sexta-feira, abril 19 2024

Revista Rolling Stone faz recapitulação com tudo de mais importante que já aconteceu na série da HBO que retorna neste domingo, 31 de março

GameOfThrones_postSe a trama de Game of Thrones fosse status de relacionamento no Facebook, ela seria: “complicado”. O épico de fantasia da HBO baseada nas Crônicas de Gelo e Fogo, série literária criada por George R.R. Martin é absolutamente intenso e empolgante, claro. Mas, sua emaranhada rede de alianças, traições, laços de família e disputas de sangue – sem mencionar os dragões, zumbis de gelo, assassinos em forma de fumaça e coisas assim – podem transformar a saga sobre o conflito em torno do Trono de Ferro de Westeros em algo complicado de se acompanhar.

Por isso, seja você um novato na série ou apenas alguém que precise de um rápido resumo de tudo o que já aconteceu até aqui, estamos aqui para te ajudar. Acompanhe-nos num rápido tour guiado pelo mundo de Westeros, desde Porto Real no sul, passando por Qarth no extremo leste, a inóspita e gelada região que fica além da Muralha no norte para relembrar quais são as principais tramas e personagens de cada região.

E sim, vale o aviso: o texto a seguir contém spoilers das duas primeiras temporadas.

GameOfThrones Tyrion 620x200

PORTO REAL

Eis a lista completa de recompensas que Tyrion Lannister recebeu por salvar a capital dos Sete Reinos de ser tomada por Stannis Baratheon durante a Batalha da Baía da Água Negra:  a lealdade de sua namorada (e ex-prostituta) Shae; um talentoso escudeiro chamado Pod; a (semi) fidelidade de seu guarda costas Bronn… e é isso. Após ser quase assassinado por um dos seus soldados no campo de batalha, Tyrion despertou com uma grande cicatriz no rosto e descobriu que além de perder seus luxos, seu frio pai, Tywin Lannister, levou a fama da vitória na batalha substituindo-o na influente posição de Mão do Rei. Contudo, apesar da oposição do pai, de seu sádico sobrinho, Rei Joffrey e de sua irmã, a rainha Cersei (que pode ter sido a responsável pela tentativa de assassinato), Tyrion se dá conta de que não pode abrir mão de continuar no grande jogo.

Enquanto isso, Sansa Stark, a principal refém de Cersei, passa a ser um pouco menos pressionada. Mantida sob cativeiro pelos Lannister desde o momento em que eles matam seu pai, Eddard Stark, após ele ter descoberto que Joffrey poderia ser fruto de um incesto, Sansa fica em compasso de espera pelo casamento com Joffrey, cuja ideia de romance gira em torno de mandar um de seus guardas espancar a jovem. (A guarda do rei, contudo, passa a ter um membro a menos quando o guarda costas de Joffrey, Sandor “Cão de Caça” Clegane foge de Porto Real sofrendo de um curioso stress pós traumático causado pelo ataque de Stannis sem conseguir  convencer Sansa a acompanha-lo.) Joffrey, todavia, rejeita a jovem Sansa em favor de Margaery Tyrell, a viúva do rei rebelde Renly Baratheon, que é mais velha, sedutora e que, graças às riquezas de sua família e à espada seu perigoso irmão Lora, se torna uma peça importante na aliança que ajuda Tywin a derrotar Stannis.

Sansa fica aliviada, mas não por muito tempo. Depois de ter sido bem sucedido na tarefa de forjar a aliança entre a Casa Lannister e a Casa Tyrrel, o armador e cafetão, Peter “Mindinho” Baelish recebe uma promoção e passa a direcionar seu interesse para Sansa, filha da mulher que ele amou e do homem que ele traiu. Mindinho deixa claro para ela que os Lannisters jamais a libertarão, o que significa que ela terá que fugir com a ajuda dele. Enquanto isso, Varys, o eunuco careca que é grande rival de Mindinho, que comanda a maior rede de espionagem dos Sete Reinos, se aproxima da prostituta chefe de seu rival e permanece como um dos poucos amigos de Tyrion na corte.

Já Stannis, derrotado na batalha pela tomada de Porto Real, volta para sua fortaleza em Pedra do Dragão para lamber suas feridas. Lá ele terá a ajuda de Melisandre, a feiticeira ruiva que usou magia negra para matar seu irmão mais novo, mas que acabou banida do campo de batalha onde Stannis foi superado. Ela ainda acredita que ele seja a figura messiânica que salvará a humanidade da escuridão que se aproxima, e após dividir uma das visões enviadas a ela pelo deus do fogo Senhor da Luz, ele parece concordar com a ideia. Desaparecido durante a batalha, o cético Ser Davos, que era a mão direita de Stannis não está mais por perto para representar o advogado do diabo.

GameOfThrones Robb Stark 620x200

TERRAS FLUVIAIS

Robb Stark, o rei do Norte, ganhou todas as batalhas, mas ainda assim parece estar perdendo a guerra. Apesar de ter superado os Lannister em praticamente todas as frentes, suas forças se dividem por conta de conflitos entre ele e sua mãe. Quebrando sua promessa de se casar com a filha de Walder Frey, o vil Senhor de uma fortaleza estratégica, Robb transforma Talisa Maegyr, uma nobre estrangeira que ele conheceu trabalhando como uma espécie de médica no campo de batalha, em sua rainha. Enquanto isso, com praticamente todos os seus irmãos nas mãos de imimigos, a mãe de Robb, Catelyn fez um pacto com o diabo. Ela liberta o prisioneiro mais famoso de Robb, Jaime Lannister apesar da tentativa deste de matar seu filho, Bran, na esperança de que a irmã dele, Cersei, pudesse libertar as jovens Stark em troca. A atitude provoca fúria no Lord Richard Karstark e em vários outros guerreiros do norte que perderam amigos e familiares mortos por Jaime.

