sexta-feira, março 29 2024

Por Davi Garcia

Você fica convencido de uma coisa quando assiste SouthLAnd, o ótimo drama do TNT americano sobre o dia a dia de uma divisão da Policia de Los Angeles: aquele papo de servir e proteger pode representar uma ideia nobre e tal, mas ser policial de rua é ter um trabalho de merda que paga mal e que vem cercado de riscos e stress constante a cada esquina. Com personagens densos, absolutamente falíveis e por isso mesmo críveis, como, por exemplo, o excelente John Cooper feito por Michael Cudlitz, a série criada por Ann Biderman apresenta uma atmosfera crua em tom semi documental que registra as mais diversas e bizarras situações às quais os policiais ficam expostos. Nisso, os vemos encarando dilemas constantes não apenas de caráter pessoal (vide o recente arco envolvendo a detetive Lydia, personagem de Regina King), mas que também contextualizam  imoralidade e ilegalidade (vale usar uma posição de vantagem para incriminar alguém que você enxerga como culpado, mas contra quem não tem prova, como fica sugerido num evento recente envolvendo Ben e Sammy, personagens de Ben McKenzie e Shawn Hatosy?). Além disso, não é raro vermos situações na série em que os policiais surgem tanto como vilões quanto como vítimas quando algo dá errado numa confrontação qualquer com um civil mais descontrolado, algo que acaba ocorrendo em duas sequências protagonizadas por Tang (Lucy Liu em excelente participação especial na atual 4ª temporada) e pelo já citado Cooper em “Integrity Check”, o episódio mais recente da série exibido lá fora. Fugindo totalmente dos exageros, da maquiagem e do glamour que os CSIs da vida tentam imprimir na rotina de agentes da lei, SouthLAnd pinta, a cada novo episódio, um retrato interessante da vida desses profissionais carregando cada história ou acontecimento com uma boa mescla de tensão e emoção. Combinação perfeita para uma série policial que merece ser mais repercutida e, sobretudo, assistida.

6 comments

  1. pra mim, southland é uma das melhores coisas da tv. o Code 4, da 3ª temporada, foi um dos episodios mais emocionantes que eu ja vi.essa temporada ta sensacional tambem, pena que ela corra risco de cancelamento

  2. Pois é, Damásio. Uma pena mesmo que os americanos (e os brasileiros também, claro, já que quase ninguém assiste SouthLAnd pelo Space) não saibam valorizar as boas séries em exibição hoje. Com poucas exceções, as melhores da tv aberta ou que fazem parte dos pacotes básicos do cabo nos EUA (caso da TNT que exibe SouthLAnd) estão todas correndo risco de cancelamento.

  3. Poisé,ate conversei com o Davi no twitter esses dias,justamente sobre essa falta de recepção do público,que é absurda e estranha,devido a qualidade que em determinados episódios alcança a perfeição,o final de “Integrity Check” foi das coisas mais chocantes que já vi,e também das mais genial,especialmente se levarmos em consideração a equipe de documentaristas,que fizeram muito bem o seu papel de não interferir na ação,so que com tudo acontecendo o que traz mais reflexão é que será que um documentarista realmente tem so que sentar e observar,ate mesmo num caso como o daquela cena?

    A série é simplesmente genial,e em termos de qualidade,ao meu ver,esta pau a pau com as grandes (Breaking Bad,Mad Men),com um roteiro sempre mais profundo do que parece,atuações sempre melhores a cada episódio e sempre levantando debates de diversas formas, a série não pode ser cancelada,não agora,acredito que é das séries mais necessárias pros dias de hoje.

  4. Olá Davi, você falou tudo o que eu estava pensando. Já acompanho a série a algum tempo e assisti hoje ao episódio 4×06 – Integrity Check. Depois de assistir ao episódio fiquei me perguntando, o porque de não darem valor a um série tão boa. Espero que não seja cancelada e se for, vai deixar saudade… E Também concordo com o nosso amigo Damásio que o episódio Code 4 foi o melhor da série até hoje…

  5. Eu baixo a série em formato .rmvb legendado de um site, eles postam bem rapido, vocês acham que o sammy morreu?

Deixe um comentário