quinta-feira, abril 18 2024

Por Bruno Carvalho

Com pouco mais de 1 mês do início do Movimento #DubladoSemOpçãoNão, já conseguimos mais de 5.600 assinaturas e a iniciativa já foi destaque em diversos veículos como a Revista Carta Capital, Jornal O Tempo, Jornal do Comércio e o Jornal O Globo (1, 2). Agora obtivemos informações de que as mudanças começam a acontecer na TV paga, coincidentemente ou não. Primeiro, o Grupo FOX anunciou que o Canal FX HD chegará com áudio original e legendas, em uma opção (onerosa, diga-se) ao canal SD que tem apenas o conteúdo dublado. Mas a principal mudança foi destaque em um e-mail interno que a HBO Latin America (Grupo Sony) enviou para os distribuidores de mídias com ALTERAÇÕES na programação dos canais Sony e Sony HD e que serve de base para as operadoras alterarem os house numbers (aqueles identificadores da atração em exibição). Datado de 02 de Março, o texto informa o que segue:

Como podem ver, houve uma determinação da matriz de que os episódios serão agora exibidos legendados (e alguns com reprise dublada no final de semana)! A mudança aparentemente foi realizada em cima da hora e o e-mail ainda contém alterações de troca de horários de outras séries e filmes dos canais HBO, Cinemax, Sony Spin, Warner e Warner HD. Vale registrar que os assinantes tem lotado as fan pages dos canais Sony e AXN no Facebook com mensagens protestando contra a imposição de conteúdo dublado, bem como nos perfis no Twitter. Esta semana inclusive, assinantes da NET de todo o Brasil enviaram para o blog prints da mensagem que receberam no inbox de seus decodificadores, que segue transcrita abaixo:

Embora nem todos esses canais listados pela mensagem da NET estejam com as opções ativas em 100% da programação, isso já demonstra a preocupação dessas empresas em prestar uma satisfação e orientação ao seu consumidor. Vencemos a batalha? Longe disso. Ainda existem vários canais e programas que possuem a imposição de áudio, inclusive no próprio Grupo Sony, mas estas ocorrências certamente são grandes avanços pós-Movimento #DubladoSemOpçãoNão. Continuaremos firmes e fortes! Assine a petição e participe das mobilizações que periodicamente realizamos no Twitter e Facebook! Vamos seguindo!

Agradecimento aos leitores Helio Jansen e Felipe que colaboraram com esta matéria e a todos que estão ativamente participando do movimento!

19 comments

  1. Agora é brigar também com as operadoras, porque, pelo visto, só a NET está se mexendo para disponibilizar as opções.

  2. Esses dias estava passando pelo SONY HD e vi uma daquelas propagandas irritantes de Grey’s Anatomy dublada e não ouvi mais eles falarem ‘porque em portugues é mais gostoso’…será que desistiram desse slogan tb?

  3. Nenhum desses canais listados que dizem disponibilizar o áudio e a legenda eu consegui botar nessa opção, mesmo quando está escrito que pode.
    Não sei se é só o pacote HD, alguém tira minha duvida?

  4. Nos canais TeleCine, HBO e Megapix a opção é 24h. Verifique com a sua operadora.

  5. Mas eles ainda são burros!!!! Não é mais fácil disponibilizar dual audio e legenda!? Acaba com essa palhaçada de ter que ficar escolhendo horário para poder assistir as coisas! Por enquanto tenho sistema de gravação, mas mais tarde posso não ter (muito caro pela NET) e não gostaria de ter que voltar a baixar as séries. Enfim…. Já é um começo.
    Acho que não temos que parar de brigar, temos que insistir e continuar exigindo pela opção de dual audio com legenda 24h!!!

  6. E gente, que babado! Não sabia que a Sony respondia à HBO, que é da Time Warner (que tb tem o canal Warner). Pensei que a Sony respondia ao grupo Sony e no final das contas desde lá de cima da hierarquia, eram concorrentes (no sentido de gerarem lucros para pessoas diferente).
    Quanta confusão isso!

  7. Não sei se fora do HD é assim também, mas a FOX HD exibiu ontem o 11.º episódio da 2.ª temporada de The Walking Dead com opção de áudio original e legendas em português.

