quinta-feira, abril 18 2024

Peças originais da série ficarão expostas em São Paulo até o dia 30 de abril

selogotA exposição da série Game of Thrones começou hoje no Shopping JK Iguatemi em São Paulo. O local foi todo preparado na temática da série, com banners das “casas” e telas LCD customizadas que anunciam o evento. Em um almoço para os Embaixadores da exposição, tivemos um bate papo descontraído de pouco mais de uma hora com os atores Alfie Allen, que interpreta o personagem Theon Greyjoy, e Liam Cunningham, o Ser Davos Seaworth. Sobre os figurinos que serão expostos, Allen contou que o peso das roupas fazem com que o ator se sinta mais forte, já que são usados tecidos pesados na confecção. Já Cunningham disse que em Game of Thrones todo o trabalho realizado na confecção auxilia e muito no processo de construção de personagem e atuação, conferindo maior credibilidade e segurança. O intérprete de Theon, sempre muito divertido, disse ainda que é muito bonito ver todos os departamentos criativos se juntando para atingir o nível de qualidade que os espectadores exigem e que todo o esforço é visível na tela: “sem dúvida alguma, é uma forma muito mais imersiva de se trabalhar – totalmente diferente de atuar imaginando coisas em frente uma tela verde”.

gotatores

Ele ressaltou que Theon muda o seu figurino várias vezes ao longo das temporadas – “até chegar na terceira, onde estou sempre sem roupas”. Perguntado sobre como é atuar nu, ele disse que o segredo é tentar não ficar nervoso para que isso não se transfira à pessoa com quem ele contracena, evitando que o resultado seja comprometido.

Sobre a exposição, Liam revelou que, embora somente tenha entrado na série na segunda temporada, já era fã de Game of Thrones e ficou surpreso quando viu as peças aqui em São Paulo, especialmente a parte dos Lannisters e a cabeça de Ned Stark (personagem de Sean Bean, com quem ele não contracenou). “É uma oportunidade incrível e uma bela forma que os produtores da série encontraram de dar algo de volta aos fãs. São objetos autênticos e não réplicas feitas na China! E é de graça, não queríamos cobrar as pessoas para verem tudo isso”.

Perguntamos como eles recebem toda essa aura de cultuação com Game of Thrones e ambos disseram que nunca vivenciaram nada do tipo. Mostramos para eles um vídeo com uma montagem da abertura da série com o tema de Friends que foi publicado no Reddit e ambos exclamaram que esse é o tipo de coisa que expande o universo da série e até pediram a seus assessores para mandarem “mais coisas do tipo”. Liam contou que hoje a série já se tornou uma “entidade” independente dos livros, e Allen revelou que tem certeza que George R.R. Martin está muito satisfeito com a adaptação feita por David Benioff e B.D. Weiss. “É um fenômeno“, exclamou. Para ele, o sucesso de Game of Thrones é enorme porque é uma série densa, complexa, adulta e que respeita o seu público.

Sobre os personagens, Allen confessou que, embora ter lido os primeiros livros, não gastou muito tempo para construir Theon Greyjoy e que tudo veio de forma muito natural pra ele. Liam, por sua vez, apenas ressaltou sua admiração por Sir Davos, pela devoção incondicional que o personagem tem pelo rei Stannis. Perguntamos também sobre os rumos da atual temporada, mas eles não puderam adiantar muito. Allen apenas confirmou que o personagem dele sofrerá muitas transformações na temporada – especialmente após ser torturado – e que muita coisa emocionante vem por aí.

Ele contou ainda que no Reino Unido, onde mora, os episódios chegam com 24 horas de atraso e que por isso ele tem que fugir de spoilers na Internet. Eles recebem o roteiro completo, mas não lêem tudo. Para ele, a dualidade dos personagens é o que mais o fascina e deu o exemplo da trama envolvendo Jaime e Brienne e os momentos que revelaram a humanidade do personagem kingslayer“.

Simpáticos, solícitos e muito entusiasmados com o Brasil, ambos agradeceram aos fãs da série pelo retorno, suporte e admiração.

A Exposição

A exposição foi dividida em partes, de acordo com as “casas” retratadas na série. Além de sentar no cobiçado Trono de Ferro e tirar fotos, os visitantes terão a oportunidade de jogar um game interativo atirando fechas na Batalha de Blackwater Bay, vista na segunda temporada da série. Veja as fotos:

GoTLS11

ExpoGoT04

Na parte de itens exibidos, artesãos trabalharam junto com a curadoria das peças, incluindo trajes criados pela figurinista-chefe Michele Clapton (que vestiu pessoalmente os manequins para garantir a fidelidade aos detalhes), além de artefatos emblemáticos da produção como dragões, armas (besta e flecha usadas pelo Rei Joffrey, punhais e espadas como “Ice” e “Longclaw”), armaduras (capacetes, escudos e trajes completos usados pelos personagens principais), coroas, joias, livros e vários outros objetos cênicos originais.

ExpoGoT03

GoTLS06

Um dos produtores da exposição, Thiago Baron, nos contou que até mesmo a cabeça de Ned Stark (que você pode ver na galeria abaixo) é a mesma que foi usada nas gravações. Segundo ele, ela contém estrutura interna com ossos sintéticos e veias, para conferir realidade. Até mesmo os dragões expostos são aqueles que serviram de molde para a elaboração da versão digital. Dracarys!

Muito bem montada e ambientada, a Game of Thrones: The Exhibition ocupa uma grande área do nobre shopping paulista onde o público pode imergir na atmosfera da série. A exposição passa por São Paulo e ficará até o dia 30 instalada, quando depois seguirá para Amsterdam (de 18 a 27 de maio) e Belfast (de 8 a 17 de junho), quando então será desmontada para que os objetos possam ser utilizados nas gravações da quarta temporada, já confirmada.

Abaixo, clique para a galeria:

Vale lembrar que os ingressos da exposição de Game of Thrones estão esgotados e não haverá bilheteria no local. Se você já garantiu o seu, acesse o guia dos produtores do evento para otimizar a sua visita.

Acesse também as páginas dos Embaixadores da exposição,  Box de SériesRaphael Draccon Game of Thrones BR e Game of Thrones Brazil.

1 comment

  1. Maravilhoso post. Eu adoro a série Ja o contagem regressiva.

Deixe um comentário