quinta-feira, março 28 2024

Por Davi Garcia

[com spoilers dos episódios 1×11, 12 e 13] Em determinado momento do episódio 11, o diretor assistente da prisão diz que um cachorro velho pode até aprender um truque novo, mas jamais deixará de ser velho. De certa forma, uma lógica semelhante se aplica à própria Alcatraz, uma série nova que se desgastou rápido demais por conta da inércia e ineficiência criativa, e que mesmo apresentando truques ‘novos’ em seu desfecho (uma cena de ação que prestou homenagem ao filme Bullit envolvendo uma perseguição de carros pelas ruas de São Francisco; algumas poucas respostas relativas ao mistério que ‘sustentou’ a trama e um gancho com a suposta morte de Rebecca Madsen), encerrou sua jornada de forma melancólica reforçando a ideia de que um bom conceito amparado por personagens mal desenvolvidos e uma narrativa ruim só pode resultar numa coisa: um monte de nada que reflete uma oportunidade desperdiçada.

De que adiantou revelar o que existe por trás da porta misteriosa no subterrâneo de Alcatraz; indicar que os 63s apareceriam em todo o país e não apenas na área de São Francisco (podendo inclusive serem rastreados por causa da prata no sangue) ou mesmo introduzir um novo – e aparentemente importante – personagem, se àquela altura todos os acontecimentos que nos levaram até ali, incluindo o confronto de Rebecca com seu avô, foram absolutamente anticlimáticos e desinteressantes? Aliás, como se importar com o destino de uma personagem como a Madsen, por exemplo, se sua evolução na trama se resumiu à ideia dela ser a pior detetive da história das séries, visto que ela nunca investigava nada efetivamente (só reagia aos eventos) e era sempre a última a descobrir as pontas que se relacionavam aos casos?

Sério, Alcatraz. Custava ter pelo menos dado uma dica sobre qual era o plano do diretor da prisão ou uma explicaçãozinha, por menor que fosse, sobre o mecanismo que envolvia o reaparecimento dos 63s? Será que nunca ocorreu pros seus roteiristas que oferecer alguma coisa que pudesse capturar efetivamente o interesse do espectador pela história em seu desfecho seria uma boa ideia? Enfim, seja lá qual for seu destino e os planos que tem guardados, paro por aqui com você, Alcatraz. Desejo tudo de bom caso a dona Fox resolva cometer a loucura de renová-la, mas se depender de mim, a pergunta que Diego Soto faz num desses últimos episódios (“Nunca saberemos o que está acontecendo aqui, né?”), já tem resposta: não, Diego. Aparentemente nunca saberemos.

22 comments

  1. E ae Davi! acabei de descobrir este site e curti! Acompanhei o Dudewearelost durante todo o tempo de Lost e sempre gostei das suas críticas! Parabéns!

    Com relação a Alcatraz, concordo em gênero, número e grau. Assisti até o fim pois sou persistente, mas a série deixa muito a desejar.

    Madsen é realmente uma personagem/detetive medíocre. Teve uma cena nesta season finale que me fez gargalhar:
    O cara estava com a testa esburacada por um tiro lá na van, obviamente morto, e ela ainda vai tirar o pulso do pescoço do cara! Ri muito lol

    Enfim, tomara que seja cancelada.

  2. Pra mim, um dos erros cometidos foi a enrolação no meio da temporada. Nos primeiros episódios aconteciam coisas intrigantes como a história das chaves e a sala secreta. Só que no meio da temporada vieram muitos episódios soltos, praticamente esqueceram do principal. Também faltou uma construção melhor dos personagens, quem sabe mostrar uns flashbacks deles.

    Apesar de tudo, eu gostei do season finale. Deu até uma pena de saber que ela vai ser cancelada, mas ciente de que foram muitos erros cometidos.

    Chamo a atenção para o “momento Hurley” de Jorge Garcia, quando ele abdicou de seu interesse por Alcatraz pra ficar no hospital. Foi provavelmente a única vez que a série conseguiu estimular minha empatia com um personagem.

    Ou será que tudo isso fez parte de um plano secreto do J.J. Abrahms pra Fringe ser renovada? rs

  3. Esse mundo está perdido…ao menos na FOX! Alcatraz ameaçando ser renovada e Fringe ameaçando ser cancelada…uma boa ideia apra a FOX seria transferir a verba astronômica de Alcatraz para Fringe ter mais uma temporadinha, que tal?

  4. Sabendo que a season (ou series..) finale seria compota de dois episódios eu tinha uma certa expectativa de que a coisa pudesse melhorar, mas evidentemente isso não ocorreu.

    Não faço a menor idéia (nem chute mesmo) se essa série terá uma segunda temporada, mas confesso que não estou mais interessada em assistir.

  5. É uma pena Acatrazzzzzz (achei ótimo) ser cancelada, tenho um queda por séries duvidosas…(alguém se lembra de Tru calling?) Mas a perseguição de carro foi o fim, prestem atenção ao fusca verde que passa três vezes… seria um carro dos de 63?