  8. SENHORES EU SEI QUE VOCÊS AMAM AUDIO ORIGINAL E LEGENDAS, MAS NÃO É JUSTO NÃO PODER ASSISTIR DUBLADO TAMBÉM. QUER DIZER QUE TODO MUNDO VAI TER QUE APRENDER INGLES??? AFF

  9. Você já leu o texto do Movimento por um acaso? Acho que está claro a intenção do movimento, de dar a opção.

    E outra, para assistir legendado é necessário aprender inglês?

    o.O

  10. Você não entendeu a intenção do movimento.

    Tem as legendas; não sabe ler?

  11. Querido, não viu que o movimento é pela LIBERDADE DE ESCOLHA? Não ser imposto a ninguem uma só opção e sim o Dual Audio, que é maravilhoso. Que tal ler toda a matéria da próxima vez?

  12. Não acho isso justo,estamos no Brasil e tem de ser obrigatorio a dublagem aqui nos euas londres japão ou seja lá qual for pais extranjeiro,assistem as nossas novelas dubladas em seus idiomas e ningém reclama!!!!!!!!
    isso é prova de Brasileiro quer americanizar tudo até sua propria lingua!!!!!!!!
    vcs não são dignos de se dizerem brasileiros!!!!!!
    Como assim a dublagem é ruim e irritante???ora por favor vcs querem é dar o cú isso sim

    esse é o começo do movimento Legendado é Sacanagem!!!!!!!!!

  13. Ahh éee???
    graças a vcs seus retardados não passam mais nada dublado e a audiencia delas estão caindo!!!!!!!!!!

  14. todo mundo já leu o abestado
    mas graça as suas escolhas estupidas eles não entederam bem!!!
    estão legendando tudo
    agora eu lhe pergunto isso é justo???se vc quer ver em ingles compre o dvd!!!!!!!!!vc já viu que tem as series em dvds???acho que não né????vcs devem ser tão lunaticos que ao sairem pra trabalharem acreditam estar em nova york!!!!!!!!!!!!!!

    povo besta

  15. Justamente isso que a população analfabeta como esses idiotas falam querem que seja pelo menos em Dual Audio!!!!
    todos que querem as series em idioma original sabem ingles isso as proprias empresas de tv por assinatura brasileira notaram e são em menor quantidade!!!
    vc já reparou que a Wanner Channel praticamente ninguém assiste!!!!!
    sabe porque???a maioria não sabe ingles e sinceramente ficar só lendo e não admirar as imagens é triste pra qualquer um

    vai assistir algum filme seriado ou que quer que seja japones se vc vai gostar???não vai porque vc não presta atenção nas cenas isso faz com que perca a graça!!!!!!!!!

  16. realmente, sei falar ingles mas sinceramente não acho justo aos nossos colegas que não sabem eles não são burros
    mas também tentar fazer com eles aprendam ingles em pleno brasil é sacanagem!!!!!!

    o nome do movimento deveria ser DUBLADO COM OPÇÃO SIM,
    graças a esses retardados as empresas acham que todos querem com idioma original!!!!!!!!!!!

    eles deveriam se expplicar melhor com esse movimento pobre

  17. HAHAHAHAHAHA Esses são seus “”””argumentos””””” Evando? Pra ver dublado vc tb pode comprar o DVD seu animal !

  18. Tem gente que é mais burra que eu pensava mesmo !
    O movimento é por opção animal…

    A dublagem costuma estragar o áudio original das produções, isso é fato !

    E outra coisa, mais importante, creio eu, que pessoas surdas não podem ver o dublado, e sem opção de legenda ainda por cima, mais excluídas ainda !

    E mais, ter a opção de dual (ou tri) áudio e legendas significa para os canais e operadoras investir na estrutura das redes, porém elas querem ganhar bem e investir pouco, usando a mesma tecnologia de 15 anos atrás…

  19. impressionante como os que são a favor de dublagem são os que menos entendem textos e as nossas reinvindicações. bom, na verdade só prova que a pessoa não consegue ler mesmo. é infeliz mesmo. queremos os dois. entendeu ou tem que dublar:

Deixe um comentário