Agora Jaime está percorrendo o longo caminho de volta a Porto Real sob a custódia de Brienne de Tarth. Uma vez membro da guarda de Renly Baratheon, Brienne foi forçada a fugir de seu acampamento depois que Stannis usou magia para matar seu irmão. A bondade de Catelyn para com essa singular personagem fez com que Brienne firmasse uma aliança com a matriarca dos Stark, e nada a impedirá de trocar Jaime pelas filhas de Catelyn, mesmo que isso signifique ter que matar outros de seu próprio exército.

Uma das garotas Stark, contudo, nem está em Porto Real. Ela está em outro ponto das Terras Fluviais com o também refugiado Gendry (um filho bastardo do falecido Rei Robert). Lá ela trabalha sob disfarce usando um nome falso nas ruínas de Harrenhal para Tywin Lannister e seu chefe, Gregor “A Montanha” Clegane até a partida do primeiro para a guerra. Para escapar, ela conta com o favor devido por Jaqen H’ghar, um criminoso cuja vida ela salvara.  O que ela não sabia é que ele usa magia para mudar sua aparência, um dom que provavelmente o torna um dos homens mais perigosos da área. Como presente antes de partir, Jaqen dá a Arya uma moeda estrangeira e lhe diz uma frase secreta, “Valar morghulis” que segundo ele, Arya pode falar a qualquer um da ilha nação de Braavos ao sentir-se em perigo.

GameOfThrones Winterfell 620x200

WINTERFELL

A vários quilômetros do fronte, o ancestral lar dos Stark era tido como um lugar livre do conflito, o que explica o motivo pelo qual os jovens garotos Stark foram deixados sozinhos enquanto Robb e Catelyn partiram para a guerra. Mas quando sua família se ergue em rebelião contra os senhores do continente, Theon Greyjoy toma a iniciativa e domina o lugar onde fora criado como filho adotivo. Ignorando os avisos de sua irmã Yara, ele finge ter executado Bran e Rickon Stark depois que os dois acabam escapando e termina sendo abandonado pelos seus próprios homens quando o filho bastardo do general de Robb lidera as forças do Norte para libertar o castelo de Winterfell.

Quando Bran, Rickon, seus lobos Verão e Cão Felpudo,o gigante Hodor e Osha (a mulher que cuidou deles naquele período) ressurgem das criptas inferiores do castelo onde se escondiam, descobrem Winterfell em chamas e todos que viviam ali mortos. Agora esse singular grupo parte para o norte no intuito de encontrar refúgio na Muralha – e, talvez, a verdade por trás da ligação de Bran com Verão e sua visões envolvendo o misterioso corvo de três olhos.

GameOfThrones Daenerys 620x200

ALÉM DO MAR ESTREITO

Filha de um rei assassinado, viúva de outro: será que Daenerys Targaryen finalmente vai se virar sozinha? Essa é a pergunta que surge depois da desventura que ela vive na elite de Qarth na temporada passada. Dany, seu conselheiro e guarda costas Ser Jorah Mormont e seus seguidores Dothraki foram recebidos na cidade depois de quase morrerem de fome no deserto. Uma vez lá dentro, ela acaba traída e seus dragões sequestrados. Contudo, depois de ter uma visão torturante dentro do castelo chamado House of the Undying envolvendo o inverno que viria, ela e seus agora crescidos dragões matam o mago e o rico mercador que conspiraram contra ela e toma todas as riquezas que ainda existiam ali. A ação dá a ela a chance de comprar um navio e sair de Qarth, mas não o dinheiro suficiente para comprar um exército que permita a ela retomar o Trono de Ferro.

GameOfThrones Jon Snow 620x200

ALÉM DA MURALHA

Na região congelada e praticamente inóspita que fica além da grande Muralha construída para proteger a civilização de quase tudo que existe ali, as coisas parecem bem sombrias. Jon Snow, filho bastardo de Ned Stark que se tornara um dos mais novos membros da Patrulha da Noite, é enviado pelo Lord Comandante Mormont para fazer uma ronda de reconhecimento ao suposto exército sendo formado por Mance Rayder, um ex-membro da Patrulha que agora lidera como “Rei por trás da Muralha”. Contudo, Jon e seu novo mentor Qhorin Halfhand acabam capturados por um grupo liderado pelo temido Senhor dos Ossos (e que inclui a ex-prisioneira de Jon, Ygritte). Halfhand então salva a missão usando a única forma que tinha disponível: ele força Jon a matá-lo, para que o jovem seja encarado como traidor da Patrulha e possa se infiltrar no exército inimigo.

Enquanto isso, Mormont e um exército de guerreiros da Patrulha da Noite se posiciona no topo de uma área chamada Punho dos Primeiros Homens, à espera de alguma notícia. Nessa força, estão alguns dos amigos de Jon: o bondoso, mas covarde Samwell Tarly, o grandalhão de bom coração, Grenn e o sempre pessimista Dolorous Edd Tollett. É esse trio que encontra um estranho resto de armas antigas (espada e pontas de flechas) pouco antes da última cena da temporada passada que mostrava Samwell acorvadado tentando se esconder à medida em que um exército de zumbis parte em direção ao Punho no que parecia parte da ação para eliminar a Patrulha.

Fonte deste resumão: Rolling Stone

Deixe um comentário