  6. independente de ter sido uma pessima temporada cheia de dúvidas em que nós ficamos sem respostas, eu ainda quero a renovação… pow é uma série de qualidade, uma pena que os roteiristas não deram o seu valor na série e quem assiste. A agora a questão de FRINGE ser cancelada e ALCATRAZ ser renovada [e uma puta falta de sacanagem, e sinceramente americano não sabe assistir TV, só quer saber de CSI, BONES e comédias sem graças =s

  7. Puxa, David Garcia… Voce, logo voce, querendo algumas respostas?… Mas como assim, a série é sobre pessoas… Ha-ha-ha-ha-ha-ha… [/revenge]

  8. Apesar da enrolação ao longo da série, achei interessante a proposta da mesma. Torço para a renovação da série e que os roteiristas possam encontrar o caminho correto para tratar os mistérios por trás de alcatraz. Se isso acontecer, a segunda temporada tem td pra dar certo.

  9. A série tem tudo para ser boa em sua segunda temporad, isso se nao houver divergências entre os roteiristas.
    Acho q o suspense da morte da agente madsen seria um tipo de mudança para o personagem, é personagem dela como detetive é ruim, mas sua atuação é até boa. mas o q me irrita mais na série é aquele retardado do soto, ele é até inteligente, mas como uma pessoa pode estar envolvida em uma trama com assassinos e nao ter uma arma para se defender?! Acho q séri deve ser renovada sim, gosto muito da ideia da série.

  10. Bom, tirando a enrolação do meio da temporada, eu gosto da série. Penso que, se revelarem o principal segredo, a série acaba. Pra mim, quanto mais mistério, melhor.

  11. Luciana

    O fusca verde também foi homenageado nessa cena e aparece no filme Bullit citado na matéria do Davi Garcia. Ele aparece lá por volta do minuto 4 ou 5. Confira!

  12. O que me motivou a assistir alcatraz foi o fato de ser uma producao da Bad Robot assim como person of interest, alias é muito bom comparar as duas produçoes da Bad Robot,quando o Reese levou um tiro fatal fiquei preocupado porque se ele morresse acabava a serie, mas quando ta a Madson levou um tiro fatal, pensei ja vai tarde, por que ela so corre atras dos bandidos, algo qualquer policial novato pode fazer.
    Person of interest da umas alfinetadas no status quo de Manhattan, mostrando os pobres de Nova York , os Ricos de Wall Street, as consequencias do desemprego em Nova York.

  13. Pois bem, Alcatraz definitivamente não veio para ficar. Talvez já esteja mais do que na hora destes produtores pararem de se aproveitar do filão de mistério/drama/suspense deixado por Lost, porque das séries que vieram depois, nenhuma realmente vingou, embora apresentassem – pelo menos, inicialmente – uma trama interessante que poderia ser melhor desenvolvida se não seguissem a linha dos procedurals.

  14. Incrível a quantidade de absurdos da série. Em cada episódio tem pelo menos uma dúzia de coisas que nunca poderiam ser razoáveis à luz da razão.

    Não me refiro à parte “fantasiosa”, sci-fi da coisa. Isso aí tudo bem… Dá pra engolir que todo mundo sumiu de Alcatraz, a bem da história da série.

    Mas o que dizer das “detecções automáticas” dos casos, antes que se saiba qualquer coisa? Nunca erraram um! Nunca um falso-positivo!

    E a Rebecca com seu avô?!? Nunca tentou extrair nada dele!?! Que M$#d@ de investigadora é essa que tem alguém totalmente acessível, que sabe um montanha de coisas e não pergunta NADA?!?

    O Soto não aprendeu ainda a manejar uma arma?!? Affff…

    Tirar a Dra Syngupta (é esse o nome?) de um hospital moderno para deixá-la aos cuidados de um médico atualizadíssimo da década de 60!?! Ah, tem o lance da prata, né?… tá… kkkkkk

    Aliás essa Dra. Surungupyta mesmo, como aprende rápido não?!? Acabou de voltar de 50 anos atrás e já domina o mundo tecnológico como poucos!!!

    E a base na ilha? Lugar excelente para uma rápida locomoção aos locais de crimes…

    E a porta misteriosa?!? Essa foi demais… Não dá pra abrir nem contornar? Francamente… Explode e pronto! O MacGyver abriria fácil, fácil… com uma caixinha de fósforos, um fio dental e uma raspa de paçoca… rsrs

    Não dá… é muita bobeira! Uma pena, porque a ideia era extremamente promissora.

  15. Oooops, o velho não é o avô dela, é tio… sei lá, é um parente próximo…

  16. Falou tudo. Com tantas séries boas, me recusa a voltar a acompanhar essa caso seja renovada.. Outro furo é o Hauser. Em 63 tinha uns 20. Passou 50 anos e ele tá com cara de no máximo uns 50 e poucos. Estranho kkkk

  17. Achei a sua crítica completamente tendenciosa em apenas criticar. As vezes passamos a criticar apenas para nos posicionar como bem entendidos. A detetive é a personagem da ação e que tem o envolvimento por grau de parentesco maior com a trama. Ora, vire roteirista e nos impressione. Faça você a segunda temporada. Achei a série excelente e ponto.

  18. Tendenciosa??Vc pelo menos leu as críticas dos 1os episódios? Cada figura…

Deixe um comentário