quinta-feira, março 28 2024

por Bruno Carvalho

Desde que Simon Cowell levou o The X Factor para os EUA, o que culminou na sua saída de American Idol, comecei a prestar maior atenção neste formato – que permite maior controle técnico e qualitativo pelos jurados/mentores – e inclusive assisti vários episódios da original britânica. Os testes ao vivo e o poder de decisão dos mentores a cada eliminação são os pontos que se destacam quando comparamos esta atração com as similares que já povoam a TV há anos. Mas a partir da sua metade, a fórmula cheia de regras e protocolos combinada com a inerente rivalidade entre os mentores L.A. Reid, Nicole Scherzinger, Paula Abdul e Simon Cowell passaram a prejudicar a competição.

Conforme comentei neste artigo, as intrigas (veladas ou explícitas) daqueles que representam as categorias Meninos, Meninas, Acima de 30 e Grupos proporcionaram duas eliminações polêmicas, injustas e fora de hora, como foi o caso de Drew e Rachel Crow. Lembro que quando a despreparada Nicole Scherzinger votou em Rachel para empatá-la com Marcus Canty (frequentador assíduo do Bottom 3), levando a disputa para o público, The X Factor perdeu o controle para um público impulsionado por mera popularidade momentânea. Tudo isso se refletiu numa final morna, com finalistas que, no geral, não representavam o que o programa tinha de melhor.

Melanie Amaro ganhou. Ela é uma ótima cantora, mas tinha o fator “X”? É possível distinguí-la de uma diva pop batida como Mariah Carrey, Whitney Huoston etc.? Vale lembrar que ela somente esteve na final graças a uma regra quebrada pelo próprio criador da atração, Simon Cowell, lá no início. Depois de ter escolhido suas 4 finalistas, Simon colocou a mão na consciência e decidiu chamá-la para ocupar um 5º e inexistente lugar, no melhor estilo Silvio Santos/Frota na 1ª Casa dos Artistas. Ante às falhas da fórmula, por que não fazer um episódio Wild Card para selecionar candidatos eliminados graças à picuinhas de mentores de volta?

O telecast (exibido no Brasil em SD inclusive pelo Sony HD) mais pareceu um especial de Natal insosso e apagado, cujos melhores momentos foram aqueles em que os ex-participantes Drew, Marcus e Astro cantaram com nomes consagrados da música como Justin Bieber, Ne-Yo, Pitbull e 50 Cent. Simon Cowell teve todo o trabalho de levar The X Factor para os EUA e no final das contas o resultado não saiu do lugar-comum visto há várias temporadas em Idol. Não duvido que outros finalistas como Chris Rene, Drew e Josh Krajick acabem fazendo mais sucesso que a própria vencedora, algo que também já virou tradição com aqueles que não recebem o título de Ídolo Americano na outra atração do canal (e que volta em pouco mais de 20 dias).

14 comments

  1. Apesar das falhas já citadas acima, gostei dessa 1ª temporada, e creio que os erros serão corrigidos para a next season.

    Em relação ao winner, Melanie, mesmice pura. Na minha opinião, quem tem o X Factor ali é Chris Rene. Uma pena.

  2. Eu gosto muito da Rachel, mas é fato que se o público queria tanto que ela ficasse, deveriam ter votado mais nela e não ter colocado a culpa em cima da Nicole.
    Quanto a Drew, apesar de ela cantar bem, a garota seguiu a mesma linha de músicas o programa inteiro, não foi capaz de mostrar nenhuma novidade, algo que surpreendesse, por esse motivo fiquei feliz quando ela saiu.

  3. A Melanie canta bem de mais, na verdade todos que ficaram na final cantam muito, mas o público tem mania de querer criar novas divas. Acredito que ela tem chances de fazer sucesso, agora é esperar pra ver.

  4. pra mim, o melhor sempre foi o jack burritos maker hahahaha na boa, o cara canta pra caralho, tem uma voz incrível e diferente, além de ser fora dessa caixinha escrota produtora de fenótipos. ele tinha sim o X Factor. A saída da Drew também foi uma palhaçada, ela era bem melhor que essa zinha ai que ganhou…mas o pior de TUDO é a nicole. sério, alguém precisa dar uns tapas na cara dessa louca e mandar ela de volta pro pussycatdolls.

  5. Concordo com você sobre a Drew, apesar de gostar dela a “mesmice” cansou, e também nunca achei a voz dela espetacular como alguns falam. Preferia o Josh, como em um american idol(que não lembro a season) preferia o David Cook. Apesar de tudo, eu gosto bem mais do formato do the X-factor do que do AI, bem mais.

