quinta-feira, abril 18 2024

por Camila Picheth

Jennifer Saunders e Dawn French se conheceram durante a faculdade. Elas passaram de estudantes brincalhonas a grandes comediantes com a consolidação do programa French & Saunders. O seriado consistia em vários quadros, fazendo paródia de filmes, cantores e a cultura pop em geral. Saunders escreveu um sketch chamado Modern Mother and Daughter para a terceira temporada do programa, o qual alguns anos mais  tarde viraria uma série com status cult. Absolutely Fabulous segue a trama do quadro original: uma mãe que nunca se recuperou dos anos 60 altamente dependente de sua filha careta. A roteirista adicionou então uma amiga que não funciona sem cigarros, álcool e drogas, fechando o trio principal da série. Dawn French e Jennifer Saunders seguiram então caminhos independentes. Ab Fab estreou em 1992 e seguiu com três temporadas até 1995. Em 1996, foram lançados dois episódios especiais de uma hora de duração, sendo considerados o final da história. No entanto, Saunders conseguiu reviver o programa em 2001, depois de escrever uma trama com personagens alternativos para o elenco. Mirror Ball seria uma nova série, mas acabou virando apenas um episódio extra, dando sequência a mais duas temporadas e três especiais de Absolutely Fabulous.

Numa época em que a sociedade estava cansada de seguir padrões e manter sua moralidade,  a série chegou como um protesto tendo duas protagonistas politicamente incorretas. Pelos diálogos sarcásticos, abusos verbais, egocentrismo exacerbado e o fato de Eddie (Jennifer Saunders) e Patsy (Joana Lumley) serem grandes nomes no mundo fashion (Eddie tem uma agência de relações públicas e Patsy é editora de uma revista de moda), a sitcom foi muito bem recebida na Inglaterra e em vários outros países, tendo como convidados especiais personalidades como Naomi Campbell, Jean-Paul Gaultier, Twiggy, Emma Bunton e Helena Bonham Carter. Devido ao sucesso do programa, um filme francês foi realizado em 2001 como um remake independente. Também houveram projetos para se desenvolver uma versão americana, a qual nunca chegou ao ar. Enquanto isso, a versão original foi votada como a 17ª melhor série britânica, e o episódio piloto “Fashion” entrou em 47º lugar na lista dos 100 melhores episódios de todos os tempos da TV Guide. Uma curiosidade é que o local onde fica a cozinha da casa de Eddie é usado para gravar as cenas da loja de brinquedos de Miranda.

A criadora de Absolutely Fabulous havia afirmado em 2004 que o seriado não teria continuidade. Mas, pela segunda vez, Saunders mudou de ideia anunciando  a produção de três novos especiais comemorando os 20 anos da atração. Os dois primeiros serão exibidos pela BBC no dia 25 de dezembro, contando com todo o elenco original. O terceiro deve ser transmitido durante as Olimpíadas. Uma característica interessante dos novos episódios será a implementação da tecnologia atual, incluindo iPads, tweets e vlogs. Um preview do especial de Natal pode ser visto aqui. As séries britânicas possuem temporadas curtas, mas podem percorrer décadas. Os fãs de Veronica Mars choram e torcem por um filme, enquanto os fanáticos por Ab Fab ou Doctor Who nunca perdem a esperança de ganhar uma nova temporada anos depois da mesma ser cancelada. Esse definitivamente é um ponto positivo da TV britânica.

15 comments

  1. Gostei da premissa da série.Você recomendaria uma maratona dessa série nesses tempos de hiato???Tem muitos episódios??Conta aí p/gente.

    Agradecerei muito.

  2. Concordo com o camarada de cima, vale a pena maratonas?
    E sim, sonho demais com filme de Veronica Mars!

  3. Recomendo sim! São 36 episódios no total. Como são basicamente 6 episódios por temporada, com 30 min de duração, é rápido de assistir. Quando comprei o box completo da série, com 10 DVDs, consumi em menos de 1 semana. Vale a pena!

