terça-feira, abril 16 2024

Essa foi uma das revelações que Rick McCallum, produtor e colaborador de George Lucas há mais de duas décadas, deu em entrevista concedida ao Den of Geek onde falou sobre sua carreira e, claro, sobre o atual estágio da aguardada série baseada no universo Star Wars (saiba mais aqui) que entrou em pré-produção em meados de 2008, já tem 50 episódios inteiramente roteirizados, mas ainda não tem data definida para iniciar suas filmagens.

Sobre o que estaria atrasando tanto a produção da série

Os episódios são caros demais e temos um cenário curioso… O modelo de negócio na tv como conhecemos hoje está perto de implodir. Temos as redes abertas, que é justamente onde deveríamos inserir a série porque eles tem o dinheiro e a audiência, mas onde se fica refém do formato de 42 minutos por episódio por conta dos intervalos comerciais. E temos os canais a cabo, que possuem uma programação mais criativa, mas que tem baixa audiência e limitações financeiras maiores que exigiriam um certo tipo de controle sobre o nosso material, algo que absolutamente impensável para nós. Quero dizer, nós até poderíamos discutir isso, mas nosso maior problema é que as histórias [que queremos contar] são bem adultas.

Sobre como seria a série e os custos de produção

A série Star Wars seria como Deadwood no espaço e algo bem diferente de tudo que você já associou a George Lucas em termos da franquia. Não são histórias para crianças. Ela poderão até assistir, mas não estamos mirando num público infantil. A grande questão é que cada episódio – ou se você contar dois como algo de duas horas – será maior do que qualquer filme que já fizemos. Queremos algo no nível Avatar (filme de James Cameron), mas só temos 5 ou 6 milhões de dólares para gastar em cada episódio.

Sobre qual seria o envolvimento de George Lucas na série

Lucas faria exatamente a mesma coisa que fez na série do jovem Indiana Jones. Contrataria os diretores, ajudaria a criar as melhores histórias possíveis e auxiliaria em todo processo editorial. O sonho dele, aliás, é ser reconhecido como editor porque é algo que ele realmente ama fazer. Eu já devo ter dito isso antes, mas escrever é uma tarefa muito difícil para ele e ele certamente reconhece que muitos fãs não gostam do que ele escreve. […] E dirigir não é o foco da vida dele. Ele gosta de reunir o material e ir para sala de edição.

*****

Uma série adulta que lembre Deadwood, tenha o nível Avatar de produção e deixe George Lucas trabalhando apenas na edição? Se sair do papel,  Star Wars – Underworld (subtítulo ainda não oficial) tem tudo para ser boa, não acham?

2 comments

  1. Concerteza! Tomara qe saia dos papéis logo! Qero muito ver essa série!

  2. “…mas só temos 5 ou 6 milhões de dólares para gastar em cada episódio.” Simplicidade. A gente vê por aqui.

Deixe um comentário