quinta-feira, abril 18 2024

Série retorna meio “off” para a 4ª temporada; Todos sabemos porque

community

A resposta para a pergunta do título é simples: a série perdeu seu criador, showrunner e principal responsável pela genialidade que víamos nas primeiras três temporadas, Dan Harmon. Embora contando com uma estreia interessante, que muitas vezes fazia alusão às mudanças na vida dos personagens e que refletiam na própria comédia, o quarto (e provavelmente último) ano de Community seguiu com capítulos que denotaram claramente que “algo” está faltando.

A agilidade do texto desapareceu, assim como a edição sagaz e as referências culturais inteligentes. No lugar, pelo menos após os dois últimos capítulos exibidos nos EUA, foi possível notar que tudo está mais lento, os atores estão deslocados e desconfortáveis em cena e as tramas parecem não ter objetivo ou foco. O episódio de Halloween, Paranormal Parentage (exibido em fevereiro por conta do atraso da NBC) foi aborrecido e sem timing. Em alguns momentos me lembrou muito um episódio de Chapolim, com um design de produção pobre (a casa de Pierce) para uma séria que não é uma comédia da Televisa dos anos 70.

communitysemdanharmon

Já o mais recente, Conventions of Space and Time, que levou toda a turma para uma convenção da série Inspector Spacetime (paródia de Doctor Who), pareceu ter sido concebido somente paraa referência, em vez de utilizá-la numa trama mais envolvente (e inteligente). Embora não assinasse todos os roteiros, o criador da série impunha o seu estilo na atração – muitas vezes afrontando o canal e tornando a série menos “acessível” à massa acostumada com The Big Bang Theory e cia. -, o que hoje vemos que fazia toda a diferença. Community sem Dan Harmon comprovadamente não é Community. É outra coisa. Não é totalmente ruim, pois ali estão todos os personagens que aprendemos a amar nos últimos anos e traços do que a série já foi, mas é outra coisa. É uma pena que a NBC tenha feito de tudo para sabotar uma de suas melhores comédias.

2 comments

  1. Se Community continuar neste ritmo seu fim será iminente e talvez necessário para o bem da série, que imaginávamos ver seis temporadas e um filme

  2. Nao entendo como algumas pessoas acharam esses episodios bons. Por mais fã q seja, tudo está diferente, e como Community nao poderia melhorar, apenas manter o alto padrao das temporadas fenomenais, piorou. Os personagens estao irreconheciveis.

Deixe um comentário