quinta-feira, abril 18 2024

[com spoilers do episódio 2×06] A preparação de terreno acabou e é hora de ver as muitas peças deste arco da trama de Game of Thrones finalmente se chocarem. Em suma, essa foi a mensagem deixada por  “The Old Gods and the New”, episódio que abriu a 2ª metade da temporada com eventos importantes e que podem ser, sobretudo, decisivos para o desdobramento da guerra que se agiganta envolvendo interesses tão diversos e autênticos quanto ingênuos e equivocados nos vários cantos de Westeros. 

Na sequência que abre o episódio, por exemplo, vemos o inseguro Theon Greyjoy tomando Winterfell como uma espécie de prova de valor à família que nunca foi a dele (os Greyjoy) e, no processo, perdendo também aquela que de fato o criou e lhe deu valores (os Stark). Os mesmos valores que ele agora renega e trai, ainda que tomado pela dúvida (uma noção que a cena da morte de Sir Rodrick deixa evidente), em nome da necessidade de se afirmar e de (tentar) se estabelecer como o lorde que na verdade nunca foi.

Nesse mesmo panorama, não deixa de ser curiosa a reação do rei sociopata Joffrey, que ao se ver desafiado em King’s Landing pelo mesmo povo que ele tanto insiste em torturar e massacrar (ignorando-os sem lhes dar condições de sobreviver dignamente), não consegue compreender, mesmo numa situação limite como aquela, que a política do medo e da intimidação nem sempre são armas eficientes de governo. Uma lição que seu tio, Tyrion (de novo, o único que parece ter a exata noção das coisas na capital), mais uma vez deixa bem clara ao classificar o sobrinho como um rei perverso e idiota.

Das belíssimas sequências envolvendo os esforços dos guardiões da noite para avançar em território selvagem, duas coisas: (1) que elas serviram, basicamente, para introduzir uma nova personagem (afinal, a série tem tão poucos, né?) e (2) para ilustrar a luta de Jon Snow para descobrir seus limites à medida em que depara-se com um novo e perigoso conflito. Uma situação que inclusive parece se repetir com Robb, que inicialmente confortável com as conquistas no norte a ponto de dar vazão a seu interesse pela misteriosa Talisa de Volantis, logo se vê dividido entre o desejo de retomar Winterfell ou seguir acuando os Lannisters.

E se a visita de Baelish a Tywin serviu para nos mostrar mais uma vez um homem disposto a jogar (ou se vender) a quem puder garantir sua posição, ela também colocou Arya vendo-se ameaçada de ter seu disfarce descoberto (Baelish a reconheceu ou não?) e, com isso, perder a chance de seguir tentando descobrir um ponto fraco de Tywin que pudesse favorecer os esforços do irmão no norte em sua batalha contra a família que trouxe o caos aos Starks.

Por falar em caos, que tal a encruzilhada na qual Daenerys se encontra ao final do episódio frente o sequestro de seus dragões logo após as tentativas frustradas de ganhar o apoio dos poderosos de Qarth usando apenas palavras de efeito (“Tomarei o que é meu com sangue e fogo”), mas que no fim não representam nenhuma moeda de troca efetiva? Que o próximo episódio nos responda essa questão e mantenha a mesma fluidez narrativa deste eficiente capítulo.

5 comments

  1. Excelente episódio, como imaginado, a 2º metade da temporada ia deixar a “diplomacia” de lado e as coisas começarem a acontecer, algumas coisas alheias ao livro mas a série continua indo muito bem em sua adaptação, esperemos que nos próximos dois episódios as coisas fluam bem já que infelizmente só são 10 episódios.

    p.s: realmente, pra quem preza pela fidelidade a obra original, dividir o livro em duas temporadas é bem melhor, muita coisa pra pouco “tempo”.

  2. Acho que estou sozinha nessa, mas achei o episódio monótono. A única sequência que achei sensacional e que por sinal foi muito fiel ao livro foi a partida de Myrcella pra Dorne, com o ataque  do povo aos Lannisters e a Sansa sendo salva pelo The Hound. A parte do sacerdote sendo esquartejado me deu arrepios e o tapa de Tyrion na cara do Joffrey foi sensacional! Não tenho gostado da interpretação da Emilia Clarke (Daenerys). Vejo uma carinha de criança com muita inocência nos olhos e pouca voz de comando para quem se diz herdeira dos sete reinos. Lendo os livros imaginava que a essa altura da história ela já estaria bem mais madura. Robb Stark e Jon Snow foram retratados como totalmente imaturos nesse episódio, sendo que já provaram anteriormente que têm inteligência e sabem tomar atitudes muito maduras para personagens de apenas 15 anos. E, já que se não pode vencê-los, junte-se a eles, cansei de comentar as mudanças (cada vez mais bizarras) do livro para a série. sinto que os roteiristas querem dar explicação pra cada mínimo detalhe que acontece e às vezes largam de lado coisas mais importantes. 

  3. Melhor episódio da temporada (até agora)!

    Que abertura, hein? Eu consigo ter nojo e pena do Theon ao mesmo tempo… Mas acho que nojo é a palavra que define… Eu entendo a confusão em que o Theon se meteu com as duas famílias, mas meu amor pelos Starks não permite que eu perdoe ele.

    Gente, confesso que chorei mto com a morte do Sor Rodrik (sei que a cena ficou diferente do livro e muitos não devem ter gostado, mas a mudança ficou boa)… A cena já estava triste por si só, mas o Bran gritando pro Theon parar foi de cortar meu coração…. Aí o Sor Rodrik ainda vira e diz que vai reencontrar o Ned, bom ai foi demais pra mim….

    Arya com Tywin sensacional como sempre! E a segunda morte do Jaqen tbm foi ótima! A Arya tá gastando os nomes com bobagens, mas, paciência… Esta hora já podia ter matado o Tywin e o Montanha (o que faria enorme diferença pro Robb na guerra), mas acho que por ela ser criança não consegue enxergar as coisas a longo prazo, só no imediato mesmo.

    Tyrion, tbm como sempre, sensacional! E mostrando, de novo, que é o único que enxerga o Jogo dos Tronos e o que acontece em Porto Real como ninguém!! E que cena fantástica aquela em que ele dá um bom tapa na cara do Joffrey! =)

    Enquanto os irmãos Starks se ferram por toda Westeros… O Robb preocupado com uma guria idiota… Nada como os hormônios para inverter as reais preocupações do Jovem Lobo…. Sem comentários para isso…

    E, falando em hormônios, Osha enganou o trouxa do Theon direitinho… Com direito a fuga dos pequenos Starks, dela, do Hodor e dos lobos!! o/

    Bom, só pra não passar em branco: adorei a chegada na Ygritte no seriado e, de novo, o Fantasma no meio da neve tava mtooo fofo!

    E, finalizando: já enchi o saco do discurso “I’ll take what is mine” da Dany…. Sei que no “Fúria dos Reis” a história dela não anda mto mesmo, mas já que estão mudando tantas coisinhas, podiam dar uma incrementada nos discursos furados dela…

  4. Não sei se eu vi demais, mas alguém além de mim viu o corvo de 3 olhos com o Luwin no começo do episódio?

  5. Sabe que fiquei com essa mesma impressão!

    Tbm achei que era o corvo de 3 olhos.

Deixe um comentário