quarta-feira, março 27 2024

homeland

[se de alguma forma bizarra você não leu o título, este texto contém spoilers do final terceira temporada da série]

Homeland foi oscilando na terceira temporada, mas cresceu nos últimos episódios até chegar a um season finale lacrimejante – que, claro, ganhou uma crítica completa aqui no Ligado em Série. Novamente, spoilers a seguir.

Damian Lewis, ator que interpreta Brody, pareceu ter gostado tanto quanto os fãs: em entrevista, o ator disse que desde a première da temporada já sabia que o ex-fuzileiro iria comer capim pela raiz. Mas Lewis admitiu não ter ficado surpreso, já que, para ele, a trajetória de Brody desde o início foi trágica, sofrida, e que esperava um grand finale capaz de criar um um impacto forte no público.

O ator comentou sobre a dificuldade da cena final, não apenas pela questão física (afinal, envolvia uma corda e um pescoço à mercê dela), mas também pela angústia daquela situação específica, de participar de um momento onde tantas pessoas se reuniram para vê-lo morrer e, no meio disso tudo, ter que atuar e se manter na personagem (e, ainda que tenha aparecido menos, as atuações de Damien Lewis foram uma das poucas – se não a única – constantes de qualidade da temporada, como você pode conferir nas críticas dos episódios).

Além disso, em uma centa tão importante e com tantos figurantes há sempre a possibilidade de algo vazar – o que quase aconteceu de acordo com o ator: em uma das tomadas, ele viu lá do alto uma garota sacar um iPhone e começar a gravar. Então começou a agitar os braços para chamar a atenção da produção, que imediatamente o desceu com medo de que estivesse se machucando (agitar os braços era o sinal combinado de que algo estava errado), só descobrindo depois que se tratava de uma amante de spoilers.

Como em qualquer entrevista, houve aquele tradicional corporativismo do tipo “foi maravilhoso trabalhar com essas pessoas”, “éramos como uma família”, etc. E Lewis falou pouco sobre o futuro, apenas citando pontualmente Rainha do Deserto (filme de Werner Herzog no qual vai trabalhar com Nicole Kidman e James Franco) e comentando que certamente voltaria a trabalhar em uma série de TV se o material for bom, embora provavelmente não tão cedo.

Surpreso com o carinho e a reação dos fãs após a morte de Brody, já que recebeu e-mail de pessoas dizendo-se devastadas com o desfecho da personagem e pedindo para que de alguma forma o ex-marine voltasse à vida (por favor, não), Damian Lewis disse que continuará assistindo a série como fã (afinal, Homeland já foi renovada para a quarta temporada). Só resta esperar que os realizadores se mantenham sóbrios e façam jus ao trabalho complexo e sensível que esse talentoso ator realizou nas últimas três temporadas.

Deixe um comentário