quinta-feira, março 28 2024

Dan Harmon é o criador e produtor executivo de Community no cargo que  o meio televisivo americano chama de “showrunner“, ou seja, aquele que é responsável pela condução de uma série, desde em questões do dia a dia da produção e até mesmo em assuntos estratégicos e gerenciais. Na maior parte das vezes, o showrunner tem uma ingerência maior que a do diretor no comando de uma atração. E é este o cargo que Dan Harmon acaba de deixar em Community. A decisão da Sony (o estúdio responsável pela produção da série) é um reflexo de rixas com o criador desde a primeira temporada: sempre foi de interesse da NBC que Community fosse mais acessível ao grande público, algo que Harmon constantemente lutou contra. O estúdio substituiu Harmon pelos roteiristas de Happy Endings David Guarascio e Moses Port por conta destes desentendimentos e pela suposta falta de tato gerencia do produtor. Uma fonte do site Vulture afirmou que nos sets eram recorrentes os comentários de que “Dan Harmon é um brilhante idealizador, mas um péssimo gestor“. A imprensa americana reporta, ainda, que será oferecido a Dan Harmon um cargo de produtor consultivo, o que espera-se que ele não vá aceitar, já que o acordo para substituí-lo foi feito “pelas costas” por Sony e NBC. Esta não foi a primeira baixa em Community. No início de maio, a série perdeu dois importantes produtores, Neil Goldman e Garrett Donovan, que assinaram um contrato com a FOX após 6 anos de NBC/Universal.

Apesar de criador e responsável pela condução da série, Dan Harmon não era seu principal roteirista. Ao longo das três primeiras temporadas da comédia, ele assinou diretamente apenas 4 roteiros dos 71 produzidos. Não obstante, a marca de Dan Harmon está fincada em cada episódio de Community e a imprensa comenta ainda que a saída dele pode gerar uma espécie de “revolta” na devotada base de fãs da série. Especialistas em TV acreditam que a “manobra” que Sony e NBC arquitetaram para retirá-lo tem como principal objetivo fazer com que Community tenha condições de chegar perto da marca de 100 episódios (o que permitiria a venda em syndication para reprises por outras emissoras), um prognóstico que os executivos não enxergavam ser possível com Harmon no comando. No evento de divulgação da programação da NBC semana passada, o presidente do canal comentou sobre uma possível saída de Dan Harmon: “séries perdem showrunners o tempo todo e conseguem se sair bem“.

Será que Community sobreviverá bem sem seu criador? [Atualizado] Veja como era uma típica leitura de roteiro com Dan Harmon e o elenco de Community:

7 comments

  1. Será que teria sido melhor se ela tivesse sido cancelada?
    Roteiristas de Happy Endings? (Fedeu!)
    Pra mim Community assinou sua sentença de morte.

  2. Não acho que isso represente necessariamente uma sentença de morte porque os caras de Happy Endings são bons, mas o afastamento forçado do Harmon pode acabar descaracterizando a série e isso sim seria  perigoso. Para quem é fã, só resta torcer pelo melhor e lamentar pelo Harmon.

  3. Sinceramente, a saída dele não é o que me preocupou mais ao ler o texto, mas é esse interesse  em tornar a série mais acessível ao público. The Big Bang Theory passou por coisa parecida, explodiu no crescimento de audiência e acabou perdendo um pouco da sua identidade das primeiras temporadas, com um humor mais criativo, para um humor bem mais mediano. É só comparar o Sheldon da época em que o Jim Parsons ganhou o Emmy, com a temporada atual. Se for para desvirtuar os personagens e enfiar piadinhas toscas ao estilo 2 and a half men, que façam como arrested development, cancelem, pois mesmo que tenha durado pouco, fez valer cada temporada.

  4. Roteristas de Happy Endings, uma coisa sem graça, que alguns chamam de comédia. O pior de tudo é que querem tornar Community mais acessível ao americano médio, e normalmente isso significa deixar a série, ruim. Vou torcer muito por Community, mas com essas notícias parece que essa série maravilhosa vai virar TBBT e isso é o pior que pode acontecer. Imagem o Abed falando Bazinga, que merdaaaaa.

  5. Gente isso tudo é pra ser cancelada, uma ótima desculpa, agora isso foi bem anti-ético…
    Por mais qe eu naum goste de Community, mas ele era qe levava a série nas costas… 

  6. happy endings ruim? UAHSUAHSAUSUASHAUSHAUSHAUSHUSHSUSHUASHUSHAU 

Deixe um comentário