quinta-feira, março 28 2024

Último episódio do ano foi marcado por embate entre sobreviventes

[com spoilers do episódio 3×08]Passamos tanto tempo fugindo de zumbis que esquecemos o que as pessoas são capazes de fazer.” A sintomática frase dita por Maggie em dado momento do episódio não foi exatamente essa, mas resume bem o conceito que The Walking Dead expandiu nesta (até aqui) ótima 3ª temporada: a de que é num cenário apocalíptico como o retratado pela série que a humanidade abandona seus freios morais para abraçar a selvageria como justificativa de sobreviência. Nesse contexto, o refúgio de um lugar como Woodbury revela apenas a falsa ideia de uma segurança que não existe já que mais cedo ou mais tarde, aquele que antes dizia ser seu amigo e te dava proteção é o mesmo que te joga para encarar a fúria de pessoas manipuláveis frente um discurso inflamado e que, aos gritos, revelam sua sede por mais sangue derramado. Uma verdade da qual nem mesmo o sociopata Merle pôde escapar como nos mostrou a última cena que deixou um belo gancho neste que foi o último episódio da série este ano.

Multiplicando por 10 o clima de urgência e tensão explorado ao longo dos 7 episódios anteriores, “Made to Suffer” (que foi escrito por Robert Kirkman, criador da HQ e um dos produtores da série) trouxe um caminhão de sequências carregadas de pequenas surpresas (vide, por exemplo, a breve ‘aparição’ daquele que Rick imaginava ser Shane) e muita ação, choque e suspense conforme ficou evidenciado em momentos marcantes tais como aquele em que Glenn faz uma arma para Maggie usando o osso(!) do braço de um zumbi e, principalmente, nas cenas que marcam o resgate do casal protagonizado por Rick e cia seguido pelo intenso tiroteio em Woodbury e mais ainda no violento embate entre o Governador e Michonne que termina com o primeiro chorando a morte definitiva da filha zumbi após ter um caco de vidro fincado pela segunda em seu olho direito.

O que veremos quando The Walking Dead retornar no início de 2013 eu não sei, mas dada a carga de envolvimento que essa temporada fomentou, é impossível negar a imensa curiosidade que tenho para ver que tipo de conflitos novos surgirão na prisão entre o grupo de Rick e o de Tyreese (importante personagem da HQ e que só agora chega à série), além, é claro, de ver qual será o tipo de resposta que o Governador dará àqueles que o seguem e compraram a ideia de que os homens que vieram de fora são terroristas que ameaçam a paz e a harmonia que sabemos não existir de fato em Woodbury.

The Walking Dead retorna no dia 10 de fevereiro nos EUA e no dia 12 no Brasil.

17 comments

  1. Excelente episódio e excelente temporada!!
    Antes assistia por assistir mesmo, mas agora te digo que TWD me conquistou de vez!
    vou aproveitar essa lacuna de 2 meses e ler “A Ascenção do Governador” e me aprofundar mais na mitologia da série.
    e o que foi aquele fight da Michonne com o Governador? sensacional, agora o Governador está tão caolho como a sua contra-parte nas HQ´s.

  2. Achei que Michonne ficaria presa em Woodbury e sofreria a tortura das HQs. Confesso que soltei um ‘fiu’ de alívio qdo ela aparece com Rick e cia.

    Destaque para a parte cômica do episódio: “vc não é lésbica? que interessante” hahahahahahah

  3. Review muito bom, gostei da parte “…aquele que antes dizia ser seu amigo e te dava proteção é o mesmo que te joga para encarar a fúria de pessoas manipuláveis…” eu acho que o Merle não esperava por essa. O nível de tensão dessa primeira parte da temporada foi muito alto. Nesse último episódio, por exemplo, eu estava assistindo deitado, no final eu estava em pé querendo ver mais e fuck, só em fevereiro…

  4. Tbm assistia a série por hábito, mas esta temporada deu uma melhora absurda que hj sou fã da série.
    Temporada fantástica.

  5. usa, depois da Michone arrancar um olho dele com uma colher! A HQ é MUUUUITO mais violenta… conforme o esperado eles suavizaram absurdamente na TV! To achando essa temporada excelente, mas sinto um pouco de falta do governador sádico e maníaco dos quadrinhos!

  6. A serie melhorou muuuito nesta 3 temporada. As outras duas foram bem fracas na minha opiniao. Excelente episodio mas achei a cena que o Shane aparece meio ridicula. Era obvio que nao era o Shane. Meio desnecessaria… (nao acompanho HQ entao nao sei se isso faz sentido).
    Espero que a serie continue assim!

  7. Verdade, a HQ é imensamente mais violenta. Só que é complicado mostrar violência naquele nível numa adaptação para a TV. Teria problemas sérios com censura, por exemplo.

    Eu acredito que, na série, o Governador a partir de agora será mais sombrio, vamos esperar pra ver.

  8. Excelente episódio mesmo! Estou super ansiosa para a próxima temporada, graças ao cliffranger do final.

    Agora, confesso que fiquei com uma dúvida: o Governador atirou propositadamente o Merle aos lobos, ou, visto que ele mentiu sobre ter matado a Michonne, ele realmente desconfia que o Merle é um traidor?

    Eu acredito mais na primeira opção, mas, depois de rever a expressão do Governador pro Merle logo depois dele acordar, fiquei com essa dúvida.

    Mais uma review muito boa Davi, parabéns!

  9. Caro Alex, a cena foi incluída por escolha do roteirista, não tem a ver com a HQ. A propósito, o Shane é um personagem com bem pouca importância na HQ, ele dura somente algumas edições.

  10. Essa terceira temporada está sensacional. Ao contrário da 2ª temporada, que acabou sendo fraca (tirando os últimos episódios que foram muito bons).

    Muitas das adaptações feitas agora na história chegaram a ficar ainda mais chocantes, como por exemplo a morte da Lori.

    Sem falar que eles se aprofundaram mais nos personagens. O próprio Governador é mais humanizado e mostrado aos poucos a sua verdadeira face.

    Mas uma personagem não foi muito bem adaptada a essa história na tela, a Michonne. Essa agressividade toda exagerada dela para com o Governador não fazia nenhum sentido ali. Uma pena também eles terem pulado o verdadeiro embate entre ela e o Governador, esse sim, é de arrancar os olhos para fora. =D

    Enfim, essa temporada foi uma grata surpresa. Todos os episódios foram excelentes. Que a segunda metade seja ainda melhor!

  11. Olha ela tem boas razões para querer matar o governador. Ele não mandou o Merle e os outros capangas matá-la depois que ela saiu de Woodbury?!

  12. Sim. Mas antes mesmo dessa parte, ela já estava muito agressiva com ele. Sem motivo algum.

  13. Se tiverem inserido um certo estupro, teria ficado bem mais justificado o ódio.

  14. Essa série é uma daquelas que as vezes dá medo,dependendo do episódio eu fico concentrada,nem gosto de ser interrompida,quando tem apagão então torço que volte logo a luz pra ver na internet!Sinistro!!

  15. A temporada foi muito boa, mas não impecável. O Governador foi mal construído, eu não senti toda essa crueldade que dizem que eletem nos quadrinhos e a maior parte das cenas em Woodburry achei chatas, ficaria só com a prisão. Além disso achei que deixaram a Michonne antipática, quando, pelo menos na minha cabeça, ela era só uma pessoa reservada.

Deixe um comentário