quarta-feira, março 27 2024

A série acabou há mais de dez anos, mas The X-Files, ou simplesmente Arquivo X como ficou conhecida no Brasil, continua sendo uma das minhas favoritas de todos os tempos. Criada por Chris Carter em 1993, ela foi a primeira série que acompanhei do início ao fim com um grau de envolvimento e interesse comparável apenas ao que tive com LOST. E isso numa época em que, nunca é demais lembrar, o acesso a informações sobre séries era extremamente limitado (apenas algumas revistas especializadas davam espaço) e tampouco existiam as alternativas que a internet oferece hoje. Lembro bem, aliás, do perrengue que foi conseguir assistir a 7ª temporada, já que por ter mudado de cidade, passei um bom tempo sem tv a cabo e não pude acompanhar a exibição da Fox (que já era bem defasada em relação aos EUA inclusive). A saída? Contar com a boa vontade de um colega que morava nos EUA e mandou a temporada que havia gravado na íntegra em fita VHS (lembram disso?). Historinha de fã à parte, fato é que fiquei animado ao ler a entrevista que o Collider fez com Frank Spotnitz, ex-roteirista e produtor da série, na qual ele comenta sobre o desejo de encerrar a mitologia central da série num 3º filme.

Você sente que a história de The X-Files acabou ou existe algum capítulo que ainda pode ser contado? Você ainda quer fazer o terceiro filme?

Com certeza! Acho que todo mundo deveria escrever para a 20th Century Fox. Por muitos anos venho dizendo que é um crime a série não ter sido efetivamente concluída. O segundo filme não teve o resultado que gostaríamos em termos de bilheteria. Tenho orgulho daquele filme, mas faz sentido para mim que ele tenha fracassado. Foi lançado no auge do verão e a trama era de uma história da semana. Não era isso que o público queria ver. As pessoas queriam ver os aliens. Eles conheciam The X-Files por causa deles. A história deles não acabou e deveria ganhar um final. Não acho que seja tarde demais, mas será muito em breve. Eu ainda falo com todo mundo que posso, “Vamos fazer o filme enquanto ainda podemos!

Quando você analisa o tempo que passou fazendo a série e os filmes, queria saber o que te deixa mais feliz e se existem coisas que você gostaria de poder voltar no tempo e modificar?

Ah, sempre! Infelizmente, minha personalidade é assim. O mesmo ocorre com Hunted (série de espionagem estrelada por Melissa George que estreia em outubro nos EUA e foi criada por Spotnitz). Eu penso, “Ah, isso ficou bom, mas não bom o bastante”. Eu tendo a enxergar mais as falhas. Outras pessoas podem pensar, “Aquilo ficou ótimo”, mas eu vou dizer, “Não, para mim não ficou”. Tenho certeza que com The X-Files existem várias coisas que eu gostaria que tivessem sido melhores. A série foi a grande experiência profissional da minha vida. Foi meu primeiro trabalho na televisão. Ela me ensinou tudo que rege minha conduta desde então e foi um sucesso imenso. Me sinto abençoado de ter isso na minha vida. Quantas pessoas tem a chance de fazer parte de algo assim? Fiz muitos amigos como Chris Carter e Vince Gilligan (Breaking Bad) e ainda mantenho contato com vários dos atores. Continuo vendo a Gillian Anderson (Scully) ocasionalmente e converso com o David Duchovny (Mulder). É realmente um grande prêmio e uma benção ter algo assim.

2 comments

  1. Sou grande fa de X files e por isso temos q esquecer esse ultimo filme q foi uma droga , tomara q o proximo filme volte ao tema central da serie .

  2. Marcos José da Silva,

    Opa, vamos com calma, rs. A Record fez um belo trabalho até a quinta temporada somente, depois disso foram constantes alterações em grades de horário, mudança de dias, deixar de exibir do nada, e voltar repentinamente sem aviso algum! Passei raiva para acompanhar o final da série pela Record.

Deixe um comentário