sexta-feira, abril 12 2024

Episódio prova que em Breaking Bad nada é gratuito e tudo é importante

Breaking Bad 511[com spoilers do ep 5×11] O grande desafio do momento? Tentar não se impressionar com a potência dessa Ferrari modelo Breaking Bad com  motor 5.2 turbo e ignorar a certeza de que ela tá com acelerador pisado tão no fundo, mas tão no fundo, que quando bater num muro chamado The End daqui a cinco semanas não vai sobrar nada nem ninguém pra contar história. A imagem que faço disso tudo pode ser um exagero, ok, e é verdade que ainda faltam cinco episódios para a série acabar, mas (e aqui peço licença para a comparação tola) a sensação que venho tendo desde o retorno da criação de Vince Gilligan é a de estar num restaurante cinco estrelas onde o chef simplesmente se recusa a parar de servir pratos cada vez mais elaborados e surpreendentes dada a gama de sabores que proporciona e que em vez de matar nossa forme, só faz atiçar mais e mais nosso apetite.

Breaking Bad 511 (1)

Se a abertura do episódio já nos deu a clara indicação de que Todd e cia acabarão desempenhando um papel fundamental nos eventos que culminarão no flashforward do Walt (ou vocês acham que aqueles caras vão abrir mão do talento do cozinheiro assim tão facilmente?), a “confissão” do químico registrada em vídeo, mais do que uma cruel e decisiva jogada de mestre, serve também para apontar outra certeza: a de que Hank sofrerá calado e de mãos atadas por ter descoberto a identidade de Heisenberg sem que no entanto possa desmascará-lo publicamente evitando a própria ruína.

Tensa em todos os níveis (com direito a um pedido de Marie carregado de cólera e desespero para que Walter se matasse), a dura conversa travada na mesa daquele restaurante mexicano veio expandir a ideia do embate entre xerife e bandido (reparem como a posição da câmera e os closes ajudam a estabelecer a postura ofensiva dos dois) que já fora aventada no episódio passado, além, é claro, de evidenciar as contradições e a total falta de escrúpulos de Walter White, um homem que é capaz de indignar-se com a ideia de matar seu cunhado, mas que ao mesmo tempo não sente o menor remorso em montar uma grande mentira para acuá-lo num cheque mate praticamente irreversível a essa altura.

Breaking Bad 511 (2)

Mas de tudo de espetacular que esse “Confessions” trouxe (e aqui vale um parênteses para elogiar o brilhante roteiro de Gennifer Hutchison, que, dentre outros, escreveu o não menos excelente “Salud” da quarta temporada), nada supera a também tensa e, como não dizer, emocionante confrontação entre Jesse e Walt no deserto e que depois levaria Pinkman à descoberta do segredo envolvendo a ricina e o envenenamento de Brock (e para quem achou tudo aquilo meio inverossímil, sugiro clicar aqui). As cenas do Jesse nesse episódio foram tão boas, mas tão boas, que se o conhecesse eu já me arriscaria a parabenizar o Aaron Paul antecipadamente pelo Emmy que ele deveria levar em 2014.

Sério. Não sei vocês, mas eu senti cada ponta daquela imensa frustração que o Jesse sentiu ao reagir como o filho decepcionado e cansado de ser enganado pelas mentiras de um pai manipulador que ele, apesar dos pesares, ainda enxergava em Walt a quem praticamente implorou para que parasse. E nisso, se já foi impressionante ver o Walt contando meias verdades para seu próprio filho Walter Jr. em dado momento, foi massacrante vê-lo fingir se importar com a dor do Jesse quando seu olhar já confirmava o peso da confirmação de que sim, seu ex-parceiro tinha que escolher entre sumir ou fazer uma viagem sem volta para Belize.

Episódio espetacular e top 10 da série fácil. Simples assim.

5star

2 comments

  1. Vim aqui justamente porque não entendi a paranoia do Jesse com o negocio do cigarro de ricina e o vídeo que supostamente sanaria minhas dúvidas é privado…

  2. Lembra quando o Jesse fica puto com o Walt pq ele achava q o Walt q tinha pego a ricina dele e envenenado o Brock? Então, o White pegou a ricina dele quando ele tava lá no escritório do Saul, mas o Jesse não percebeu, mas nesse episódio ele tava com o pacote de maconha e de novo pegaram dele, ele então liga os pontos e percebe que antes já tinham pego a ricina dele e ele tinha sido enganado..

Deixe um comentário