quinta-feira, abril 25 2024

Por Davi Garcia

Já diz o ditado popular: nada se cria, tudo se copia. Depois de tentar replicar Life on Mars, Being Human e Prime Suspect e fracassar nas iniciativas, diga-se, a TV americana (mais especificamente a CBS) apostará em outra importação de uma ideia dos ingleses: a badalada e excelente adaptação de Sherlock Holmes para os dias de hoje. Ainda não há muitos detalhes sobre o conceito desta versão americana, mas segundo o THR, a série se chamará Elementary (grafada elemeNtarY, para dar ênfase ao NY), será produzida pela mesma responsável de A Gifted Man e Unforgettable e mostrará um Sherlock Holmes moderno que vive em Nova York. Eu não sei vocês, mas desde já tenho um bad feeling que essa versão será apenas mais um procedural tão genérico e repetitivo quanto outros já existentes. Que eu me engane!

Atualização: Produtores de Sherlock, incluindo o criador Steven Moffat, revelaram que vão tomar medidas legais contra elemeNtarY caso seja constatado plágio na adaptação. Mesmo assim, a CBS segue adiante com a sua aposta, tendo contratado recentemente o criador de Homeland, Michael Cuesta, para dirigir o piloto e ser o showrunner da atração.

Em tempo, se você acompanhou a recém encerrada (e brilhante) 2a temporada de Sherlock da BBC, leia a matéria de Camila Picheth dedicada à repercussão da maravilhosa versão criada por Steven Moffat (Doctor Who, As Aventuras de Tintim).

15 comments

  1. Eu também tenho um bad feeling em relação à essa adaptação. A versão britânica é convincente justamente por se passar na Inglaterra e a modernização respeitou o personagem, porém transpô-lo para Nova York pode transformá-lo em um canastrão descontextualizado!

  2. Sherlock vivendo em Nova Iorque? Triste. TRISTE. A versão caça níveis cinematográfica (que é apenas divertida. só.) até que vai, mas esse projeto televisivo já é demais. Uma pena.

  3. Muito bom vocês finalmente comentarem algo sobre esta série que é uma das melhores horas que já utilizei acomapanhando uma série. Fantástico o trabalho feito para atualizar o personagem para atualidade sem perder as principais características de cada personagem, sem dizer que o elenco e a produção de cada episódio beira o impecável.

    Quando a adaptação norte americane eu tento não ser pessimista, mas a verdade é que não consigo engolir muito esta história do Holmes e Watson em NY. Em verdade já vejo a sinopse americana: Holmes será um ex-policial que procura refúgio na cidade e vê que seu trabalho ainda não terminou, quando decide fazer justiça com as próprias mãos. Ao invés do dr. Watson ele terá ajuda de uma dra. (qualquer nome aqui) loira e voluptuosa que pode tornar-se seu interesse romântico no futuro.

  4. Fail total!

    Provavelmente ele vai ser um Horatio Cane em NY com capa escura e um parceiro que só tá ali pra repetir td o que ele diz (e uma mocinha em perigo).

  5. Assisti na noite de segunda e aina estou pasmo de tão brilhante foi essa season finale.Acho q foi o melhor episódio de série q eu já assisti. E sobre o Sherlock americano, tbm tenho bad feelings, mais ainda pelo canal CBS q adora um procedual, vide CSI e NCIS, entre outros. Sherlock é ligado diretamente a inglaterra e londres.

  6. Desconfiei em elemeNtarY com NY e desisti em ‘mesma responsável de A Gifted Man’, pronto.

  7. Putz, eles já conseguem errar desde o nome, HAHAHA. E com certeza o roteiro brilhante e ágil do britânico vai ser deixado de lado na adaptação. Se eles já decretam fim de séries na tv americana por considerarem que a história é confusa demais pro público de tv aberta, imagina uma série com um protagonista como Sherlock Holmes falando mil e uma coisas em 10 segundos. Sem contar, claro, que por mais bonita que seja NY, não tem o mesmo clima londrino que é praticamente inerente a qualquer história de Sherlock.

    Não vou nem contar o faro que a original tem três episódios por temporada, enquanto essa cópia vai ter no mínimo uns 16, se tivermos sorte de ser mid-season. Pra preencher isso tudo, haja enrolação… Ai ai, alguma chance de desistirem antes mesmo de começarem a filmar?

  8. O negócio é esperar. Torcer para que não seja um fracasso, ainda assim fico com o Sherlock da BBC. Ainda não vi o último episódio, mas pelos comentários deve ter sido épico.

    Agora uma pergunta: nenhuma emissora brasileira exibe ou tem intenção de exibir Sherlock?

  9. Você tocou justamente no ponto que mais preocupa: a de que, por erem mais extensas, as temporadas dessas versões americanas jamais conseguem suprimir as ‘barrigas’, enquanto adaptações, das originais britânicas. Já vimos isso acontecendo de forma sofrível com Life on Mars US. Se a equipe de roteiristas dessas Sherlock do tio Sam não for muito inspirada, o que provavelmente veremos, como destaquei na nota, é aquele procedural batidão que ignorará todas as nuances mais interessantes do personagem :(

  10. Nenhuma se manifestou nesse sentido. Pelo menos não por enquanto. O Globosat HD costuma passar séries inglesas, mas com relação a Sherlock, até hoje nada, infelizmente.

    O que eu sei é que existe a previsão das duas temporadas serem lançadas no Brasil em abril tanto no formato DVD quanto Blu-ray. Vamos aguardar.

  11. A very bad feeling, diga-se de passagem!
    Sherlock da BBC é uma das coisas mais perfeitas que
    existem hoje em dia, aí me vem a CBS (logo ela!) pra
    copiar um Sherlock atual e ainda por cima em NY? How? Sei não hein..Aliás, eu sei no que vai dá, mas vamos aguardar. ;x

  12. Eu acho q isso não vai pra frente, se for vai ser muita burrice, pq além de sofrerem um processo, a série já tá sendo bastante rejeitada sem ter ao menos o piloto gravado. Eu naum confio nos americanos pra fazer uma série com um personagem tão inglês como Sherlock Holmes. Ele em NY? E americano? Connan Doyle deve tá se revirando no caixão por causa disso.

Deixe um comentário