  6. Concordo em partes. Assisto a todo tipo de reality show e foi a primeira vez que assisti The X-Factor. Resultado? Decepção. Não por quem saiu ou quem deveria sair. O programa é muito abaixo de American Idol, The Sing Off, The Voice e até The Glee Project. Tem pontos positivos, claro, mencionados acima, mas ao todo, é completamente chato e vergonhoso. PLAYBACK na fase da casa dos jurados foi terrível! O que tem de bom, é mais na fase das audições. O resto é um spinoff bem mal chupado de American Idol. Drew deveria estar entre os 3 finalistas mesmo, se não tivesse sido estragada por Simon. Concordo que Chris é o que tem o Fator X, porém, quando a decisão é do público, eles escolhem os melhores e nesse ponto Melaine ganha disparada. Não cantou nenhuma vez para se salvar. Quanto a salvação de Melaine por Simon, pra mim foi tudo armação e jogada de Marketing, deixar um excepcional cantora de fora e trazer de volta. Foi combinado claramente. Putz, escrevi demais rs

  7. obs: ninguem cantou com a Leona Lewis ¬¬ O Marcus cantou com o Pitbull e o Ne-Yo

    O Simon quebrou a regra do programa trazendo a Melanie de volta, mas no episódio, ele fala que consultou os outros jurados e TODOS concordaram, ou seja, eles estavam de acordo com a “quebra” da regra

    Enfim, a Melanie mereceu mt ganhar. A voz dela é incrível!

  8. A sério, a final foi uma porcaria!

    Passar meses naquela novela de quem seriam os jurados e depois toda aquela ladainha que foi os primeiros meses de gravação pra ter uma temporada tão medíocre é inadmissível.

    A final do XF UK desse ano foi numa arena com 10 mil pessoas. Já pode imaginar como foi grande a final.

    Os finalistas cantaram músicas de natal, fizeram um dueto com seus mentores, cantaram uma canção livre, cantaram a música que mais gostaram de apresentar durante os lives e pra finalizar cantaram a música do vencedor. Que não teve na versão americana. Tudo isso foi em clima de festar, de dever cumprido.

    A final do XF US foi morta. Steve parecia desesperado em mostrar algum talento na final, tentando salvar seu emprego. A voz do narrador não empolgou.

    A versão americana é uma vergonha pra franquia X Factor.

    A apresentação do final 12 foi VERGONHOSA.

    http://www.youtube.com/watch?v=_Pdvxo8uV3g&feature=channel_video_title Apresentação do final16 da versão britânica.

    Pra próxima temporada eles deveriam copiar o máximo possível a versão britânica. E claro, trocar o painel de jurados, o narrador, o apresentador e os responsáveis pela edição podre.

  9. Eu gostei bastante do formato do X factor, nunca vi o britânico, provavelmente só verei se passar na tv tmb.
    Mas não possou negar que a final foi muito triste, as músicas de natal não tiveram graça nenhuma, o que salvou foi o Ne-Yo e o Putibull, nem se compara com final do American Idol, além disso eu estava torcendo pelo Chris Rene, ele estava longe de ter a melhor voz, mas sua história, simpatia e musicalidade o faziam diferente.

    Eu espero que a Melaine, que canta muito mesmo, tenha um bom produtor que a traga para 2012.

    Obs.: Chamar Mariah Carrey e Whitney Huoston, de divas Pop batidas é falta de conhecimento musical, principalmente em relação a Mariah Carrey, que se rescreveu e nunca saiu do topo de fato.

  10. Gostei muito desse novo formato do The X Factor! Seria legal se a Sony fizesse a versão brasileira!

  11. Uma coisa que não entendo. No Idol os jurados malhavam quem cantava Mariah, Whitney (inclusivo o Simon), queriam que fossem diferentes, ou ainda, eram péssimos porque não conseguiam chegar aos pés da orignais. Já no X-Factor quem faz isso é o máximo. Haja visto a própria Leona Lewis. Não desmerecendo a Melanie, ela canta muito. Mas, sei lá, não entendo.

  12. Caraca, ñ gostei de ver Melane ganhando o The x Factor! Poxa, pra mim essse programa tinha como ´´objetivo´´ achar um fator em especial em um dos cantores que os outros da competicão ñ tivesse. Pra mim quem tem esse tal ´´fator´´ é o Chris Rene….ele é o melhor, é bastante original, criativo, e tem bastante potencial….queria muito que ele ganhasse!

  13. Assisti uma temporada do original da Inglaterra há uns três anos, e mais um pedaço de outra temporada. E lá o programa era muito bom, essa rivalidade entre os jurados era mais branda, mais como amigos apostando quem chega primeiro na esquina. E no US os jurados viraram inimigos, um querendo f*der o outro, sem se importar com os participantes, que são a estrela principal do programa, ou deveriam ser. Nicole, muito mala, querendo ser ‘mau’ como o Simon, e não consequindo pelo carisma zero. Paula é Paula, Simon é Simon. L.A. meio sem graça nisso tudo.
    Muita decepção X Factor no USA. Antes continuasse no UK como era (na verdade, continua, mas com outros jurados). E que passasse a versão de lá por aqui, porque na boa, dá de 10-0 nessa americana cheia de picuinhas.

  14. Gostei desse X-Factor. Vi algumas partes do britânico, e achei eles mto excêntricos. Mas uma coisa q tem q mudar é o LA Reid e a nicole shunizerarjar.Odeio aqueles comentários:”your music transcends the world. I reaaly think your music can change the world.”E o steve sem graça tbm. Mas tbm passei mta raiva com a eliminação da Drew e da rachelzinha, q era minha favorita.Perder pro Marcus ninguém merece.

Deixe um comentário