MT falta. aaron paul SURPREENDEU D+, um ator nao mt conhecido, novo, tinha tudo p ficar na sombra de bryan mas se destacou ABSURDAMENTE. sei q o personagem cresceu, mudou, e tal mas MORRO DE SAUDADES das falas da 1 season, tipo HEY YO BITCH!!! E oq dizer dakele voice mail dele???????? kkkkkkkkkkk. AMO MT!!! ano q vem se nao premiarem bryan como lead actor, aaron como coadjuvante, esposito ator convidado, EU BOICOTO EMMY E GG. sem falar q eu ADORO saul! q personagem figura!

    p.s: ate hj o jesse nao sabe q o walter teve ‘culpa’ na morte da namoada dele ne??? sei q o walter eh pai e num machucaria uma criança, mas ele pode ter adulterado a formula p ela nao ser mortal.so mesmo p assustar o jesse e vira-lo contra o gus. lembremos q walter ja matou, mentiu, enlouqueceu, esta prestes a perder filhos esposa cunhados. antes a familia dos outros do q a dele ne nao??? WHO KNOWS kkk. q venha season finale.

  25. Ahh olha aí que bela dica do Gilligan! Eu acredito que o arco final para o personagem é o dele se tornar Heisenberg mesmo e a partir daí, estabelecer todo o confronto psicológico e moral com a escolha até o ponto em que ele eventualmente descubra que seu câncer não está mais em remissão e questione tudo o que fez.

  26. Adorei o episódio deixar em aberto para interpretações o fato de quem afinal envenenou o garoto. Os mais otimistas esperam que tenham sido um mero acidente. Existe aqueles que acreditam que foi o Gus, pois oh, o Walter não seria capaz de tal coisa!

    Honestamente, não sei mais do que Walter é capaz, vide ele deixar a Jane morrer no próprio vômito, quando um simples gesto poderia salvá-la. E ainda o Jesse saberia que foi envenenamento, então poderia avisar “a tempo”. Se é que existe um “a tempo” nessa história. Ainda não sei em quem acreditar.

    Breaking Bad tem sido minha série preferida, grandes atuações, momentos memoráveis. Que venha a seson finale!

    Davi, ótima review!

    Abraços.

  27. o mais engraçado é que o Brock parece o Brock do pokémon rs

  28. Só uma lembrança… O Gus “se auto envenenou-se a si próprio” [sic]

    Será que isso não tem ligação com o envenenamento do garoto?! Será que ele não fez o mesmo com o muleque, apenas para desestabilizar emocionalmente o Pinkman?!?!

  29. Davi, mas a cena da pistola é no início do episódio. O que ele faria naquele momento com um explosivo? Ainda não havia um plano e ao que parece seu maior plano era ficar em casa trancafiado com a arma esperando alguma coisa, ou alguém. A teoria de Walter ter utilizado alguma coisa para deixar o Brock mal faz sentido, mas não acredito que caso seja isso, o que ele tenha utilizado seja fatal, não condiz com o personagem. Mas seria um ótimo encerramento para a essa temporada o Gus ser morto de alguma forma (talvez pelo Jesse), e ao final somente nós (espectadores) descobrirmos que na verdade quem envenenou o Brock foi o Walter. Coisa que a série já fez uma vez no caso da namorada do Jesse, em que ele poderia ter ajudado e depois se fez de santinho.

Deixe um comentário