sexta-feira, abril 19 2024

Série novata do canal FX lidera indicações do prêmio da Associação de Críticos

the_americans_lg-003A Associação dos Críticos de Televisão, com cerca de 200 membros, anunciou os indicados do anual prêmio TCA Awards, tradicional premiação que consagra os grandes programas e profissionais da TV desde 1985. É uma associação diferente da imprensa norte americana, que anunciou seus vencedores ontem. FX é a emissora que encabeça a lista de nomeados com 7. CBS, NBC e HBO possuem 6 cada; e a AMC com 5.  Entre as novidades, estão as séries Rectify, The Mindy Project, Orphan Black, Elementary, House of Cards e The Americans (que lidera as indicações para produções individuais com 4 menções). Confira os indicados e comentários para as principais categorias a seguir:

Performance Individual em Série de Comédia:

Louis C.K., Louie (FX)
Lena Dunham, Girls (HBO)
Jake Johnson, New Girl (Foz)
Julia Louis-Dreyfus, Veep (HBO)
Amy Poehler, Parks and Recreation (NBC)

A única surpresa aqui é a indicação de Jake Johnson. O segundo ano de New Girl é infinitamente superior ao seu primeiro, boa parte por causa do personagem de Johnson, que carregou a temporada nos costas. Embora esteja contente com a indicação para o ator, ainda acho que Nick Offerman (vencedor da categoria ano passado) mereça mais que qualquer um dos 5 indicados.

Performance Individual em Série Dramática:

Bryan Cranston, Breaking Bad (AMC)
Vera Farmiga, Bates Motel (A&E)
Tatiana Maslany, Orphan Black (BBC America)
Monica Potter, Parenthood (NBC)
Matthew Rhys, The Americans (FX)

Em um ano repleto de atuações excelentes no campo, é triste ver os atores do elenco de Southland e Mad Men esnobados, especialmente com Vera Farmiga na categoria. Ela é boa, mas uma das cinco melhores atuações da tv? Duvido. A minha favorita aqui é Monica Potter, a grande protagonista em uma ótima temporada de Parenthood. Também feliz com o reconhecimento de Tatiana Maslany, que interpreta nove personagens em Orphan Black, que infelizmente não deverá ser lembrada pelos votantes do Emmy.

Melhor Série Nova

The Americans (FX)
Elementary (CBS)
House of Cards (Netflix)
The Mindy Project (Fox)
Orphan Black (BBC America)

De todos os indicados, apenas Elementary e The Mindy Project não merecem as menções. Enquanto a adaptação americana de Sherlock traz mais do mesmo, a comédia romântica com Mindy Kahling é uma das grandes decepções do ano.

Melhor Telefime ou Minissérie

American Horror Story: Asylum (FX)
Behind the Candelabra (HBO)
Downton Abbey (PBS)
Rectify (Sundance Channel)
Top of the Lake (Sundance Channel)

Downton Abbey e Rectify erroneamente indicadas aqui, já que ambas são séries. E desculpa, mas nunca vou entender a “genialidade” de Ryan Murphy.

Melhor Série Dramática

The Americans (FX)
Breaking Bad (AMC)
Game of Thrones (HBO)
Homeland (Showtime)
Mad Men (AMC)

A única falha aqui é a indicação para Homeland com sua temporada fraca e confusa. Sua vaga poderia muito bem ter ido para Southland, Rectify, Treme ou Justified.

Melhor Série de Comédia

The Big Bang Theory (CBS)
Louie (FX)
New Girl (Fox)
Parks and Recreation (NBC)
Veep (HBO)

O que sinto por Ryan Murphy pode ser traduzido para The Big Bang Theory. Além de datada, a série está longe de representar excelência de roteiros cômicos. Nunca entendi a graça da produção. Triste pela exclusão de 30 Rock, Enlightened Girls, comédias que tiveram temporadas excepcionais.

Programa do Ano

The Americans (FX)
Breaking Bad (AMC)
Game of Thrones (HBO)
House of Cards (Netflix)
The Walking Dead (AMC)

Nesta categoria, os indicados são escolhidos pelo impacto que tiveram na cultura popular durante o ano. Isso justifica as menções para The Walking Dead, que teve apenas metade de uma temporada brilhante, contudo, teve a maior audiência da história da tv a cabo básica. O mesmo vai para House of Cards, que trouxe consigo uma nova visão para produção seriada.

As demais categorias foram:

Programa Infanto Juvenil

Adventure Time (Cartoon Network)
Bunheads (ABC Family)
Daniel Tiger’s Neighborhood (PBS)
Sesame Street (PBS)
Switched at Birth (ABC Family)

Prêmio Conjunto de Obra

James L. Brooks
James Burrows
Jay Leno
William Shatner
Barbara Walters

Prêmio Legado

All in the Family (CBS)
LOST (ABC)
Saturday Night Live (NBC)
Star Trek (NBC)
Twin Peaks (ABC)

Os vencedores serão anunciados dia 3 de agosto na conferência de verão dos críticos.

Deixe um comentário