  4. Mas já existe DVD em português? Procurei muito e nunca achei. E o pior é que o Multishow não reprisa mais….

  5. Pois é, em português não tem. O meu eu comprei na Amazon UK com legenda só em inglês.
    Talvez com os episódios especiais algum canal se anime de reprisar a série, mas acho difícil.

  6. Para as pessoas que, como eu, torcem pela renovação de Community, o elenco da série pede:

    Save Greendale
    http://www.youtube.com/watch?v=F52jXbG9gNc

    O vídeo foi feito pelo elenco de Community para o site College Humor, e vale muito a pena.

    Como o pessoal do Ligado em Série gosta muito da série, achei que seria interessante para vocês divulgarem.

  7. Todas as temporada podem ser baixadas com legendas em português nesse site: [EDITADO: não permitimos a divulgação de links para download neste espaço]
    Amo muito essa série desde a minha infância!!

  8. Caramba, eu nunca ia lembrar dessa série se não fosse o Ligado em Série. Ela passou no Brasil há muitos anos, no Multishow. Lembro que passava de tarde e eu morria de dar risada, era uma comédia bem ousada mesmo, especialmente hoje que brasileiro tá tão fresco e se ofende com qualquer coisinha. Um episódio que jamais me saiu da cabeça foi aquele que elas vão passear com o bebê no zoológico e acabam voltando pra casa com o bebê errado. E o bebê ainda por cima é negro, enquanto o bebê certo da família é branco. Tem até uma cena que uma delas está fumando e joga a bituca do cigarro dentro do carrinho da criança, HAHAHA.

    Foi bom relembrar isso, vontade de rever.

  9. Camila, vamos ver se entendi direito: até 95 foram 3 temporadas. Em 2001, temos o que seria da quarta e quinta temporada? Eu tenho um episódio chamado ” End-of-Series Special ‘White Box’ (12-25-04)” – o que seria ele? Vc falou tb nos comentários que teria uns 36 episódio, mas na minha contagem que são 6 episódios até a quarta temporada, 7 epi na quinta temporada e mais esse “End of Series”, no total dá 33, contando que esse último é duplo, estou perdendo alguma coisa!

  10. Então Ingrid, até 95 foram as 3 temporadas, fechando 18 episódios. Em 96, saíram dois episódios chamados Last Shout, que seria o final da série. Em 2001, voltaram mais 2 temporadas e 2 especiais (a 4ª com 6 episódios + uma especial chamado Gay e a 5ª com 8 + o especial que vc tem, White Box). Com isso fecha os 36 episódios. Depois disso ainda foi feito um quadro para o Comic Relief em 2005. Há também dois episódios em forma de documentário: How To Be Absolutely Fabulous e Absolutely Fabulous: A Life, de 1995 e 1998 respectivamente.

  11. Camila Picheth :
    Então Ingrid, até 95 foram as 3 temporadas, fechando 18 episódios. Em 96, saíram dois episódios chamados Last Shout, que seria o final da série. Em 2001, voltaram mais 2 temporadas e 2 especiais (a 4ª com 6 episódios + uma especial chamado Gay e a 5ª com 8 + o especial que vc tem, White Box). Com isso fecha os 36 episódios. Depois disso ainda foi feito um quadro para o Comic Relief em 2005. Há também dois episódios em forma de documentário: How To Be Absolutely Fabulous e Absolutely Fabulous: A Life, de 1995 e 1998 respectivamente.

    Pooooxa valeu!!! Assistir Absolutely Fabulous é como assistir Battlestar Galactica, tem que ter um roteiro do lado pra não se perder!! Obrigada pela luz, nem sei onde vou achar esses que não tenho, mas agradeço mesmo assim, quebrou um galhão!

  12. Eu lembro de Absolutely Fabulous nas noites de domingo do Eurochannel em 97 ou 98 e eu me apaixonei por ela. <3

  13. Eu amava essa série, morro de vontade de rever mas não acho pra baixar em lugar nenhum! : (

  14. Nem eu, Isso ta me enchendo já…….Tem tanta série por aí pra baixar e legendado, pq não o AbFab?

Deixe um comentário